Rafa Bernardo

Sem dúvida os arranjos de flores para casamento consomem uma grande parte do valor previsto entre festa e a cerimônia, por isso devem tomar cuidado com a empolgação do momento. Procurar ajuda profissional muitas vezes é fundamental para baratear o custo e, dependendo do tamanho do espaço e número de mesas, pode ser complicado não ter um especialista no assunto para direcionar os noivos. Tanto para poder adaptar os arranjos com a decoração de casamento escolhida, como para direcionar casais que, no calor das emoções, podem gastar mais do que o previsto. Seguindo algumas orientações básicas é possível grandes vantagens econômicas e, assim, o sapato de noiva que tanto queria pode entrar no orçamento.

1. Estipule quanto pode gastar

Assim como com todos os  itens, devem impor um limite acessível que se ajuste ao orçamento previsto. Sabendo que as flores usadas no casamento representam um dos pontos que mais encarece os gastos de ornamentação, mesmo se tratando de uma decoração de casamento simples, é muito importante que o casal estabeleça um limite.

2. Flores da estação

Nem precisa ser expert em paisagismo para saber que as flores da estação, além de ficarem com preço  mais atrativo, estarão no ápice de sua beleza, por acabarem de florescer. Portanto, assim que marcarem a data já poderão ter uma ideia quais os tipos disponíveis e os valores que podem encontrar no mercado.

Kleber e Cristian - Imagens Criativas

3. Arranjos da cerimônia

Quando há várias cerimônias no mesmo dia, poderão compartilhar a decoração da igreja do casamento com outros casais, perfeito para reduzir as despesas. No caso da cerimônia ser única, uma boa alternativa é diminuir o número de arranjos e isso não quer dizer deixá-la sem graça. Coloque-os em locais realmente necessários e mescle com outros elementos mais econômicos, como velas no caminho até o altar, no caso de ser noturno, destacando o vestido de noiva sereia com mais charme.

4. Inclua folhagens, vegetação e outros elementos

Um grande aliado para economizar com a ornamentação é incluir folhagens verdes, folhagens secas, junco, vegetação, plantas e frutas para dar volume aos arranjos. Muitas folhagens e plantas, às vezes estão disponíveis em abundância no próprio jardim, e você pode incluir até frutas em seus arranjos.

5. Considere novas possibilidades

Cuidado com a empolgação da fase de planejamento, se não der para compor as composições florais com rosas ou peônias utilize outras espécies mais simples. Dê uma chance para as mini margaridas, flores do campo, crisântemo, gérberas, áster, biquinho, astromélias e alpínias.

Sonata Audiovisual

6. Cerimônia e festa no mesmo local

Quando a cerimônia e a festa são no mesmo lugar alguns arranjos podem ser remanejados após a cerimônia para a mesa de doces ou das lembrancinhas de casamento diferentes que escolheram, por exemplo. Se o local for muito grande prefira menos arranjos, e maiores, para ajudarem a preencher o espaço.

7. Não exagere nas espécies

A maioria dos profissionais afirmam que apenas duas espécies de flores são suficientes para montar uma ornamentação floral belíssima. Se faz questão de uma espécie muito cara coloque-a  no seu buquê de noiva branco ou para dar volume aos arranjos na mesa do bolo decorado de casamento. Mesmo optando por opções de flores "baratas" é possível conceber arranjos incríveis e elegantes, uma vez que a natureza é muito generosa em cores e formatos.

8. O menos é mais

Como sempre falamos "o menos é mais" e isso não se aplica apenas ao conceito minimalista, qualquer estilo escolhido pode ser bem valorizado com o uso sem desperdício. Um décor bem planejado, define os pontos estratégicos que devem ser preenchidos facilitando incluí-los com elegância e, em muitos casos, com um orçamento enxuto. E, lembrando que, em muitas situações, um profissional capacitado, poderá diminuir o orçamento consideravelmente.

Simone Lago Fotografia

Se levam jeito para trabalhos manuais, podem criar arranjos personalizados e economizarem um valor considerável. Arranjos simples para as mesas, na entrada ou até no altar da cerimônia, podem ser feitos de forma DIY. É fácil encontrar vários tutoriais que podem ajudá-los a fazer e conseguirem diminuir os custos. Além do buquê de flores outros elementos da decoração podem ser feitos artesanalmente. Queriam tanto encontrar uma lembrancinha de casamento barata, e a resposta pode estar em um mini vaso com suculentas feito pelo casal, simples e lindo.