Alecrim Flor De Bike
Alecrim Flor De Bike

O olfato é um dos sentidos mais marcantes. Um evento pode ser relembrado por vários detalhes importantes, mas algo é certo: quando se trata de um enlace, mais do que a decoração de casamento ou o sabor delicioso dos docinhos, o que ficará na memória dos convidados, mesmo que não percebam, é o aroma do ambiente, os cheiros que sentiram ao entrar. Uma fragrância tem o poder de marcar pessoas, lugares e momentos e, por meio delas, memórias agradáveis são fixadas em nossa mente.

Os aromas personalizam as festas e, sempre que se lembrar dos olhares para o vestido de noiva espetacular que vestiu no dia, automaticamente o aroma do seu dia C vai te levar outra vez ao instante do "sim" e até à música romântica para casamento que tocava na hora.

Alecrim Assessoria e Decoração de Casamentos
Alecrim Assessoria e Decoração de Casamentos

Aromaterapia

A aromaterapia serve para atingir uma finalidade através dos aromas, seja para acalmar, para energizar, para tornar um ambiente mais alegre e até para seduzir. O olfato é o sentido que chega ao cérebro com mais rapidez, então saiba como personalizar ainda mais seu casamento com um aroma que, ao ser sentido novamente, transportará qualquer convidado à sua cerimônia. 

Frutais e cítricos

Caso o enlace seja durante o dia, em um lugar em que a natureza esteja presente, o melhor é contar com uma essência para casamento que traga uma sensação de frescor, um ar de verão. Entre elas podem escolher fragrâncias de frutas como laranja, limão, lima, que tendem a ser mais cítricas, e podem inclusive misturá-las com outras, como morango, framboesa, pêssego ou outras espécies, como canela. Seja num local fechado ou ao ar livre, elas transmitirão suavidade e irão combinar perfeitamente com as tendências de decoração de casamento 2017, já que o cítrico se harmoniza bem com os cheiros amadeirados dos móveis que têm sido usados, combinados com elementos retrô.

Para adicionar esses aromas, podem ser utilizadas as próprias frutas, seja em cestinhas de limões, saquinhos com morangos, águas aromatizadas, dando cor e sabor ao gelo, arranjos com mini árvores de laranjas, ou o que a criatividade mandar, usando até velas para ajudar a manter os cheirinhos, o importante é deixar um leve frescor cítrico no ar.

Plantas aromáticas

Aromas que normalmente são associados à gastronomia, como o de tomilho, alecrim e hortelã podem ser mais agradáveis ainda se estiverem ligados a uma decoração de casamento rústica. E se somamos essas essências à lavanda, o resultado pode agradar ainda mais, por sua suavidade e cheiro marcante. Distribuídas por todos os cantos deixarão aquele aroma natural das ervas com um toque totalmente campestre.

Muito versáteis, elas se adaptam em qualquer arranjo pela beleza e personalidade. Podem investir em vasinhos de lavanda nas mesas, de manjericão ou de alecrim, que também estar enfeitando guardanapos ou penduradas com um suporte, no buquê de flores do campo e até como lembrancinhas de casamento diferentes. Se seu casamento for no campo e tiver um estilo rústico, a combinação será ideal para mesclar com o décor.

Samantha Santos
Samantha Santos

Essências florais

Seja em uma decoração de casamento simples e elegante, ou em um espaço informal onde a natureza é a responsável pela ornamentação, as flores estão presentes, sendo um elemento quase unânime nos enlaces, ainda que alguns casais prefiram outras alternativas. Naturalmente perfumadas, muitas espécies irão acrescentar aromas dos mais exóticos às celebrações, e são uma excelente opção por se tratar de um elemento decorativo versátil, que pode ser encontrado com uma variedade sem fim de cores, tamanhos e estilos.  

Encantarte
Encantarte

Chocolate ou baunilha

Por mais estranho que possa parecer, misturar o cheiro adocicado do chocolate à festa casamento pode agradar sim, e muito. Principalmente se forem se casar no inverno, por se tratar de um aroma considerado quente. Como um bálsamo, ele irá transformar o ambiente com um toque aconchegante. E será lembrado por muitos convidados que não podem viver sem um bom chocolatinho! 

E para quem pensa que essa essência pode ser limitante e até um pouco enjoativa, já existem opções bem diferentes no mercado. É possível encontrar aromas de chocolate com menta, com chocolate com pimenta e misturas que tornam a fragrância uma das mais intimistas e convidativas.

 
Mariana Diniz

Muito usada na aromaterapia, a baunilha ou "vanila" também tem um perfume característico. Ainda que seja mais refrescante que os aromas achocolatados, por estar muito relacionado à gastronomia, nos remete a um ambiente acolhedor por si só. Assim como o chocolate, os noivos podem mesclá-la a arranjos de flores para casamento ou ainda podem investir em velas com esse cheiro, que costumam ser um sucesso entre os convidados.

Alecrim Saboaria Rústica
Alecrim Saboaria Rústica

Difusores

Provavelmente, apenas com plantas e ervas naturais não conseguirão atingir todo o local, vocês irão necessitar de difusores para conseguir realmente ter o efeito desejado. Eles são capazes de preencher, com perfume, todo o espaço. Podem alternar com velas, sachês, garrarrinhas com varetas, sabonetes e colônias nos banheiros, e até no ar condicionado. Converse com seu cerimonialista com antecedência para conseguir incluir estes detalhes. 

E os difusores também podem ser o presente que os convidados levam para a casa. Vocês podem pensar em uma essência para lembrancinha de casamento, e a recordação poderá ser ornamentada com cores da paleta do seu décor.

Bruno Franco

O bonito de um enlace é que cada parte da celebração tenha algo do casal e, para que os privilegiados que receberam um convite de casamento possam ter esse dia sempre vivo na memória, é perfeito ter a opção de presentear os amigos e a família com o aroma escolhido para evento. Se o seu enlace contar com lembrancinhas para casamento aromatizadas eles poderão levar uma parte do seu dia C para casa, eternizando a sensação que tiveram ali.  Algumas lojas especializadas vendem as essências em litros, e a sua fragrância ficará marcada para sempre.