É indiscutível: a moda acompanha as voltas que o mundo dá, com todas as mudanças que vão sendo conquistadas por cada geração. Muito se fala sobre o tema dela estar a cada dia mais democrática e com influências que vêm diretamente das ruas para as passarelas, e não seria diferente com a moda nupcial. Todo esse movimento pela busca de novidades menos óbvias é visto em muitas partes da celebração, como na decoração de casamento, com objetos cada mais personalizados, convites com ilustrações diferentes, os tipos comida servidas nas ilhas gastronômicas, etc.

Há algumas temporadasse tem observado nos desfiles de noiva a presença cada vez mais marcante de um item distinto: as calças. Os clássicos vestidos de noiva, com o passar do tempo, têm ganhado diferentes cortes, e as mulheres que dizem "sim" também podem investirem em alternativas ainda mais ousadas. As noivas estão em busca de novas informações e opções que não sejam tão corriqueiras e, no entanto, isso não quer dizer necessariamente que uma noiva mais clássica não possa usar calça.

História: mais liberdade e movimento

Quem introduziu pela primeira vez a calça no vestuário feminino foi o estilista francês Paul Poiret, conhecido como o "costureiro que libertou as mulheres do espartilho", e aquele que, aos poucos, foi introduzindo um substituto para as saias e vestidos: calça que, em princípio, eram pantalonas, largas, e foram evoluindo. Com a Primeira Guerra Mundial, em 1914, houve muitas mudanças e as mulheres necessitavam cada vez mais de praticidade, e as roupas não podiam ser um peso a mais, precisavam dar a elas mais liberdade de movimento. Porém foi a estilista Gabrielle Coco Chanel – também francesa – que popularizou o uso da calça quando criou um modelo largo, solto e com uma modelagem confortável.

Elegância distinta

Desde o princípio a calça tem sido associada a um símbolo de elegância e conforto, se tornando cada vez mais popular e sendo definitivamente parte do vestuário feminino. Porém, acabou sendo deixada de lado, quando o assunto era casamento, pelo peso da tradição desse evento. Os vestidos longos de festa acabaram por dominar e serem os preferidos das noivas e convidadas por muito tempo. Nas últimas temporadas se tem observado muito a tentativa dos estilistas de trazerem diferentes alternativas às noivas que querem inovar, por isso a chegada dos vestidos de noiva curtos, cores alternativas ao branco, como os vestidos de noiva vermelhos, e agora: as calças e macacões.

Tecidos

Deve-se ter em conta a importância do tecido na hora de escolher o modelo que será feita sua calça.Para as mais largas, com efeito pantalona é recomendável um tecido mais fluído, tipo cetim com brilho ou viscose – uma alternativa para quem não é fã dos brilhosos. Se a ideia é uma calça mais sequinha – com cara de alfaiataria – os tecidos mais estruturados são uma excelente opção. Outra alternativa interessante é a mistura de texturas, blusa em um tecido e a calça em algum outro diferente.

Macacão: o híbrido perfeito

Mais que uma calça e uma blusa, os macacões podem ser considerados a mescla perfeita de vestidos com calças, e são também a mistura ideal entre uma vestimenta contemporânea e a elegância pedida pela ocasião: o dia C. Depois da aparição da advogada Amal Alamuddin (mulher do ator George Cloney) com um elegante macacão clássico em seu casamento, muitas noivas começaram a considerar ainda mais essa alternativa. T

Tipos de festa

Para as noivas mais tradicionais, e que mesmo assim querem usar calças, as mais estruturadas e com corte mais reto são perfeitas e, para não fugir do clássico, podem colocar uma blusa com mangas princesa, bufantes ou um decote mais proeminente e feminino. Outra opção bem moderna é apostar por blusas com “capinha” até o chão.

Para as noivas boho, que terão enlaces mais despojados, ao ar livre, por exemplo, com direito a uma decoração de casamento rústica, as calças com transparência ou com rendas ficam extremamente bonitas e combinam perfeitamente com a ocasião. As mais românticas podem optar por pantalonas com mais volume e detalhes e acessórios com flores e rendas.

Lembre-se de que, com o uso de calças, os sapatos de noiva ficam muito mais em evidência do que com vestidos, então é importante ter atenção redobrada na hora de os escolher e optar por algo que dialogue com todo o estilo e, que claro, seja muito confortável. Se inspire em nossa galeria e não tenha medo de ousar com essa peça!