Se está sem ideia para decorar seu bolo de casamento, use flores que não tem erro! Sempre aportam muito charme e, em harmonia com os arranjos do décor, exaltam com requinte as cores adotadas. Certamente achou que seria mais fácil escolher o vestido de noiva do que o bolo. Mas, com tantas possibilidades de espécies florais, a maioria das noivas não sabem por onde começar. Quais as flores naturais mais adequadas? Naturais ou comestíveis? Quais são as ideais para eventos formais? Veja as dicas que selecionamos para achar a melhor opção para você.

Que tipo de evento

Em eventos com decoração de casamento rústico elas combinam perfeitamente, porém mesmo em recepções formais e sofisticadas são muito bem vindas, o melhor é que podem baratear o custo se comparada a outros tipos de ornamentação.

Não podem ser usadas

O único cuidado que deve ter é que algumas espécies não devem ser usadas. Copo de leite, a hortênsia e a espirradeira estão totalmente descartadas por serem muito tóxicas e podem causar graves danos à saúde.

Cuidados

Mesmo com as espécies adequadas para ornamentação, prefira as orgânicas que foram cultivadas sem o uso de agrotóxicos. As melhores opções de flores que podem ser usadas tanto no topo de bolo de casamento como no meio dele são as rosas, orquídeas, margaridas, gérberas, cravos e crisântemos,

Quais tipo de bolo

Os bolos de casamento simples como o naked cake, por exemplo, pode ser muito mais valorizado com o uso de flores, inclusive está em alta na decoração de casamento 2017. Os bolos mais trabalhados, sofisticados e com muitos andares também podem ser muito exaltados, apenas siga o conceito de todo o evento.

Complementos

As folhagens como as de laranja, hortelã, limão, eucalipto e folhas de parreira são incríveis para complementar a ornamentação. Além de dar um toque a mais ao contexto do bolo. Outros elementos podem ser mesclados para um toque mais exótico, como pérolas, fitas ou uma pequena cópia do seu buquê de noiva branco no lugar dos noivinhos para bolo de casamento.

DIY

Se for adornar de forma caseira, lembre-se de que as flores devem ser muito bem lavadas, estar sem folhas e espinhos e não devem encostar no bolo. Existem forminhas de celofane transparentes para flor ou canudos próprios para o caule. Uma vantagem desse tipo de estética é que imprime exatamento o estilo dos noivos, e deixa a mesa dos doces ainda mais personalizada.

Flores comestíveis

Existem espécies de flores que já são habituais na culinária como ingredientes de pratos como saladas ou doces. São elas as pétalas de rosas, capuchinhas, lavanda, amor perfeito, violeta, hibiscos e dente de leão.

Flores açucaradas

Também muito apreciadas e em boas mãos podem ser imitações incríveis das naturais. Não saem de moda e com a força do uso de flores na gastronomia, podemos encontrar verdadeiras mini esculturas, o único inconveniente é o valor que é bem mais alto que as naturais.

Defina as espécies que vai usar seguindo o conceito da decoração de casamento que optou ou mesmo do seu buquê de flores. Muitos confeiteiros já estão familiarizados com essa forte tendência que veio com tudo, assim não será difícil achar um modelo perfeito.