Fernando Longen Fotografia

O sonho de muitos casais é ouvir a Marcha Nupcial, uma clássica música de casamento para entrar na igreja com a decoração de casamento e dizer o "sim, eu aceito" com a bênção do celebrante. Mas não se pode esquecer de que, para que isso seja possível, é preciso se preparar anteriormente e reservar alguns dias para fazer o curso que a igreja exige. Pode ser que com tantos afazeres dessa fase vocês acabem se esquecendo desta questão que fica nos bastidores.

Mas se já estão prestes a enviar os convites de casamento, então chegou a hora de preparar todos os requisitos obrigatórios para poderem dizer o “sim” na igreja. E o curso de noivos, é obrigatório? Sem ele poderá fazer o seu tão sonhado casamento religioso? Saibam tudo o que precisam.

8BITS Produções

O que é?

Antes de saber se ele é ou não obrigatório, vale a pena conhecer do que se trata para poderem, então, decidir se querem ou não fazer, independentemente de sua exigência na igreja onde pretendem trocar as frases curtas de amor. O curso pré-matrimonial serve para orientar a vida do futuro casal e busca auxiliá-los a enxergarem os problemas e os desafios nessa nova fase, com uma visão mais serena.

Provavelmente já encontraram alguma dificuldade nos anos em que estão juntos, ou surgiram diferenças na hora de escolher entre um ou outro modelo de lembrancinha de casamento, o curso ajudará vocês a lidarem com essas situações conflitivas da melhor maneira e garantir a harmonia no relacionamento.

Renatha Fogaça Fotografia

Católica

Quem já tem escolhida a música católica para casamento, é porque não abre mão de oficializar a união na igreja, e para isso é importante saber que o curso é indispensável para os católicos. Esta religião coloca o curso como um pré-requisito; sem o certificado de conclusão, os noivos não poderão realizar a cerimônia religiosa na Igreja Católica. Se vocês querem se casar sob a bênção de um padre católico lembrem-se de que, entre a escolha do bolo decorado para casamento e a prova do buffet, devem se inscrever com antecedência no curso.

Studio Ponto Z

Católica Brasileira

Alguns casais que buscam por igrejas católicas às vezes se deparam com uma confusão comum: existem duas igrejas, a Apostólica Romana e a Brasileira. Certifiquem-se de que vocês agendaram o casamento na Católica correta, pois existem algumas diferenças entre as duas religiões. Na Católica Brasileira o curso pré-matrimonial não é obrigatório, diferente da Apostólica Romana. Ainda que existam muitos benefícios no curso, caso não consigam conciliar a rotina normal, a preparação da festa e o curso, ainda assim poderão realizar a cerimônia.

Gustavo Yuri Photo&Film

Evangélica

Na religião evangélica não existe obrigatoriedade em realizar o curso. Não se trata de pré-requisito, mas as igrejas orientam os casais a optarem por fazê-lo. Muitas vezes, no lugar do curso as igrejas ministram palestras sobre os mesmos temas. Neste caso, não há muita interação entre noivos e o pastor. Se vocês não têm tempo para assistir presencialmente às aulas ou palestras, muitas igrejas evangélicas disponibilizam cursos on-line.

Judaica

Na religião judaica, o curso também não é pré-requisito para a celebração do casamento. Mesmo assim, os rabinos ministram aulas para auxiliar os noivos nesta próxima etapa. Assim como ocorre para os evangélicos, os seguidores do judaísmo dispõem de opções de cursos on-line, que facilitam a interação dos casais com os rabinos, esclarecendo dúvidas e orientando os noivos a encontrarem melhores soluções nos primeiros anos de casados.

Keumgang Fotografia

Ainda que muitas religiões não coloquem o curso como requisito, é importante estudar a opção de cursá-lo. Muitos casais que têm alguma resistência antes de iniciar as sessões mudam de opinião depois de concluir o curso. Ainda que seja muito trabalho sair em busca das lembrancinhas de casamento, escolher o vestido e traje, encontrar o arranjo perfeito de flores para casamento, considerem reservar um tempo para poderem fazer o curso, e se ele for obrigatório, reservem datas com antecedência.