Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Por muito tempo limitada ao guarda-roupa das mulheres, ao décor considerada feminino e aos buquês de flores, a cor rosa chegou ao vestuário masculino para ficar e surpreender. A origem dessa tonalidade vem da flor rosa, espécie da família rosaceae, simbolizando romantismo, delicadeza, ternura, sensualidade, confiança e beleza. O tom sempre foi relacionado ao universo feminino, mas esse pensamento mudou com o passar do tempo e as cores cada vez mais são vistas como universais e democráticas.

Em muitos países, por exemplo, o rosa está relacionado ao matrimônio, por estar presente na decoração do casamento e acessórios da noiva. E recentemente esse romantismo e suavidade chegaram ao armário masculino, ganhando os trajes dos noivos. Saibam mais sobre esta tendência e se animem a investir em peças autênticas!

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

Mais de 50 tons de rosa

Da mistura do vermelho com o branco surgiu uma gama de tons de rosa para agradar a todos os gostos. Por ser uma cor quente, a indústria criou nuances claras para o universo adulto, como: rosa chá, rosa pastel, pêssego, salmon, coral e terra cotta. Essas cores podem e devem ser aproveitadas no armário masculino, em ternos de cortes retos e estruturados.

Davidson  & Jessica
Casamento de Davidson & Jessica

No meio-termo estão as cores quentes para os ousados: cereja, carmim, amaranto e rosa escuro. Já os tons mais abertos como pink, magenta e fúcsia são chamativos e dispensáveis se a ideia não for ofuscar o seu par na cerimônia, ou podem apostar em complementos mais discretos, como gravatas nessas cores.

Enquanto os tons claros remetem ao amor e combinam mais com os extrovertidos, as tonalidades mais escuras sugerem sedução e seriedade. Se o homem quer usar a paleta de uma maneira mais discreta, as opções são os tons que se aproximam da cor vinho, como marsala, carmesim, cardeal, borgonha e bordô.

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Visual completo

O rosa combina diretamente com cores neutras e frias, como: branco, preto, tons de bege, cinza, azul, verde e lilás, como visto nas decorações das festas de casamento. Com o terno, por ser uma roupa de duas peças – calça e blazer – o rosa fica bem harmonizado com o branco, preto ou marrom, que destacam a cor principal do look sem ficar exagerado. Essas cores também são recomendadas para os noivos que desejam ter todo o look em tom rosa, assim podem equilibrar os detalhes, como o sapatos, o cinto e a camisa.

Eduardo Guinle
Eduardo Guinle

Sugestões de composição

  • Camisa branca dá certo com qualquer nuance de rosa do terno, é clássica e “quebra” o tom com neutralidade;
  • Pode optar por não vestir a gravata se o casamento for no campo, rústico e diurno. Se faz questão do acessório, sugerimos a gravata branca ou preta, tipo borboleta ou tradicional, para o terno da paleta clara. Ternos escuros têm a opção da gravata cinza também;
  • Cinto preto se o sapato for preto, e o mesmo para o marrom. Pode ser sem cinto e/ou com um suspensório nesses tons;
  • Os sapatos podem ser marrons, pretos ou brancos (caso não usar cinto), e também pode aderir ao tênis para ficar descolado;
  • O boutonnière pode ter uma flor semelhante ao do buquê de noiva rosa, ou coloque um broche prateado ou dourado no lugar

Kaule Fotografia
Kaule Fotografia

Estilo do grande dia e do par

O noivo que não quer usar o terno completo pode vestir o blazer rosa, com camisa e calça bege ou branca, para celebrações diurnas na praia. Aliás, uma celebração à beira-mar na praia com decoração de casamento rústico ou navy é o melhor lugar para o noivo usar rosa. Se o mar não está nos planos, o campo também é um excelente cenário para o visual que mistura estilo retrô e romântico.

Os casais homoafetivos podem usar o mesmo look, uma escolha charmosa para o dia, ou podem apostar em duas tonalidades de rosa com acessórios iguais, como a flor da lapela ou as gravatas. Para os casais heterossexuais, as mulheres podem aderir a um buquê de noiva branco complementado por uma flor rosa ou várias de diferentes tonalidades, e para combinar com o par, também pode ter algum acessório do tom, como sapatos ou brincos. A coroa de flores no lugar do véu vai compor com o look do parceiro. É só ver se a cor rosa conversa com algo que o outro irá usar.  

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

Da mesma forma que as mulheres se dedicam na escolha e nos detalhes do vestido de noiva, os homens merecem igual atenção com os trajes. Há opções de cores que transformam qualquer look tradicional em moderno, com informação de moda e elegância. Os tons de rosa estão aqui para dar mais autenticidade aos looks masculinos.