Cheila Wiggers Fotografia

Ele é a principal atração da mesa dos doces e que chama todas as atenções. Antigamente, os bolos de casamento possuíam apenas algumas poucas opções para a cobertura e que nem sempre eram saborosas. Hoje em dia, existe uma grande variedade, que os deixam deliciosos e exatamente de acordo com o estilo e decoração de casamento que escolheram para o grande dia. Se não sabe ainda qual a ideal para o seu evento, separamos 6 tipos de coberturas. Escolha a sua!

Merengue Francês, Suíço e Italiano

Guilherme Gonçalves Fotografia

O merengue francês é muito usado para confeitar, pois é bem delicado e dá um ótimo efeito ao doce, combinando perfeitamente com decorações de casamento simples e elegante. O suíço possui uma consistência menos firme e o italiano (conhecido também como marshmallow) é o indicado para cobertura de bolos, pois é o mais firme de todos. Ingredientes base: açúcar e claras em neve.

  • Vantagem: Definitivamente é uma das coberturas mais gostosas e tem aquela carinha desarrumada e descontraída.
  • Desvantagem: Fica limitado a usar apenas o merengue na cobertura, não tem como usar outro enfeite, pois escorrega. Além de ser pouco resistente ao calor.

Fondant, Pasta Americana ou Pasta de açúcar

Pri Martins Fotografia

Não são três tipos de coberturas, é que são conhecidos por três nomes diferentes. É uma das coberturas mais comuns em bolos de casamento, principalmente na cor branca (mas pode ser em outras cores). Ele possui uma consistência mais sólida deixando o bolo com aspecto limpo. Com esse mesmo material podem ser feitos os noivinhos para o bolo de casamento. Ingredientes base: açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina.

  • Vantagem: é uma das coberturas mais bonitas e permite aplicações de flores e decorações diversas. O fondant conserva o bolo durante toda a festa sem necessitar de refrigeração.
  • Desvantagem: Ela não é exatamente a cobertura mais gostosa. É muito comum ver os convidados comerem só a massa deixando o fondant de lado.

Buttercream

Palloma Campello | Fotografia

É conhecido também como creme de manteiga. No Brasil ela não é muito popular, mas nos EUA é a preferida. Possui uma textura suave, cremosa e bem gordurosa. Se você for casar ao ar livre, cuidado! Por ser feito de manteiga o calor e umidade podem derreter a cobertura. 

  • Vantagem: Esta cobertura pode ser usada para nivelar o bolo antes de cobrir com o fondant. Quando coberto pelo buttercream, o bolo fica com uma cara mais caseira.
  • Desvantagem: Bastante gorduroso – embora gostoso – e pouco resistente ao calor.

Glacê Real 

DXP Foto e Produções

É o mais usado na Inglaterra. Por ser uma cobertura bem firme, ela é ideal para criar enfeites mais elaborados para bolos decorados para casamento. Ingredientes base: clara de ovo, açúcar de confeiteiro e suco de limão.

  • Vantagem: A aparência fica semelhante à pasta americana, mas é mais moldável. Quando o glacê fica seco, fica bem rígido não deixando os detalhes dos enfeites se desfazerem.
  • Desvantagem: Por absorver a umidade do bolo, não é indicado que seja moldado direto na massa. Coloque uma camada de marzipã antes.

Chocolate

Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem

Preferência nacional e internacional, o chocolate tem ganhado espaço nos bolos dos noivos. Muito se engana quem pensa que não pode ser servido bolo de chocolate em eventos da dimensão de um casamento. Eles dão mais charme para decorações de casamento rústicas. Ingredientes base: barras de chocolate derretido.

  • Vantagem: É uma delicia! Por dentro e por fora.
  • Desvantagem: É um bolo que não deve possuir muitos detalhes, pois o chocolate nem sempre é moldável. Além disso, deve ser mantido refrigerado para não derreter.

Naked Cake

Jones oliveira Fotografia e filme

Trata-se de um bolo sem cobertura: o famoso nacked cake! Ficou conhecido depois do casamento da atriz americana Hillary Duff. É muito comum ser usado em chás de cozinha, festa de noivado ou até em festas de 15 anos. Hoje estão cada vez mais populares como opção para bolos de casamento simples, mas cheios de charme. O açúcar refinado e frutas do campo dão um toque especial que só eles têm. Ingredientes base: massa do bolo. Com o sabor que escolherem.

  • Vantagem: São delicados e os convidados podem ver o pão de ló macio, deixando-os com ainda mais vontade de degustá-lo.
  • Desvantagem: ele precisa ser transportado desmontado pois corre o risco de se desfazer. Pela massa estar exposta, pode ficar seca, portanto, só coloque na mesa na hora que for cortar o bolo.

Agora que já sabe quais as particularidades de cada cobertura, fica mais fácil escolher qual se adequa mais ao seu estilo. Não se esqueçam de selecionar a música de casamento ideal para o momento de cortar o bolo e não deixe de provar essa guloseima junto com seus convidados no seu dia C!