Luiz Mazinho Photo

Antigamente as pérolas eram conhecidas como as lágrimas do mar, por isso associavam a infelicidade a esta joia preciosa. Diziam que eram as lágrimas que seriam derramadas durante o casamento. Felizmente, a maioria das noivas do nosso século, fugindo de muitas superstições, optam muito por usar pérolas em seu grande dia, seja em detalhes do seu vestido de noiva, ou nos acessórios que irão compor o penteado de noiva, ou até dando um toque de sofisticação a mais nos detalhes do buquê de flores. Onde quer que elas sejam usadas, trazem romantismo e muita elegância. Se as peças de pérolas são suas favoritas, neste artigo vai aprender tudo o que precisa saber sobre essas “pedras” divinas e atemporais.

Afinal, o que são as pérolas?

Certamente você sabe que as pérolas são pedras preciosas que nascem dentro do corpo de certos moluscos, geralmente dentro de ostras. Elas são a reação das ostras à um intruso em sua concha. Quando uma partícula, como um grão de areia ou um parasita, entra, o animal começa a gerar uma substância para revestir e se defender. E é assim que se forma a pérola, mas nem todas têm valor comercial, somente as redondas.

Seiva Fotografia

Cultivo

Antigamente, a única possibilidade de obter uma pérola era através da coleta dentro de ostras. Por esta razão, tratava-se de uma peça rara, linda, mas escassa. Seu valor monetário era muito alto, disponível apenas à realeza, a nobreza e a classe alta. Hoje, o cultivo se especializou possibilitando obter pérolas de alta qualidade, em grandes quantidades, não há escassez e seu preço é acessível. Assim, se sempre sonhou em uma passadeira com pérola para o seu modelo de penteado para casamento, saiba que hoje em dia é possível encontrar opções mais econômicas.

Pérolas naturais de água doce não são comercializadas porque não há demanda. As cultivadas, sim, que despertam muito interesse. Se trata de um produto de grande qualidade e um valor acessível. São caracterizadas pelo seu elevado nível de nácar (madrepérola) que é uma membrana, com várias formas, cores e tamanhos. Embora cultivadas, apenas as pérolas de água salgada são peças de joalherias. Entre elas:

  • As pérolas do Taiti, que têm um tom escuro e azulado, prateado, esverdeado ou roxo
  • As pérolas de Akoya, do Japão, são um tipo de pérolas com um tamanho pequeno e muito frágeis
  • As australianas, cuja principal característica é a sua grande dimensão
  • As pérolas de mabe (terminologia japonesa), são reconhecidas pela sua forma de meia pérola porque possuem um lado plano

Juliane e Guilherme Fotografia

Tamanho

Quanto maior o tamanho mais cara será a pedra da pérola. O tamanho médio oscila entre 7mm. a 7.5 mm. Claro que existem menores ou maiores, podendo alcançar o tamanho de  20 mm. Considere esse fator na hora de sair em busca delas para compor seu modelo de vestido de noiva, ou nos brincos desse material que quer levar para o altar.

Formatos:

  • Redonda: esférica.
  • Barrocas: irregulares.
  • Semi-redonda: arredondada, quase esférica, mas com irregularidades.
  • Semi-barrocas: o resto das pérolas não classificadas anteriormente como a oval, a botão e outras.

Cor

Antigamente, quando só se conseguia pérolas naturais, a cor dessas iguarias era somente branca. Hoje em dia, as pérolas de cultivo oferecem grande variedades de cor e tons como a branca, a branca rosada, a rosa, dourada, prateada, bege, esverdeadas, azuladas, cinzas e até as negras. E se pensava em trazer um toque de cor ao visual, essas de cultivo podem dar o toque especial que buscava, ou quem sabe combinar com o sapato de noiva colorido, em tons suaves e muito românticos.

Olha o Passarinho - Fotografia

Iridescência

Esse é o nome que se dá ao efeito da luz sobre a superfície da pérola. Se o reflexo parece perfeito a pérola é de grande qualidade, porém se o reflexo é turvo, se trata de uma pérola de baixa qualidade e isso, como já deve imaginar, influenciará diretamente no preço da pérola. Para quem busca opções econômicas, desde os convites de casamento baratos até detalhes para visual e joias, mas não quer abrir mão dessas preciosidades, podem optar por aquelas com iridescência reduzida, já que é um detalhe que apenas especialistas verão a diferença.

Qualidade do nácar

Para saber a qualidade quanto a espessura do nácar, é sua medida que irá determinar Quanto mais tempo a pérola tenha permanecido no molusco o nácar será de maior qualidade, já que será mais espesso. Coletar pérolas rapidamente barateia o processo e o valor, mas também proporciona mais baixa qualidade, pela camada fina e fraca de nácar. Além disso, as pérolas sem imperfeições em sua superfície são as de maior qualidade. Quanto maior a quantidade de irregularidades ou defeitos, menor será o seu valor. Em peças compostas por várias pérolas, as gemas escolhidas deverão ter as mesmas características para conseguir homogeneidade à joia.

Daniel Mello Fotografia

Truques para conservar e limpar as pérolas

As peças orgânicas são peças que se danificam ou rompem ao contato com produtos químicos. Portanto, quando for usá-las coloque as joias de pérolas por último, depois do creme hidratante e do seu perfume. Assim, evitará aplicar o produto sobre elas. Guarde-as em uma caixa especial ou um saquinho de tecido, para não ter contato com outras joias mais rígidas. Certifique-se que seus colares e pulseiras de pérolas estão em ordem. Verifique o cordão que as prende e faça uma revisão na joia uma vez ao ano para evitar o rompimento da linha. Para limpá-las, o melhor é lavá-las com água morna e sabão neutro, seque-as com um pano macio e deixe as peças repousadas sobre ele por 48 horas para que o cordão seque.

Como combinar pérolas com seu look noiva

Os brincos de pérolas são os queridinhos das noivas. Um botão com uma única pedra ou peças maiores, são escolhas seguras para as noivas clássicas e românticas que buscam dar um toque sutil e elegante para combinar com o clássico vestido de noiva princesa. As gargantilhas de pérolas são o complemento perfeito para mulheres com pescoço longo e fino. Ideal também para um decote com os ombros a mostra, tomara que caia ou decote canoa. Looks vintage pedem colares compridos com pérolas mais largas. Aposte por usar vários sobrepostos.

Provavelmente você não pensou em usar pulseiras, mas se seu vestido tiver alças e prefere não usar gargantilha, uma pulseira de uma volta com pérolas fica perfeita para acompanhar os brincos. Para um look vintage pode usar uma pulseira de várias voltas ou enrolar aquele colar antigo de sua avó no seu pulso. Um detalhe especial ao look e ainda estará usando algo velho, emprestado e de grande valor para você, seguindo o antigo ditado. Enfeites de cabelo também rendem-se à beleza das pérolas. Pentes, tiaras ou presilhas usadas na medida e sem carregar o look, podem dar um toque muito especial ao seu estilo.

Ramon Ferreira Fotografia

Se você não dispensa um toque clássico em seu dia a dia, com certeza não o dispensará no dia em que dirá "sim" e se existem joias que transbordam elegância, são aquelas que têm pérolas. Não duvide em usá-las para complementar o seu visual, e não deixe de ver as inspirações de sapato de noiva para combinar com esse acessório que sempre estará na moda. Com tudo decidido e look completo, podem enviar os convites de casamento sabendo que entrará pelo corredor com uma musa.