Mais do que qualquer objeto da decoração de casamento e até dos trajes nupciais, o que realmente irá reluzir nas fotografias do dia C é o sorriso do casal. É através dele que se verá a alegria transbordante que sentem ao dizer "sim" a uma nova vida a dois e, por isso, esses sorrisos merecem todos os cuidados. Um dos tratamentos estéticos mais comuns, o branqueamento dental, pode ser uma alternativa para deixar os dentes com o aspecto mais saudável, mas deve ser feito com antecedência, planejado assim que os convites de casamento forem enviados, e sempre com um profissional, para que os resultados sejam satisfatórios e que não haja risco de que algo dê errado. 

Trata-se de uma técnica que faz uso de clareadores para recuperar a tonalidade original dos dentes, algo que com os anos é comum que vá se perdendo. Saibam mais sobre os tratamentos possíveis, e escolham aquele que parece ser o melhor para vocês. 

Sinal de saúde

A higiene bucal sempre foi considerada um sinal de saúde, e os dentes fazem parte deste "pacote". Uma alimentação saudável garante um hálito saudável, e os seus costumes alimentares também podem contrubuir para que os dentes se mantenham branquinhos, ou em sua coloração original, que pode ser de diferentes tonalidades para cada pessoa. Bebidas com corantes, e outras como o chá, o café e os refrigerantes escurecem os dentes, e o maior vilão: o cigarro, que os deixa amarelados, com aspecto de sujos e mal cuidados.

Tipos de clareamento

Existem duas maneiras de clarear os dentes. A primeira, ainda que também necessite o aval de um dentista, pode ser feita em casa. Com a orientação do profissional de sua confiança, os próprios pacientes aplicam o produto em seus dentes. Esse tratamento é menos agressivo e dura, em média 2 semanas, sendo supervisionado em visitas períódicas.

Já no clareamento a laser o dentista aplica um produto químico oxidante nos dentes do paciente, um agente mais forte que o primeiro. Sobre esse produto clareador é "aplicada" uma fonte de energia ativadora, que pode ser luz halógena ou outros tipos laser que intensificam o branqueamento. Neste tratamento, o paciente pode conseguir o resultado que deseja, dentes branquíssimos, com apenas uma sessão. E não se precupem com a segurança: para este procedimento são usados protetores internos, para evitar queimaduras tanto nos lábios quanto na parte interior da boca, na gengiva e nas bochechas.

Dicas essenciais para quem irá fazer o branqueamento

  • Não se arrisquem com tratamentos caseiros que prometem resultados rápidos. O branqueamento deve ser feito sempre por um profissional.
  • Alguns produtos farmacêuticos podem ser utilizados em casa, mas, ainda que sejam mais econômicos, existe a possibilidade de que os resultados não sejam nem imediatos nem os esperados, ou de que exista algum efeito secundário.
  • Existe um tipo de branqueamento para cada pessoa, cada arcada dental de acordo com o tipo da saliva. O profissional irá indicar qual é o mais recomendado para cada paciente, e vocês escolherão o que mais se adapta ao resultado que desejam. 
  • Estes tratamentos devem ser realizados com uma antecedência média de 2 meses antes do casamento. Nunca se sabe o nível de sensibilidade dos dentes e de todo o organismo, principalmente perto de um acontecimento importante como o dia C. Estejam prevenidos para o caso de alguma reação alérgica, por exemplo.

Cuidados e contraindicações

Ainda que seja altamente recomendado e uma técnica bastante utilizada, nem todos estão aptos a fazê-la. Mulheres gestantes e lactantes, pessoas com muita sensibilidade dentál e nas gengivas, aqueles que têm restaurações nos dentes e menores de 18 anos. É é necessário ter em mente que o branqueamento dental não é permanente e, mesmo durando muitos anos, é necessária uma manutenção periódica. E, em qualquer caso, o recomendável é sempre conversar com o seu dentista.

Giga Studio Fotografia
 

A saúde bucal é sempre um investimento que vale a pena, e não apenas para quem está prestes a se casar. Mas quando pensarem que o momento de subir ao altar está chegando, com certeza vocês irão querer estar perfeitos, exibindo sorrisos impecáveis enquanto caminham ao som de uma bela música de casamento ao fundo, com todos os olhares fixados nos protagonistas.