Sophie Empório
Sophie Empório

Sabemos que a disposição dos assentos é uma tarefa complicada, dá trabalho e, dependendo do número de convidados, precisa ter jogo de cintura para agradar a todos. Os marcadores de lugares se tornam essenciais para deixar os convidados mais íntimos de cada família agrupados, e o mesmo vale para o grupo de amigos, de forma que possam interagir com os conhecidos além de deixá-los à vontade. O ideal é que estejam de acordo com o estilo de decoração do casamento e, principalmente, colocada de forma que fique fácil identificar, evitando o caos na chegada dos convidados.

Por isso, quando estiverem criando o convite de casamento não esqueçam de colocar o RSVP em destaque, algo muito importante para poder fazer o mapa das mesas com mais precisão, especialmente em cerimônias grandes para muitos convidados. Hoje encontramos vários formatos diferentes para marcadores que, além de úteis, dão um toque elegante e devem estar em harmonia com outros elementos do décor, inclusive com o tipo de vestido de noiva e traje do noivo. Descubra o marcador certo para a sua cerimônia.

Ivon Rondoni Fotografia
Ivon Rondoni Fotografia

Cerimônias campo

Para os casamentos no campo, procurem itens do décor que mesclem peças de madeira, folhagem, juta ou corda para harmonizar a decoração de casamento rústica. Arranjos com flores do campo dentro de mini garrafinhas e uma pequena plaquinha de madeira será um marcador muito delicado. Outra aposta bacana são os números feitos de musgo, ficam um arraso como decoração das mesas do casamento e servem como marcadores. E para finalizar com charme, que tal aquele prendedor de roupas de madeira colocado sob cada prato com um cartãozinho com o nome de cada convidado?

Betinho Reis
Betinho Reis

Cerimônias na praia

Peças náuticas podem ser adaptadas e virar um marcador de mesa incrível, um pequeno veleiro pode ser colocado no centro de cada mesa e ter o número de cada uma pintado. Uma pequena canoa cheia de pequenas flores de casamento e junto uma plaquinha com o número da mesa em destaque. Conchas ou estrelas do mar, deixadas sobre o guardanapo podem trazer um cartãozinho com o nome de cada convidado.

Espaço La Playa
Espaço La Playa

Cerimônia clássica

Se o casal optar por uma cerimônia tradicional, os elementos devem acompanhar o estilo para harmonizar o conceito com mais elegância, e acompanhar um lindo vestido de noiva sereia. Assim, procurem peças mais clássicas para montar seu marcador. Coloquem um sofisticado porta-retrato dourado – ou até pequenas gaiolas – no centro com o número da mesa, pensem num cartão impresso com as mesmas letras dos convites de casamento, elegante e discreto. Uma composição sob uma bandeja de prata poderá ter um arranjo floral, um castiçal e uma placa com papel diferente com o número impresso, e uma fita de renda como arremate.   

Jotta Miranda Fotografia
Jotta Miranda Fotografia

Cerimônia descontraída

Se escolheram um conceito informal podem usar a imaginação e seguir a tendência de cores e objetos. Para um evento vintage peças antigas como um disco e no lugar do selo o número, um livro antigo aberto e, no centro, colado em uma das páginas, o número. Peças de metal combinam com o estilo industrial e para os noivos que pensam em um "casamento verde", é possível usar pequenas suculentas em potinhos como marcadores. Usem à vontade a criatividade e escolham um objeto que tenha haver com a personalidade dos dois: coloquem os números em rolhas, folhas secas ou cartões. Garrafas de vinho com o número no lugar do rótulo são perfeitas para um conceito minimalista.

Os Mini Mundos
Os Mini Mundos

O estilo dos marcadores, seating plans e cartões para identificar cada convidado devem ficar harmônicos entre si e combinar com as toalhas de mesa e louças. E, conforme se envolverem com o décor escolhido as ideias irão surgir. As lembrancinhas de casamento podem ter o mesmo estilo de cartãozinho que usar para os convidados e, se possível, coloquem uma frase curta de amor para deixá-lo ainda mais especial.