Mar Souza Fotografia

Inspiradas nos anos 60, quando as tendências hippies saíram dos festivais de música e invadiram a moda, as coroas de flores sempre dão um toque romântico e boêmio às mulheres que optam por elas. Os acessórios nupciais mudam a cada temporada, mas a coroa de flores parece ser atemporal, e vai sendo produzida e combinada a diferentes tipo de casamento, adaptando-se ao estilo dos vestidos de noiva e também à atmosfera escolhida para o dia do "sim".

Muito ligada a uma decoração de casamento mais leve e ao ar livre, onde a natureza tem destaque, nada impede que elas estejam presentes também em ambientes mais clássicos, tendo que ser harmonizadas apenas com o penteado para casamento que potencialize a beleza da noiva. Separamos 6 itens para que você tenha em mente na hora de optar por uma coroa e for escolher a ideal para o seu enlace, e com essas dicas com certeza o resultado final será impecável. 

Mar Souza Fotografia

1. Escolha bem as flores

Como sempre, o ideal é escolher flores da temporada, mas deve-se pensar também na resistência dessas espécies. As flores para casamento devem estar impecáveis durante todo o evento e com as coroas de flores não seria diferente, especialmente porque ganharão destaque em todas as fotos do penteado de casamento. Por serem um acessório que chama atenção, é fundamental escolher um tipo floral que não murche na metade da celebração. Lavanda ou a paniculata são recomendadas mas, para não ter dúvidas, consulte um florista que saberá dizer qual se adapta melhor à estação e até ao dia do casamento. As opções de coroas são tão variadas quanto as de flores. Seguem os estilos que pode adotar:

  • Flores naturais – simétricas ou de tamanhos diferentes, nesse último caso perfeitas para um coque lateral. As naturais também podem incluir galhos finos e folhagem para torná-las mais volumosas.
  • Flores artificiais – perca o preconceito com as flores artificiais, seja na decoração da festa de casamento ou no seu look nupcial. Elas podem ser opções perfeitas e te darão menos preocupação para manter o ar de frescor.
  • Flores misturadas com pedraria – esse tipo de combinação é ideal para noivas que se casarão em ambientes com decoração de casamento simples e elegante ou em lugares fechados, mantendo a sofisticação que desejavam, mas ao mesmo tempo com o ar boho da coroa.
Dande Porto Fotografia

2. Materiais e estilos diferentes para a coroa

Além das espécies de flores, também é possível optar por coroas que imitem as espécies naturais, ou tipos que são feitos de outros materiais, mas que têm o mesmo formato. Entre os modelos que melhor se adaptam a uma proposta nupcial para acompanhar o look, estão:

  • Coroa de flores com véu – se você sonha em colocar um véu de noiva desde menina, mas se rendeu à beleza das coroas de flores, não se preocupe: é possível usar os dois sem que um anule o efeito do outro. Nesse caso só tenha o cuidado de escolher uma coroa sem volume e mais delicada, de preferência que combine com um buquê de flores do campo.
  • Flores de tecido – a vantagem dessa coroa é que, por ser mais flexível, se encaixará perfeitamente em todos os penteados.
  • Coroa de folhas – muitos casais não fazem questão de flores em seu enlace, e preferem adotar um visual mais "verde", optando por folhas em uma decoração de casamento rústica com elementos de madeira. As noivas podem seguir o estilo e colocarem uma coroa feita apenas de folhas, e para isso contam com muitas espécies.
  • Cora de flores de metal – como ocorre com as coroas de flores misturadas à pedraria, as coroas feitas de metal carregam a sofisticação de uma joia, mas ao mesmo tempo podem ser usadas em eventos com um toque descontraído. Para noivas moderninhas que não dispensam a elegância própria do dia. 
 
Ateliê Floresça

3. O tamanho da coroa

As coroas de flores grandes e com muito volume são perfeitas para noivas com cabelo comprido e bem pesado. Podem ser usadas tanto em penteados presos para casamento ou com o cabelo ao vento, dando um toque mais elegante ao estilo com ondas suaves em toda a sua extensão.

Mas se o que você deseja é um look sofisticado, faça um bonito coque despenteado. As coroas mais finas são as mais recomendadas para penteados de casamento para cabelos curtos, e as de tamanho médio podem ficar bem para mulheres com cabelo na altura dos ombros ou que tenham cabelo fino.

Maria Rosa Design

4. Escolha bem o seu pentado

Esse acessório é versátil e pode ser usado inclusive com o véu. Ele fica perfeito com penteados soltos para casamento, que combinam com cabelos compridos e com ondução, para dar volume e movimento. Para um toque mais informal e cômodo, aposte por prender estratégicamente o cabelo em um coque despenteado, ou por uma trança, ambos estilos que encaixam com a tendência boho. E todas essas dicas se aplicam igualmente para as noivas que têm cabelo crespo ou enrolado, com a vantagem de que o acessório estará melhor fixado em suas ondas naturais. E se não quiser renunciar a um coque, o melhor é que seja baixo e mais informal.

5. Prepare-a com antecedência

No dia do seu casamento tudo tem que sair perfeito e não há tempo para as improvisações, por isso peça a sua florista que faça uma coroa de prova para o penteado. Se trata de um acessório que não se usa normalmente e ainda que a ideia pareça romântica e ideal, na prática você pode não gostar do resultado e preferir outro elemento para o cabelo. Além disso, com a coroa de flores de prova, o seu cabeleireiro poderá comprovar qual é a melhor maneira de colocá-la e fazer com que ela aguente sem cair no meio da cerimônia ou enquanto dança as músicas para festa de casamento. 

Karen Rodrigues

6. Paleta de cores harmônica

Não é necessário que os detalhe do seu vestido de noiva de renda também estejam no décor, e do mesmo jeito não é necessário colocar as mesmas cores do buquê na coroa de flores, mas é preciso utilizar uma paleta de tonalidades harmônicas para que o seu enlace, sem querer, não se torne um carnaval. Escolha uma coroa que tenha a mesma linha cromática do casamento, ou brinque com as cores completamentares. E isso também vale para o tipo de flores utilizados. Por exemplo, se a sua coroa é de margaridas, esqueça a ideia de um buquê de rosas. Uma vez mais será a florista quem deverá aconselhar, por isso não duvide em encomendar a coroa de flores e o buquê com o mesmo fornecedor. 

Elaine Coelho Fotografia

Os acessórios, em geral, têm o poder de levantar uma produção. Isso acontece com os sapatos de noiva, que, dependendo do modelo, dão até mais glamour ao vestido. Do mesmo jeito, uma coroa de flores pode deixar o rosto de uma noiva ainda mais radiante então, se esse for o seu estilo, não tenha receio e já comece a pensar na coroa perfeita assim que enviar os convites de casamento