Ainda que muitas mulheres busquem inovar no visual para o momento em que subirão ao altar, alguns elementos são clássicos atemportais, que nunca deixarão de estar na moda nupcial: o vestido de noiva em tons mais claros, um belo buquê de flores em uma das mãos e, claro, um penteado impecável com o véu. Esses dois últimos andam sempre de mãos dadas, não é possível escolher um véu sem considerar estilo do penteado que se pretende fazer e vice e versa.

E se não consegue conciliar uma escolha com a outra, trazemos inspirações de penteado para todos os tipos de véus, dos mais curtos e modernos aos mais longos e tradicionais. Saiba o que deve levar em conta quando for optar entre um tipo e outro, e pense que existem opções para fazer com que esses dois elementos tenham o destaque merecido no seu visual.

Véu curto

Esse tipo de véu traz uma mistura única entre sua característica moderna e um certo ar retrô. O voilette, aquele pequeno véu que cobre parte do rosto das mulheres e é normalmente combinado com outro acessório, encanta as noivas que buscam um toque vintage, e fica perfeito combinado com um belo vestido de noiva curto, ao melhor estilo pin-up. Nestes casos, para seguir a proposta, podem escolher um penteado preso para casamento, mas mantendo as ondas perfeitas dos anos 20, inclusive trazendo-as também para a franja, ao estilo onda hollywoodiano.

As mulheres de cabelo curto também podem apostar em um visual moderno e original, com os penteados soltos ao estilo messy hair, com certeza com muita atitude e irreverência. Por serem véus curtos e mais volumosos, trarão esse ar descontraído do cabelo de noiva perfeito, e eles se adaptam melhor ao estilo das festas que fogem do clássico e do tradicional.

Véu médio

Quem escolhe esse tipo de véu quer seguir a linha mais neutra e sem excesso, tanto no cabelo quanto no acessório. O véu médio traz um ar clássico ao look, discreto e sem exageros. Geralmente são véus que ultrapassam os ombros, mas não o quadril. E para estes, o coque baixo é a opção mais elegante e que dá  mais charme ao resultado final. Os fios soltos da franja estão permitidos e até quebram um pouco o estilo impecável, com algo mais leve e fluido.

Para quem opta pela decoração para festa de casamento clássica e quer seguir todos os protocolos, prefira um penteado preso sem fios soltos, com uma fivela de pedraria que pode finalizar tanto o modelo de penteado para casamento como para fixar o véu e trazer destaque para esses elementos. Outra opção é a escolha do penteado semi-preso, que dá um ar mais natural ao visual, mas neste caso, diferente do que pode ocorrer com o véu mais comprido, o cabelo não se perde na imensidão de tecido, ele harmoniza com o véu cria e um balanço perfeito, fugindo da imagem mais clássica e dando um ar mais boêmio ao look, podendo até combiná-lo com uma coroa de flores.

Véu longo

Esses são, por excelência, as opções para os casamentos mais tradicionais, os véus oficiais dos casamentos da realeza. Os longos são aqueles que ultrapassam os pés e são bastante impactantes, como o modelo Catedral. Se escolheu esse tipo é porque seu casamento, provavelmente, será realizado à noite, com uma grande festa.

Ainda que permita também penteados semi-presos, para seguir a linha que este representa, o melhor é optar pelos coques clássicos. Os altos dão um ar mais impetuoso, principalmente quando acompanhados de acessórios chamativos. Já os baixos são mais elegantes e discretos, deixando que, no momento em que use o véu, este último seja o protagonista.

Com uma seleção de inspirações fica mais fácil identificar qual o penteado de casamento tem tudo a ver com o seu estilo e ainda combina com o véu que pretende usar no dia, afinal de contas, você quer estar linda da cabeça aos pés, do penteado ao sapato de noiva que desfilará enquanto caminha em direção ao seu amor. Por isso, nunca é demais buscar inspirações para saber combinar todos esses elementos que criam o seu visual de noiva impecável.