Dream Image - Foto e Filme

A primeira impressão que o casal passa sobre o grande dia é através dos convites do casamento que, geralmente, seguem o conceito da identidade visual escolhida para todo o evento, presente também na decoração do casamento, e eles também expressam a personalidade do casal. Criativos e cheios de autenticidade, percebe-se que cada vez mais seus formatos se superam, pela originalidade e elegância.

Mas, além de frases curtas de amor, cores ousadas ou até mesmo um estilo inovador, a entrega merece tanta atenção quanto sua aparência, para que todos os convidados recebam no prazo adequado e tenham uma ideia sobre os detalhes da cerimônia. Por isso, mostramos tudo o que precisam saber sobre a entrega dos convites.

Lucas Porto Fotografia

1. Em mãos ou pelo correio?

Embora entregá-los em mãos seja o mais adequado, quando têm que achar o vestido de noiva de renda, conciliar o trabalho com as reuniões entre fornecedores e degustar os bolos decorados do casamento, a rotina pode impedi-los de entregar como gostariam. Se optarem por mandar grande parte via correio, coloquem um cartão pessoal expressando o quanto gostariam de poder entregar pessoalmente se tivessem a oportunidade. Lembrem-se apenas de mandar com dois envelopes de convites de casamento, o de fora mais resistente para não danificar o envelope original. Considerem o prazo de entrega de cada localidade.

2. Tempo de antecedência

Normalmente os convites são entregues com 3 a 4 meses de antecedência (os padrinhos podem receber antes, em uma acosião mais especial), mas quando alguns familiares ou amigos moram em outra cidade ou país, devem convidá-los com um tempo maior para que possam organizar a viagem, o que pode chegar até de 6 a 8 meses de antecedência. Se optaram por uma cerimônia  reservada e íntima, a antecedência é a mesma. Lembrem-se de que, se forem entregá-los pessoalmente, devem fazer uma planilha com o nome e a região de cada um para otimizar a entrega em bairros distantes.

JF Fotografia

3. Destination Weddings

Se optarem por uma cerimônia fora da cidade, precisam entregar os convites com um prazo maior: no mínimo 6 meses a um ano de antecedência, dependendo da cidade escolhida ou país. Pensem na comodidade dos convidados para que possam planejar para poder comparecer, assim o prazo é imprescindível. Será fundamental que tenham atenção nesta questão. Levem em conta que o ideal é que  os convites de casamento criativos sejam entregues pessoalmente, assim terão a oportunidade de conversar e explicar os detalhes da cerimônia e dar dicas da cidade.

4. Feriados, férias e datas especiais

Há casais que não abrem mão de uma cerimônia ao ar livre, na praia ou no campo, com um cenário que iluminou muitos momentos românticos a trajetória do seu romance. Mas, se a data escolhida for num feriado ou nas férias de verão, a entrega precisa ser de pelo menos 6 meses, assim evitará que aquele familiar ou amigo querido tenha planejado uma viagem mais longa ou que já tenha comprado as passagens aéreas.

Corrêa Fotografia

5. Distribuir o convite no trabalho

Há noivos que  preferem colocar um único convite preso no mural do trabalho convidando todos para a cerimônia. Essa opção será viável apenas quando a empresa é pequena ou quando for convidar apenas o seu departamento. Se optarem por fazer dessa forma, coloquem também uma lista de presença para que os colegas confirmem se vão ou não na recepção. 

6. Últimos cuidados

  • Sempre envie o Save the Date, independentemente do estilo e data do casamento, e também a confirmação dos convidados (RSVP).
  • Outra dúvida que muitos casais têm é em mandar um único convite por família ou para pessoas que morem na mesma casa. Não há problema, é usual e não fica deselegante.
  • Dê um carinho especial à distribuição dos seus convites, afinal eles permitirão que seu evento tenha êxito com a presença das pessoas mais importantes da sua vida.

Otacílio Maia Fotografia

Se desejam dançar as músicas da festa do casamento cercados pelas pessoas mais especiais de suas vidas, procurem entregar seus convites a tempo, para cada um poder se preparar para esse dia tão simbólico. Podem aproveitar as reuniões familiares, como o Natal, ou outro evento em que possam entregar em mãos para a maior parte dos parentes, assim garantem que a maioria dos amigos e familiares indispensáveis estejam ao seu lado e provem o bolo do casamento depois de testemunharem o "sim"!