Living FilmesLiving Filmes

Quando se fala em "ecumenismo" normalmente o primeiro pensamento que se tem é o de "união das religiões". De fato, o termo realmente tem como definição mais próxima a busca por uma unidade entre as religiões cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante), mas muitas vezes é empregado como união de várias religiões, em um aspecto mais generalizado. O enlace de duas pessoas que se amam deve ser celebrado de acordo com a fé de cada uma delas, e é possível criar um altar que esteja de acordo com as duas partes, com elementos que estejam em harmonia com a decoração de casamento.  

Se vão ter um casamento ecumênico, uma das vantagens é a liberdade no décor do espaço, já que não precisam estar tão presos às normas de uma igreja, e isso pode dar a vocês mais opções criativas para criar uma ambientação bem personalizada. Mas com tantas alternativas, pode ficar difícil escolher só uma. Se estão prestes a enviar os convites de casamento mas ainda não sabem como enfeitar esse importante item da celebração, anotem algumas ideias.

Vinicius Henrique FotografiaVinicius Henrique Fotografia

1. Tema cristais

Um casal não segue alguma religião específica não é um casal que, necessariamente, deixa a sua fé de lado. Muitos noivos acreditam na espiritualidade que emana em outras formas, e uma delas pode ser através dos cristais, normalmente ligados ao misticismo. Para aqueles que têm essa "crença" esses objetos naturais têm uma energia impulsionadora ou protetora.

E se adoram esses elementos cheios de significados, podem fazer com que eles estejam presentes na decoração para festa de casamento, já que possuem uma beleza única. Pesquisem sobre a função de cada tipo e cor de cristal e saiba qual deles quer no seu altar ecumênico, para enfeitar e energizar.

Quarto ChakraQuarto Chakra

2. Para rituais

Um hábito que também está se tornando uma tradição mais moderna é optar por cerimônias com rituais não religisos. São rituais que, além de belos, ainda dão mais significado aos votos onde são trocadas frases curtas de amor. Rituais como o da areia, do vinho ou da vela podem, além de trazer a magia ao momento, ajudar a enfeitar o ambiente. Para isso, escolham lindos recipientes de vidro, com formatos em harmonia ou impactantes, onde vão colocar as areias coloridas e, combinando com a paleta de cores, ou castiçais cheios de presença que se misturam com os arranjos de flores para casamento.

Celebrante Gabrielle LeitholdCelebrante Gabrielle Leithold

3. Gazebo

Nem todas as religiões te permitem casar fora de um ambiente específico ou longe da igreja. Mas na sua cerimônia ecumênica, pode se sentir livre para escolher qualquer local, e que tal combinar a decoração de casamento rústica com uma cerimônia que preze o estilo, com gazebo feito de madeira de demolição e com a natureza presente em seu entorno?

Para um casamento realizado na praia também é possível investir em um gazebo de madeira desmontável e, para completar o décor, usar tule e folhagem para deixá-lo mais caracterizado, sempre em harmonia com todos os móveis usados na celebração.

Havia Uma Vez EventosHavia Uma Vez Eventos

4. Arco de flores

Para produzir um altar ecumênico também é possível investir em elementos clássicos, e se vocês são um casal que buscam dar um ar romântico (e levemente vintage) ou dia C, também sempre se render às flores. Recomendados para os enlaces que ocorrem durante o dia, pelo destaque que conseguem, mas também podendo ser utilizados à noite, os arcos florais, com uma bela estrutura que "abraça" o casal durante os votos, pode ser uma alternativa charmosa e bem elegante.

Flores de ProvenceFlores de Provence

5. Feng shui

Se estão familiarizados com o feng shui e adotam seus princípios em seu dia a dia, muito além da decoração, provavelmente vocês também se importam com o posicionamento correto dos elementos para melhor fluidez das energias. Esse sistema filosófico defende que a localização consciente dos objetos tem o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas que se encontram no lugar, e também pode ser aplicado ao altar ecumênico.

Vocês precisam, claro, de um especialista, que possa harrmonizar de acordo com o feng shui os objetos que fazem questão que estejam presentes. Ele pensará tanto no altar quanto na posição dos móveis.

T.T.T CerimonialT.T.T Cerimonial

6. Macramê

E nem tudo precisa ter um simbolismo conectado diretamente à fé, à espiritualidade ou às energia do dia. Um altar ecumênico pode trazer a beleza que querem sem que precise necessariamente trazer algum significado. E se são noivos que adoram as tendências e seguem mais a linha boho-chic, podem optar por decorar esse ambiente com lindas peças de macramé, um material artesal belíssimo. Muito o conhecem como um tipo de renda, mas trata-se de uma técnica de tecer fios onde não é utilizada nenhum máquina: é uma forma de tecelagem manual, das mais tradicionais.

Wasabi AtelierWasabi Atelier

O altar é a parte mais importante de uma celebração de matrimônio. É diante dele que o casal fará seus votos, e prometerá amor e fidelidade um ou outro, tendo como testemunhas suas famílias e seus amigos. Assim como escolher o vestido de noiva ou o traje requer uma procura pelo item mais personalizado possível, o altar também pode (e deve!) ser um reflexo exato da personalidade das duas pessoas que dizem "sim" a uma nova vida a dois. Inspirem-se com as ideias e criem algo único para o seu enlace ecumênico.