A grife Martu foi criada em 2006 pela estilista carioca Marta Macedo e, de lá para cá, o ateliê garantiu uma moda artesanal e sofisticada de vestidos de festa para todas as ocasiões. São peças feitas sob encomenda e pronta-entrega, para mulheres que admiram a alta-costura e querem algo exclusivo e original para se vestirem em datas especiais, como... seus enlaces! Os vestidos de noiva da coleção mais recente da marca trazem a costura diferente do feito à mão, com o toque de uma produção brasileira.

A estética da coleção transmite muita personalidade e é notável pela escolha de tecidos leves, fluidos e bordados, o que remete ao estilo boho em alguns modelos e um toque dos anos 20 em outros. A mistura de acessórios marcantes com os decotes diferenciados funciona com cabelos curtos ou penteados presos para casamento, deixando os ombros livres. Mesmo com as referências, a coleção apresenta algo pensado no presente, para noivas que querem um modelo único, fora do comum e especial.

Cortes dos modelos

Como podem ver na galeria de fotos, os vestidos de noiva sereia foram repaginados, ou seja, não são justos demais nas pernas, deixando a protagonista mais livre para se movimentar e dançar, com caudas de impacto glamouroso

Os modelos com o corte evasê têm o quadril bem marcado, e cada um dos vestidos com corte em A conta com uma peculiaridade: são diferentes entre si, mas possuem o mesmo tipo de saia com infinitas possibilidades, que agrada vários gostos e silhuetas. Já o único vestido de noiva princesa também sai do tradicional e inova com saias sobrepostas e transparência para as noivas românticas, porém ousadas.

Decotes

O ponto forte da coleção Martu é priorizar o colo e o pescoço das noivas. Para aquelas que querem usar colares, brincos maiores ou mesmo destacar o busto e alongar a silhueta, há vestidos com decote em V. Mas para quem deseja que o vestido seja discreto no colo, levando detalhes até o pescoço e fazendo com que as costas ganhem o decote, os modelos de frente única e os de decote redondo são as apostas desta coleção.

Mangas

Outro detalhe diferenciado da Martu é a presença de mangas, o que não tira a sensualidade, pelo contrário, porque faz o jogo de "esconde e mostra" na medida certa e com informação de moda. Tem a manga bufante, manga solta até o cotovelo e a manga três quartos, sendo ideais para casamentos que acontecerão no outono.    

Falando nisso, um modelo que se destaca é o da saia de babados, com top nude e um casaqueto sem botões e todo bordado. Sai do óbvio e deixa a noiva muito elegante. Uma ideia é usar em casamentos civis em casas no campo ou na cidade à noite.

Tecidos

A marca foca em vestidos esvoaçantes, tecidos fluidos e nobres, o uso de tule e renda, com bordados pontuais de pérolas e brilhantes. A transparência dá o efeito delicado e dramático das peças, além do tecido plissado de um dos modelos assimétricos. Tudo feito de uma maneira artesanal e com o cuidado que o tipo de traje merece.

Acessórios

A sugestão para o cabelo e que combina com todos esses modelos é o do penteado com trança para casamento. Pode ser o coque trançado, dando um efeito bohemian bagunçado com fios soltos, por exemplo. Como os vestidos têm muitos detalhes e combinam com colares e brincos, não precisa de muito nos arranjos de cabeça para não carregar o look. 

Tipos de casamentos

Vale o que combina com o estilo do casal, mas esses vestidos podem ornar com uma decoração provençal, que mistura o romântico com o rústico, trazendo sensações do campo ou da praia na criação de ambientes tranquilos e elegantes. O estilo francês campestre tem essa mesma pegada e trabalha com cores como verde, azul e lilás. Como os modelos de vestido de noiva lembram inspirações do passado, com um toque renovado de modernidade nos bordados e adereços, a ideia da decoração pede móveis e objetos vintage, por exemplo, com tecidos florais em estampas suaves.

A noiva que disser o “sim” para um desses vestidos terá a certeza de ter feito a melhor escolha para o grande dia. Todos vão perceber a originalidade e a personalidade da protagonista no modelo eleito. As fotos em frente ao bolo de casamento e em cada canto da decoração, com o seu par, serão todas igualmente especiais, carregadas de estilo e leveza.