July & Ruy Fotografia

A aromaterapia é uma técnica usada há milênios, que faz uso dos aromas para cuidar da parte física, mental e emocional. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais naturais, retirados de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Um perfume tem a propriedade de despertar emoções, alterar o humor ou nos transportar a um evento muito marcante, por isso podem valorizar a decoração do casamento usando um aroma e eternizar ainda mais a data. Os cheiros que sentimos têm o poder transporta a um local, a uma situação ou a uma pessoa, tanto que são várias as empresas que investem no marketing olfativo ao desenvolverem uma fragrância própria para sua logomarca olfativa.

Seja em alguns ambientes, em diversos elementos do décor ou no buquê de flores, o perfume fará parte da celebração. A cerimônia faz com que os noivos desejem personalizar cada pequeno detalhe, da paleta de cores às lembrancinhas do casamento, tudo será importante para criar uma identidade única. Essa individualidade pode estar ligada a uma fragrância específica que tenha sintonia com o estilo do casal e fique na memória olfativa de todos os queridos convidados. Vejam alguns conselhos para ter em mente ao escolher esse item.

1. Aromas bem escolhidos: sensações equilibradas

Para alcançar seus benefícios é preciso saber que cada aroma promove uma sensação, levando em conta que existem diversos tipos de aromas: frutais, florais, amadeirados, cítricos e herbáceos. Sigam seus gostos pessoais e, para encaixar a fragrância certa, lembrem-se de que "menos é mais", portanto não misturem diversas fragrâncias. Tentem equilibrar os aromas para não proporcionarem um efeito contrário e tornar o ambiente excessivamente perfumado e enjoativo. O ideal são aromas leves e não exagerados, que combinem e se ajustem entre si, afinal o dia já estará repleto de emoções e sensações.

2. Delicadeza e romantismo

O romantismo e a delicadeza sempre fizeram parte do relacionamento? Para combinar com a personalidade tranquila do casal e adequar-se à decoração de casamento rústica, os aromas florais como mirra, jasmim, sândalo e de rosas, são leves e apropriados para harmonizar uma cerimônia no campo. As fragrâncias florais são suaves e acompanham a escolha de um romântico vestido de noiva de renda.

Ilha do Papagaio

3. Amenizando a ansiedade

A inquietação e expectativa deu seus primeiros sinais assim que marcaram a data?  Adotem aromas que estimulem a tranquilidade e afastam a ansiedade. Portanto, se desejam espantar aquele nervosismo que, provavelmente aparecerá assim que começarem escutar aquela música instrumental do casamento, podem usar camomila, capim limão, melissa, laranja, flor de laranjeira e lavanda, nos arranjos do caminho ao altar ou em velas aromáticas em pontos bem planejados para se espalharem pela igreja.

4. Promovendo a alegria

O que os uniu foi a descontração e cada vez que se encontram a diversão é garantida, mesmo durante a organização do casamento, com vocês não há lugar para o estresse. Com certeza no seu dia não será diferente, ao contrário, terão uma paleta de cores alegres e elementos que deixem os convidados entusiasmados. Para manter essa energia despojada, as fragrâncias de limão, alecrim, menta, manjerona sálvia e ylang ylang são aromas que estimulam a felicidade e promovem a alegria. Na pista de dança, por exemplo, as músicas da festa do casamento serão ainda mais animadas pelo efeito do aroma.

Poema de Papel

5. Aonde usar aromas

O propósito da aromatização, na cerimônia e festa, é provocar uma sensação especial entre os noivos, convidados e em todo o evento, por isso devem realçar os aromas em lugares estratégicos. Na igreja deixará a cerimônia com essa característica especial no altar, na entrada ou nas laterais. Na festa, coloquem em diversos ambientes: logo na entrada, no bar, na pista, nas áreas de descanso e até nos banheiros. Em elementos que se destaquem pelo perfume: no buquê, nas composições de flores do casamento, que podem ser feitos com espécies aromáticas como os jasmim ou as lavandas. Só evitem colocar qualquer aroma nas mesas do almoço ou jantar para o cheiro não incomodar a refeição.

Sweet Aroma's

6. Aromatizadores

Além dos arranjos com flores que exalam perfumes naturalmente, há várias formas de deixar o espaço aromatizado. Os difusores elétricos são ideais para aromatizar grandes ambientes, têm um valor acessível e devem ser reabastecidos sempre que a essência secar, se não quiserem assumir mais essa tarefa podem colocar a essência no ar condicionado.

Eventos em locais pequenos são facilmente aromatizados com varetas imersas nas essências, com incensos, spray de perfume para ambientes que também podem ser usados nos banheiros. As velas perfumadas são de grande ajuda na aromatização,  proporcionam charme ao décor e deixam o ambiente super agradável.

Sonhos em Papel Personalização

Além de perfumar os espaços, podem deixar as passagens mais importantes do dia com esse aroma especial que definiram para selar a celebração, a troca das alianças, a chegada na festa ou a saída dos noivos. Os convites de casamentos podem ter um papel aromatizado e já deixar no ar as surpresas que estão preparando para o dia. Para o convite ser ser ainda mais simbólico incluam uma frase curta de amor que estimule o sentimento que queiram atingir com a fragrância escolhida.