Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Quando e onde solicitar os documentos necessários para um casamento católico?

Vão se casar na igreja e já sonham com o altar decorado, as passagens bíblicas e a bênção que irão receber juntos? Então preparem os documentos exigidos para que não sejam pegos de surpresa em cima da hora.

Vanessa Cândido Fotografias

Quando começam a organizar a festa vocês só têm olhos para as inspirações de decoração de casamento, e pensam dia e noite na busca pelas lembrancinhas de casamento mais originais, dividindo espaço com o estresse que causa a procura pelo modelo de traje de noivo e vestido de noiva com que irão subir ao altar.

Tudo isso é muito prazeroso e ocupará a maior parte do tempo de vocês, mas não se esqueçam de que as funções burocráticas também pedem atenção e, muitas vezes, são essenciais para que possam realizar o casamento e para que ele tenha efeito oficial. Se optaram por uma celebração católica, devem ter em mente que é fundamental reunir toda a documentação necessária. Com dúvidas de onde conseguir estes documentos? Explicamos tudo o que devem fazer.

Francisco José Pereira Alves

Na própria igreja

Não são apenas aqueles documentos exigidos na vida civil que vão precisar apresentar para poderem entrarem na igreja decorada para casamento e dizerem o “sim, eu aceito”. São necessários documentos próprios da Igreja Católica, mas que nem sempre se encontram na mesma paróquia, o que pode deixar alguns noivos confusos, principalmente quando só se tem cabeça para pensar nos modelos dos convites de casamento que irão enviar em breve.

  • Certidão de batismo

Em geral, esta deve ser solicitada na igreja onde ocorreu o batismo de cada um dos noivos. Entrem em contato com o responsábel em cada igreja, passem seus dados e peçam para que eles expressem uma segunda via. Algumas vezes a igreja onde irão realizar o casamento possui auxiliares específicos para isso, bastando pagar uma taxa de administração, fornecendo dados para que eles possam solicitar para vocês esta certidão. Em geral, não é um procedimento demorado, e muitas vezes a certidão pode ficar pronta no mesmo dia. Mas, se ainda não sabem onde foi realizado o batismo, irão precisar fazer uma pesquisa com familiares e igrejas prováveis, para saber onde estão registrados.

Tempos de antecedência: Pelo menos 3 meses antes do prazo necessário para a entrega dos documentos e do dia C.

  • Certificado de curso dos noivos

Para quem sonha com a troca de frases curtas de amor e de alianças com a bênção católica, é preciso realizar um curso de noivos. Ao final, um certificado de conclusão será expedido pela própria paróquia onde realizaram o curso. Quando forem marcar a data do casamento, já perguntem quais as turmas disponíveis até o dia da festa. Vocês terão que organizar a agenda para realizar o curso e o melhor é que ele não seja feito nas vésperas, pois já terão muitas tarefas.

Tempos de antecedência: Tentem fazer o curso até 4 meses antes do casamento.

  • Proclames e solicitação

Quando um, ou os dois, decidem se casar em uma paróquia diferente da sua região, é importante pedir os proclames para a igreja da sua cidade antes e, então, a solicitação para casar-se na paróquia de outro lugar. Quando há a exigência dos proclames, é importante lembrar que ele deve ser fixado e publicado por 16 dias para que, só depois, seja entregue no cartório e na igreja onde oficializarão a união.

Tempos de antecedência: Pelo menos 45 dias antes do dia C, para solicitá-lo, publicá-lo e entregar nos locais necessários. 

Phillipe Carvalho Photography

No cartório

Ainda que prefiram a cerimônia religiosa à civil, é preciso, sim, tomar todas as medidas para que o casamento tenha validade. Por isso, a igreja também pede uma declaração com a data para o casamento em cartório ou o protocolo do processo civil. Além disso, caso a sua paróquia exija alguma certidão (nascimento, divórcio, etc) atualizada, também terão que solicitar no cartório a emissão de uma nova via.

Caso façam a solicitação pessoal, a maioria dos cartórios disponibilizam as vias no mesmo dia. Hoje em dia é possível também fazer o pedido pela internet e é enviado por correios mias ou menos no prazo de 5 dias úteis. Tenham em mãos os documentos 1 mês antes do dia C, isso porque muitas certidões possuem o prazo de validade de 3 meses para muitos atos, por isso não vale a pena solicitar com muita antecedência. 

Coser Fotos

Documentos pessoais

E com tudo pronto, arranjos de flores para casamento preparados e documentos emitidos, é a hora de apenas retirar cópia dos documentos pessoais dos noivos, como RG e CPF, entregar à igreja e aguardar que chegue o grande dia. Quando a paróquia solicitar cópia autenticada, basta comparecer em qualquer cartório com o original que eles irão providenciar. É sempre bom possuir cópias autenticadas, e essas não possuem prazo de validade. Podem já se organizar para passar por todos esses processos burocráticos com bastante antecedência e riscar da lista esses afazeres nada prazerosos! 

Ainda que os noivos prefiram se preocupar com a escolha do bolo de casamento que irão enviar aos convidados, é importante se programarem e estarem atentos às questões burocráticas já que, sem elas, a festa pode perder todo o seu real efeito. Para que a união seja válida, preocupem-se em selecionar com antecedência todos os documentos exigidos tanto pela igreja como pelo cartório.