Existe um grande tabu sobre deixar o cabelo crescer para o grande dia. É verdade que as opções de penteados para casamento são muito maiores para os fios longos, mas isso não quer dizer que para casar (ou ser madrinha de uma união) é preciso ter cabelo grande. Muito pelo contrário, existem soluções para cabelos curtos que transpiram sofisticação e elegância tanto às noivas quanto às convidadas – conhecem o lema menos é mais? Além disso, o cabelo curto dá um destaque maior à maquiagem, joias e também até aos vestidos de noiva.

Para comprovar todo esse encanto que acreditamos ter o cabelo curto, separamos nada menos que 25 fotos de penteados que apresentam produções irresistíveis - capazes até de fazer algumas adeptas dos cabelos longos a cortarem suas madeixas - e ideias incríveis para aderir já!

Penteado unilateral

Uma solução garantida para quem tem cabelo curto, é “jogar” os fios todos de um lado só. Para finalizar, basta aplicar uma textura para alcançar um ondulado ideal e firmar a produção. Apesar de ser um penteado simples para casamento, o ondulado lateral é charmoso e moderno graças a seu ar de beleza sem esforço. Além disso, o visual mais simples e natural desse penteado permite uma maquiagem mais carregada e evidente.

Aplique coringa

Opção ideal a quem busca um penteado com volume, o uso de apliques pode funcionar muito bem quando usado de maneira correta. A solução mais garantida é aplica-lo em coques que o disfarçam mais e deixam imperceptível a diferença entre os fios naturais e os falsos.

Acessório amigo

Os acessórios são perfeitos para um cabelo mais produzido e apresentam infinitas opções para os curtos, podendo ser aderidos tanto aos penteados presos para casamento quanto embelezando os fios soltos. Às convidadas que querem aderir a essa opção, aconselhamos a escolha de um modelo mais discreto para não correr o risco de ofuscar a noiva. Já para as estrelas do dia, sugerimos as lindas flores presas na lateral do cabelo que rendem um penteado mais tradicional – as flores arrematando o ondulado lateral que explicamos acima, são perfeitas aos penteados para cabelos cacheados para casamento. Já as amantes do estilo vintage devem optar pelo charmosíssimo voilette. Acessório elegante e romântico de décadas passadas, o voilette ainda substitui o véu, que muitas vezes não favorece os fios curtos. Finalmente, às noivas adeptas a um estilo mais despojado vão amar subir ao altar com uma coroa de flores, opção incrivelmente charmosa e romântica mesmo para os cabelos curtos - ainda mais se a celebração contar com uma decoração de casamento rústico.

Chanel

O modelo Chanel não fica para traz e pode ir desde o mais tradicional até um look mais moderno. Esse corte de cabelo pode ser usado de maneira unilateral, seguindo nossa primeira dica acima, ou repartido ao meio na companhia de um acessório para sair do básico. Faça uso de mousse ou textura caso queira aumentar um pouco o volume.

20’s e 30’s

Ideal para os curtíssimos, os penteados retrô de fios ondulados são encantadores e elegantes. Os chamados finger wave hair trazem de volta os anos dourados e por isso são perfeitos para uma cena romântica – e indicadíssimos para as noivas que optaram por uma decoração vintage no grande dia! Esse estilo estava entre as tendências de penteados para noivas 2016 e segue sendo um sucesso! 

Finalmente, conforme falamos acima, as amantes dos cortes de cabelos curtos ainda podem – e devem – investir em outros temas para compor o visual, já que contam com um penteado mais simples (porém, reforçando, não menos elegantes). No caso das noivas, além do vestido, o buque de flores pode ser o maior destaque do look, seguindo o mesmo estilo do cabelo, porém de forma mais evidente e sobrecarregada. Já as convidadas podem investir nos vestidos de festa e escolher um modelo mais atrativo e trabalhado, já que equilibrado com um cabelo menos chamativo, não correm o risco de roubar as atenções que pertencem à noiva do dia. Se quer continuar procurando inspirações, veja a nossa galeria de fotos de penteados para casamento.