Estação Gaia

A regra não muda para noivas e noivos: para finalizar o visual perfeito, o toque especial é o sapato. Estando a mulher com o vestido de noiva pronto, depois das várias provas que terá feito, ela sabe que o sapato de noiva e a elaboração correta do seu penteado são itens que irão finalizar o look, deixando-o impecável. E para os noivos a situação é a mesa, se já decidiu sobre o estilo do seu traje, é a hora de escolher o sapato com o qual subirá ao altar para esperar que a música de casamento toque, anunciando a entrada da noiva.

Diferente do que muitos homens podem pensar, essa escolha nem sempre é fácil, porque existem, sim, muitos tipos de sapatos que podem ser usados nesse dia. O melhor é conhecer as particularidades de cada um para que encontre aquele com as características que mais te representam, e aqui trazemos os 5 modelos mais populares para os homens que estão prestes a dizer o “sim, eu aceito”.

1. Oxford

Undandy

Os clássicos nunca saem de moda e se vocês optaram por seguir todos os protocolos tradicionais, desde o estilo do modelo do convite de casamento ao visual, então este tipo de sapato é uma escolha segura. Eles vão muito bem com smoking e trajes de noivos completos, podendo ser mais discretos ou mais elaborados para brilharem na primeira dança do casal com uma bela música romântica para casamento.

Não se sabe ao certo sua origem, mas este tipo de calçado ganhou popularidade pelos alunos da Universidade de Oxford, daí seu nome, e desde então caiu no gosto popular, inclusive para os casamentos.

2. Derby

Gucci

À primeira vista, e para aqueles que não conhecem sua particularidade, podem pensar que são idênticos aos oxford, mas eles guardam um detalhe que os fazem seguir em direção a outra linha de tipos de sapato: os furos por onde o cardarço passa estão em abas costuradas ao corpo do sapato, já nos oxfords os furos do cadarço ficam no próprio corpo do calçado.

Eles são mais descontraídos que os oxford, podendo ser a opção perfeita para festas com a decoração de casamento simples mas elegante, e com certeza darão um ar mais leve e com um pequeno toque de informalidade. Par um toque original, quem sabe estampas diferenciadas no seu couro?

3. Brogue

Undandy

Muitos pensam que o que caracteriza um sapato oxford são os furos pelo couro formando os desenhos tradicionalmente conhecidos. Mas estes furinhos caracterizam um outro tipo de sapato: os Brogues. Assim, é possível ter um oxford brogue, derby brogue, etc. E para dar o toque inovador, hoje em dia as marcas apostam nos furinhos formando desenhos cheios de estilos e até combinando com apliques no couro.

4. Loafer vintage

Dolce&Gabbana

Este estilo desde a década de 60 figura em muitas temporadas, e nesta os modelos vintage ganharam destaque e acabaram fazendo sucesso também entre os noivos. De camurça ou couro lustrado, eles são propostas mais descontraídas e podem ser a opção perfeita para festas com decoração de casamento rústico que misturam elementos retrôs e itens mais particulares, e são perfeitos os noivos que se permitem investir em algo mais extravagante em seu visual. O loafer se difere do mocassim, que tem uma essência mais étnica, e também pode ser de camurça.

5. Monk Strap

Undandy

Este tipo não é tão popular quanto os outros modelos de sapatos, podendo ser a escolha de quem quer fugir do convencional, mas mantendo muito estilo e elegância. São os tipos de sapatos que não levam cadarço, e sim uma grande faixa até a lateral que muitas vezes é acompanhada de uma ou até duas fivelas. Este tipo pode ser bastante versátil, se encaixando em festas desde as mais sofisticadas, à noite, até àquelas onde reina uma certa informalidade, com uma decoração de casamento simples, à luz do dia e, nesse caso, deve-se optar por uma versão fosca, sem verniz. 

Encontrou aqui qual o estilo que mais combina com você e que ainda trará um toque de inovação ao seu look nupcial? Vocês escolheram todos os elementos da festa, do tipo de bolo para casamento até os diferentes modelos que irão oferecer para as lembrancinhas de casamento, tendo o cuidado para que harmonizassem com a proposta principal e trouxesse um pitada de originalidade, então não será no seu visual que deixará a desejar.