David Lingerfelt
David Lingerfelt

Sim, a lista de itens para um casamento é grande e envolve muitos fornecedores. É necessário pensar nas alianças, no décor do dia, no vestido de noiva e/ou traje do noivo, convites, entre outros muitos detalhes para o dia C ser perfeito. Mas boa parte dos preparativos pode ser realizada em locais que fornecem o chamado contrato all inclusive, que pode facilitar a organização e reduzir as preocupações.

Muitos espaços – geralmente hotéis, casas de campo e salões – oferecem esse tipo de contrato, o que significa que irão cuidar não apenas do local da celebração, mas se todos os serviços que podem ser incluídos para o seu evento. Em muitos casos, o serviço de buffet, o bolo, a decoração do casamento, iluminação, o DJ, o cerimonial e muitas outras coisas estão cobertas no contrato. Mas é preciso entender exatamente qual é a proposta de cada lugar. Os ajudaremos a entender se este é o tipo de contrato ideal para vocês.

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Certifiquem-se o que está incluído

  • Cerimonial

Geralmente há um coordenador do local ou planejador de casamento. Descubram se essa pessoa estará disponível para vocês durante o processo de planejamento e se ela estará no local no dia do seu casamento, para garantir que tudo corra bem. Vejam também se os serviços dessa pessoa estão incluídos na taxa e se há uma equipe.   

  • Espaços diferentes

Muitos locais oferecem espaço para cerimônia e festa, mas há alguns que estão disponíveis apenas para recepções, que são ideais para casais que vão oficializar a união em uma cerimônia na igreja, por exemplo.

Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

  • Buffet

Uma grande parte de qualquer festa de casamento é a comida. A vantagem é que os locais de casamento com “tudo incluído” sempre incluem serviço de buffet, pois eles têm fornecedores internos que planejam e executam o menu. Mas existem outros pontos a serem averiguados:

  • Antes de optarem por esse tipo de contrato, verifiquem as opções de pratos, os estilos de serviço disponíveis (coquetel, almoço, jantar, brunch etc.) e agendem uma degustação;
  • Perguntem também sobre bebidas alcoólicas, porque alguns locais oferecem apenas cerveja e vinho, e em quantidade limitada, enquanto outros oferecem uma opção de open bar com vários drinks, só que mais cara

Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

  • Decoração

Muitos locais de casamento com tudo incluído também oferecem mesas, cadeiras, capas de cadeira, roupas de mesa, louça e talheres, iluminação, peças para o décor das mesas, tendas se o casamento for ao ar livre, e as flores do casamento também podem estar disponíveis no pacote. Alguns itens podem estar inclusos, outros podem ser incluídos mediante aluguel. 

Então, verifiquem se os lugares têm uma variedade de opções ou seleções limitadas. Isso depende muito do gosto do casal para que possam ver ou não a contratação de uma empresa de aluguel de fora para fornecer de acordo com o estilo e as cores, se for o caso.

Mídiafocus
Mídiafocus

  • Música e pista

Vejam se o local disponibiliza um sistema de som de qualidade e uma pista de dança com espaço suficiente para a circulação de todos os seus convidados. Outros serviços também devem ser revisados, como DJ e/ou banda. Muitos locais têm indicações de músicos e vocês podem verificar separadamente.

Caique Adones Fotografia
Caique Adones Fotografia

Taxas

Os locais que não são com tudo incluído geralmente cobram uma taxa fixa de aluguel, enquanto os locais com tudo incluído podem cobrar uma taxa de aluguel, bem como custos de alimentação por pessoa. Alguns cobram por pessoa (sem taxa de aluguel), o que significa que quanto mais convidados, mais caro fica.

Atualizações e extras

O preço básico pode parecer ótimo e ideal para o orçamento, mas quando vocês começarem a adicionar alguns itens, como capas de cadeira de melhor qualidade para uma decoração de casamento simples e elegante ou uma bebida importada ou mais aperitivos, a conta pode aumentar rapidamente. Portanto, estejam atentos, analisem cuidadosamente o contrato depois de fazer as escolhas finais, para ver se tudo o que escolheram está incluído e se o preço corresponde ao orçamento.

Tiago Costa Fotógrafo
Tiago Costa Fotógrafo

Vantagens e desvantagens

Entre as maiores vantagens está, claro, o fato de que vocês terão que lidar com menos fornecedores, na verdade só irão lidar com uma única empresa, o que facilitará a comunicação, a forma de pagamento e também as reuniões, que podem tomar muito tempo do casal quando há muitos fornecedores diferentes. 

Mas é preciso conversar em vocês também sobre uma possível desvantagem: quando se investe em um contrato all inclusive, é preciso adaptar-se ao que é oferecido pela empresa. Se pensam em um buffet ou em um décor mais personalizado, isso não será tão fácil de organizar com esse tipo de contrato (ainda que tudo possa ser conversado), e algumas mudanças acarretam aumento nos valores. 

Old Love Fotografia
Old Love Fotografia

Considerem também questões como a disponibilidade do fotógrafo, se há um plano em caso de mau tempo e se tem um custo extra. Se existe algum cômodo para se preparar no local, um lugar para guardar os trajes e os sapatos da noiva e do noivo, se o uso será exclusivo ou outros casais podem se casar em outras partes do hotel, por exemplo. Afinal, os locais de casamento com tudo incluído são ótimos para casais que desejam mais praticidade, mas é sempre bom ficar de olho nos detalhes.