Existe algum modelo de vestido de noiva mais icônico do que aquele que sai diretamente dos contos de fada, com cintura bem marcada e volume na saia? Quando se trata do casamento dos sonhos, não existe um padrão, algumas mulheres imaginam o seu vestido de noiva desde crianças, enquanto outras iniciam os preparativos apenas depois do “sim”. Mas, independentemente do grupo onde estão, o vestido será sempre um dos elementos mais representativos desse universo de fantasia que vira realidade.

A memória visual da noiva caminhando até o altar fica gravada para sempre no coração de quem a assiste, além de sintetizar a personalidade da mulher por trás da indumentária. E, dentre os mais clássicos de todos os tempos, o vestido de noiva princesa é considerado o mais tradicional, e um símbolo de feminilidade. Esse é um vestido versátil que absorve com desenvoltura modificações, tornando-se contemporâneo e de acordo com o estilo de cada mulher, e é justamente esse o modelo em destaque na coleção 2019 da reconhecida Miss Paris.

Dos contos de fada à realidade

O vestido de noiva princesa mais famoso é certamente o usado pela Princesa Diana, com design de David e Elizabeth Emanuel. Usado para celebrar o casamento de Diana com o Príncipe Charles, em 1981, esse foi um vestido literalmente feito para uma princesa, com suas camadas de seda tafetá e mangas armadas. O estilo usado por Lady Di pode ser considerado polêmico nos dias de hoje, mas vale lembrar que ele foi apropriado para os anos 80 e permanece em nosso imaginário de casamentos reais até hoje. A narrativa visual da cerimônia definiu aquele momento na história com ajuda das 10.000 pérolas e lantejoulas costuradas à mão para adornar o corpo da princesa. Então nunca subestime o poder de influência de um vestido.

Miss Princesa Moderna

Os modelos apresenteados na temporada Miss Paris 2019 sintetizam toda diversidade que pode existir dentro do modelo princesa. A marca francesa exercita sua criatividade usando cores, texturas e referências contemporâneas com toques de fantasia para que as mulheres se sintam no casamento dos seus sonhos. Lilás, rosa, marsala, chocolate e esmeralda formam a cartela de cores dessa nova coleção pensada para noivas com espírito jovem e que têm um caso de amor com a estética francesa. Quem prefere as cores mais tradicionais não precisa se preocupar, porque toda coleção também fica disponível em variações de branco e marfim, e o mesmo vale para os acessórios principais: harmonizando com modelos em outras tonalidade ou com os clássicos, é possível investir em um sapato branco de noiva.

As flores são queridinhas das noivas e desempenham um papel importante no universo do design da Miss Paris. Além de referência para as cores, elas estão presentes nos vestidos por meio de aplicações, padronagens e texturas que celebram a feminilidade, e foram combinadas a transparências e até laços mais discretos.

Costas em destaque

Ou elemento que salta aos olhos na coleção são os decotes nas costas, em V ou coração, ou ainda decotes ilusão, eles estão presentes em quase todos os modelos, e conferem um ar mais ousado à estética delicada da princesa. Trata-se de algo que, com certeza, surpreenderá os convidados quando ela passar pelo corredor em direção ao altar. Depois que você se decidir pelo modelo princesa é hora de selecionar quais os detalhes que mais combinam com seu estilo. Nessa etapa você precisa avaliar tipos de corte, bordado, tecido e tamanho do armado. A regra fundamental para a escolha de qualquer vestido de casamento é que ele deve se moldar à personalidade e ao tipo de corpo da noiva.

Tule: um clássico

Ao falar sobre um traje se adaptando ao corpo, um item interessante e atraente neste tipo de vestido é o uso do tule, que foi bastante usado nessa temporada 2019. Ele geralmente é trabalhado para imprimir brilho e construir camadas, o que remete realmente a um sonho de conto de fadas. E, dentro dos modelos, seguem quatro estilos que podem te ajudar na escolha do ideal para sua personalidade:

Sonho Bohemian

A noiva que optou por uma decoração de casamento rústica, onde se verá referências boho-chic, pode optar por modelos com detalhes que exaltam opulência por meio de bordados ou aplicações em ouro/dourado.

Tule no topo

Existem modelos que estendem o tule para dar mais segurança ao colo. Isso é bacana para quem não se sente confortável sem alças, mas quer mostrar um toque de decote.

Estilo Cinderela

O brilho é um elemento importante aqui. Delicadas lantejoulas e miçangas irão somar nessa produção de princesa presente em alguns dos modelos mais irreverentes da coleção.

Jardim Encantado

Vestidos com motivos da natureza demonstram leveza e suavidade. Modelos com flores confeccionadas à mão e aplicação de pérolas em seda são um 'must' para as noivas mais românticas.

Como dica final, vale lembrar que, dentre os vestidos de noiva 2019, o tipo princesa é capaz de valorizar vários tipos de corpo porque ele é facilmente encontrado com diferentes desenhos de busto, mangas, barras assimétricas, etc. Quando não conta com elementos mais barrocos em sua composição, como aplicação de pedras, por exemplo, pode ser considerado um vestido de noiva simples, ele é ideal para quem sonha com enlace clássico, onde se destaque uma decoração de casamento sóbria, porém com toques sofisticados.