Prosa Confeitaria
Prosa Confeitaria

Mesmo que a cada ano surjam novas tendências em todos os setores do mercado de casamentos, e entre eles o segmento da confeitaria, muitos casais preferem manter elementos tradicionais, que fazem parte da simbologia deste dia tão cheio de encantos. Certamente, o grande protagonista da mesa de doces é o bolo do casamento, mas os docinhos são indispensáveis. Eles enriquecem todo o cenário, além de trazer uma deliciosa sensação ao paladar.

Independentemente do estilo da celebração e da decoração do casamento, os doces sempre ajudam a trazer cor e charme ao contexto, complementam a mesa das sobremesas e, junto aos arranjos florais, deixam o conjunto harmônico e elegante. Porém, se vocês desejam incluir os docinhos clássicos, assim como a marcha nupcial como a música da entrada do casamento, vejam as delícias que não podem ficar de fora.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

1. Brigadeiros

Outro ícone dos docinhos, o brigadeiro é preferência nacional, há quem diga que festa que é festa tem que ter brigadeiro e, na sua mesa de doces, certamente ele não pode ficar de fora. Tanto servido numa forminha moderna para cerimônias formais, no pote em uma proposta campestre ou como um cone  trufado que juntam dois ingredientes que aguçam o paladar: a casquinha crocantes recheada de brigadeiro cremoso.

Seja como for servido é presença obrigatória e garantem o sucesso de sua mes, além do que agrada a grande maioria. O ideal é transformá-lo numa pequena obra de arte, trazendo mais autenticidade a composição da mesa.

Uhull Salgados
Uhull Salgados

2. Bem-casados

Quando pensamos em docinhos clássicos para um casamento, logo nos vem à mente e, ao paladar claro, aqueles que são tão simbólicos: os amados bem-casados. Além de possuírem uma profunda conexão com o dia (como o próprio nome delata), estão cada vez mais elaborados e podem acompanhar todos os estilos de decoração de festa de casamento.

Embora o acabamento possa ser muito elaborado, seja com cordões dourados, com pérolas ou rendas, o recheio é um ponto que aguça o paladar, certamente o de doce de leite é o mais pedido, porém encontramos opções com chocolate ou creme de nozes, e fica difícil escolher o mais gostoso.

Bem Casadinho
Bem Casadinho

3. Cupcakes

Essa é a alternativa mais versátil entre os docinhos, já que é possível trazer propostas muito originais para a mesa de doces ter ainda mais personalidade. Desde uma cópia exata do seu bolo decorado de casamento ou uma opção divertida que demonstre o modo de ser do casal. 

As forminhas e caixinhas, dão o toque final, afinal tudo contribui para valorizar o estilo de décor. O melhor é que podem escolher aquele sabor que não puderam colocar no bolo. Embora os de chocolate são os preferidos, tem os de frutas vermelhas ou um mini red velvet que, além de combinar com as flores de casamento vermelhas dos arranjos, ainda são um deleite para o paladar. 

N&N - Doces e Salgados
N&N - Doces e Salgados

4. Macarons

Embora pensem que a origem é francesa, na verdade os macarons foram criados na Itália, um sanduíche feito com amêndoas, açúcar e claras de ovos, e o recheio costuma ser um creme muito semelhante ao ganache. Com aparência que pode ser em várias cores, os sabores também são diversificados como o de chocolate, limão, pistache e frutas vermelhas, ainda servem como uma deliciosa lembrancinha de casamento diferente que encanta os convidados. Colocados em uma caixinha transparente ou uma latinha estampada com as iniciais dos noivos vira uma excelente opção para um mimo delicioso. 

Buffet Premier
Buffet Premier

5. Camafeus

Um doce com história, já que sua origem vem da corte européia, seu modelo imita o formato da jóia – o camafeu – mas, na verdade é um clássico entre os docinhos, e tem seu lugar garantido em todas as cerimônias. Considerado um doce nobre, também chamado de broche de nozes, os camafeus estão entre as alternativas mais escolhidas para acompanhar uma decoração mais sofisticada, especialmente se apostam em toque de dourado. 

Way Candy by Karine Mathias
Way Candy by Karine Mathias

Um dia tão doce e recheado de significado deve ser planejado nos mínimos detalhes, e os doces fazem parte desse contexto. Por mais que o objetivo seja uma cerimônia intimista e simples, os docinhos são daqueles itens que são simbólicos, assim como o buquê de flores, as alianças e, obviamente, as frases curtas de amor espalhadas em todos os elementos.