Fran Hoffmann Fotografia

Embora existam datas que são simbólicas para cada casal, como o dia em que se conheceram ou que deram o primeiro beijo, nem sempre é possível adequar ao dia da cerimônia. Por isso, antes de eleger o dia, devem levar em consideração outros fatores como um feriado, por exemplo, ou datas que são normalmente festejadas apenas em família. A estação climática é um critério que, geralmente, direciona a escolha dos noivos, seja para poder realizar a decoração do casamento numa tarde de outono ou para que a protagonista possa usar o sonhado vestido de noiva tomara que caia numa noite quente do verão.

Porém, dentro de cada estação, existem os meses mais favoráveis e outros que podem comprometer o grande dia, por isso, se já estão planejando os convites do casamento, é essencial que analisem com cautela a definição de um dia tão importante. Hoje, ajudamos com dicas que indicam o mês ideal dentro de cada estação.

Studio Coh Merlin

Primavera

De 23 de setembro à 21 de dezembro

Simone Lago Fotografia

O inverno dá adeus e surgem as primeiras floradas, assim é a Primavera, a estação das flores, que encanta e promove passeios ao ar livre, com um clima mais ameno. A temperatura é mais moderada, e aos poucos os dias vão ficando mais longos do que as noites.

Outubro é um mês incrível e ideal para subir ao altar, uma vez que as flores do casamento estão com a aparência deslumbrante e podem ser usadas tanto no décor quanto no visual da noiva, em uma bela coroa. Na primavera os dias não são tão quentes e garantem que os arranjos fiquem exuberantes até o final da festa.

Verão

De 21 de dezembro à 20 de março

Larissa Guimarães Fotografia

Os amantes do calor, que desejam realizar sua decoração do casamento rústico ao ar livre, normalmente optam por casar-se no verão. Essa estação é alegre e estimula um destination wedding na praia para noivos que desejam fugir da cidade e reunir os amigos em um final de semana inesquecível. Embora acarrete maior procura nas cidades turísticas, Janeiro se torna perfeito, com os dias mais longos que deixará a cerimônia no final da tarde ser emoldurada por um lindo pôr do sol.

É um mês de férias e permite que os convidados que moram longe estejam presentes, mas é a energia do mês que incentiva celebrar o amor com drinques coloridos, um cardápio refrescante e músicas de festa do casamento muito animadas.

Outono

De 20 de março a 21 de junho

Dande Porto Fotografia

Se caracteriza pela temperatura amena na maior parte do Brasil, com um tempo mais fresco ao Sul e, segundo a maioria dos fotógrafos, é a estação que produz a melhor luz natural para fotos românticas, uma vez que é considerada a mais bonita de todo o ano.

Por isso, Maio é um mês tão perfeito para a troca das alianças. Os dias vão se tornando mais curtos em relação à noite, por isso devem planejar com cuidado a sessão de fotos para captar ângulos e cores sublimes. O clima levemente frio que entra ao entardecer é ideal para casar-se em muitas cidades que no verão são excessivamente acaloradas. Maio é o mês das mães e se torna inspirador aos noivos  que desejam aumentar a família também.

Inverno

21 de junho a 22 de setembro

Love Like Crazy

Entre os meses mais frios do ano, é o amor e a paixão que une os casais apaixonados que aquecem qualquer ambiente. Uma época muito cobiçada por admiradores de um cenário campestre, e Julho oferece dias ensolarados e secos, deixando o contexto ainda mais romântico. Se a ideia é um destination wedding de inverno, existem vinícolas que dispõem de estrutura adequada para realizar a cerimônia em qualquer região do país.

Cada estação possui uma magia especial, basta os noivos escolherem o entorno que mais os agrada para cortar seu bolo decorado do casamento e com o clima que melhor se adapte ao estilo de vida do casal. Embora o modelo do vestido de noiva muitas vezes seja ponto que mais instiga na organização, é o colorido das fotos, o tipo de cardápio e a energia que a estação que irá proporcionar que fará com que o momento do "sim" seja ainda mais emocionante. Por isso, tomem essa decisão com carinho.