Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Como escolher o traje do casamento? Tudo o que o noivo precisa saber

Como escolher o traje do noivo? Essa dúvida é comum, e muitos homens recorrem ao seu par para ajudá-los. É interessante entender o seu estilo para conseguir a roupa ideal. Veja todos os detalhes que deve considerar para saber o que vestir no dia C.

Cândido Fotografia

Quem disse que o traje do noivo é um simples terno preto? Para uma ocasião tão especial, o justo é que a roupa desse protagonista na cerimônia esteja à altura do significado e importância do momento, apresentando a sua melhor versão. Para saber o que considerar na busca pelo look ideal de noivo, é importante ter a mente aberta. Oferecemos um passo a passo que irá te dar um norte no início desse processo. 

Aqui você conhecerá algumas tendências, e prepare-se: é preciso certa disposição para investigar sua personalidade e, assim, entender os gostos que lhe caem bem. Indispensável mesmo é não abrir mão do conforto já que a beleza mais impactante é a da felicidade genuína de se sentir bem consigo. No mais, listamos algumas dicas que podem ajudar na decisão. 

1. Decisão com antecedência

2. Marque o seu estilo

3. De acordo com a ocasião

4. Pesquise tendências

5. Look de acordo com a estação

6. Horário e cores

7. Tipos de traje

8. Traje de noivo para casamento na praia

9. A escolha da camisa do noivo

10. Aluguel do traje de noivo X Compra

11. Como escolher o profissional perfeito?

12. Quem deve levar para as provas?

13. Como escolher o sapato do casamento?

14. Como escolher a gravata?

15. Acessórios importantes para o noivo

16. O ajuste perfeito

Alex Pedroso Fotógrafo

1. Decisão com antecedência: tudo tem o seu tempo

Sem improvisos e sem correria: para fazer jus, o visual jamais pode ser decidido na última hora. Além de dar conta dos prazos para confecção e ajustes, a antecipação garante que o conjunto seja composto com cuidado e tenha caimento perfeito para o corpo.

Recomendamos começar a busca pelo traje com seis meses de antecedência. O melhor é que todas as peças estejam encomendadas ou compradas quatro meses da data marcada para o casamento, no máximo. Mesmo que opte por aluguel de traje de noivo  ao invés de comprar roupas sob medida, a procura no tempo certo possibilita encontrar maior variedade e qualidade nas lojas que visitar. Além de evitar estresse desnecessário.

Eric Santos Fotógrafo

2. Marque o seu estilo: seja você mesmo

Uma grande motivação para o casamento é comemorar a união com alguém que o ama por quem você é. Nada mais justo, portanto, que celebrar a sua identidade no dia C. Seu estilo, seu humor, sua forma de se portar e de se expressar. Não é só uma questão de sair bonito nas fotos, mas de exibir, do seu jeito, a melhor forma e momento.

Reflita sobre que traços o definem, e tente ir mais fundo: sua personalidade vai além das suas afinidades. Pode até ser que você seja conhecido por essas paixões, mas seu casamento é uma belíssima oportunidade de explorar e mostrar as mais belas camadas do que o faz único. Pense nas roupas que usa no dia a dia, nas opções que faz para as festas e, claro, em como deseja se mostrar para o seu amor quando disser "sim, eu aceito".

MN Fotografia

3. De acordo com a ocasião: vestido a caráter

Diferentes tipos de casamento propõem diferentes tipos de roupa para o noivo: uma união civil ou uma celebração simbólica podem ter dress code mais casual do que uma cerimônia na igreja, por exemplo. Da mesma forma, é essencial conversar com seu amor sobre que clima e temática querem estabelecer.

Sonham com uma elegante noite de gala, uma despojada tarde na praia ou um casório matutino no campo? Os materiais, cores, estampas e acessórios que compõem seu vestuário são ditados pelo tom da ocasião, seja ela solene ou bem-humorada. Montar um visual afinado com a vibe da festa a torna ainda mais especial. Lembre-se de que o verdadeiro capricho está nos detalhes.

Amanda Custodio Fotografia

4. Pesquise tendências: inspiração é fundamental

Antes de ir às compras, é hora de pesquisar looks que se encaixem no seu estilo e na proposta do casamento. Podem ser novas tendências de designers estrelados, trajes completos em catálogos de lojas especializadas ou mesmo detalhes e acessórios para compor o visual.

De onde quer que venha, o mais importante é a inspiração: registre tudo o que vá fazê-lo se sentir mais belo e confiante no seu grande dia, mesmo que seja fora da moda nupcial. Enquanto as mulheres precisam restringir boa parte da sua pesquisa a vestidos de noiva, homens podem buscar referências entre os artigos de moda masculina da revista Casamentos.com.br, desfiles, filmes e até nos tapetes vermelhos das premiações.

Os Tartari's Fotografia

5. Look de acordo com a estação

Tremendo mais do que vara verde ou suando em bicas na hora de dizer o “sim”? Que seja pela emoção de se casar e não pela roupa inadequada ao clima! Reserve tempo para consultar a previsão para a temperatura e umidade para o dia (consulte o que ocorreu nos anos anteriores também). É fundamental levar em consideração esses dados ao escolher o que vai vestir.

  • Um visual com camisa, colete e paletó pode ser perfeito para noivos de todo o Brasil durante o inverno, mas inviável no alto verão dos locais mais úmidos.
  • A qualidade dos materiais também tem enorme importância. Ternos confeccionados em lã fria oferecem melhor conforto térmico (tanto no frio, quanto no calor) do que os feitos em microfibra ou poliéster.

Gabriel Rabelo Fotografia

6. Horário e cores

Seu visual para o casamento também deve levar em conta o horário marcado. O grau de formalidade esperado do evento muda ao longo do dia, e isso influi principalmente nas cores recomendáveis para você.

  • Chique e cerimoniosa, a noite é comumente associada com a sobriedade de cores escuras, como grafite, azul marinho e preto.
  • Cerimônias à tarde ou ao pôr do sol trazem um clima leve, que pede tons médios e claros. Aqui entram tonalidades pastéis de azul, cinza, castanho ou mesmo outras cores.
  • Comemorações pela manhã, em especial as que ocorram ao ar livre, são as mais descontraídas e permitem ao noivo vestir conjuntos em off-white e candy colors.

Fotometrar

7. Tipos de traje

Entre os diversos tipos, a escolha mais adequada também varia de acordo com o tom da celebração. Isso significa que, além de pensar no horário do enlace, é preciso entender a proposta do evento. Um casamento de diurno, por exemplo, pode tanto ser despojado quanto formal, e o traje do noivo deve estar de acordo.

Brooks Brothers

  • Smoking

Se o casamento for um sofisticado evento black-tie, por exemplo, o noivo pode arrasar vestindo um smoking ‒ o ápice da elegância masculina com sua lapela em cetim ou seda. 

  • Fraque

Com a característica cauda longa, o fraque é uma opção muito tradicional e igualmente luxuosa. Ao contrário do seu uso diurno original na Inglaterra, por aqui é associado a ocasiões elegantes à noite. A sua adaptação brasileira, mais curta e menos formal, é muito popular entre noivos: o meio-fraque transmite distinção e classe na medida certa.

  • Terno

Uma alternativa versátil para eventos em qualquer horário é o clássico terno. A clássica combinação de calça, colete e paletó atende à maioria dos casamentos. Em suas versões com corte slim, traz um caráter mais moderno ao visual. E padronagens como risca de giz ou xadrez permitem ajustar a formalidade do visual de acordo com o tom da ocasião.

  • Costume

Menos sisudo, o costume é a escolha para ambientes informais. O colete sai de cena deixando o noivo mais à vontade, e adaptações simples transmitem personalidade: a barra da calça pode ser mais curta para casamentos na praia, a gravata tradicional pode ser trocada pela borboleta para um toque de modernidade e bom humor.

  • Paletó

Se o clima do casamento for jovem e despojado, a liberdade para brincar com as alternativas é ainda maior. O paletó aceita padronagens diferentes da calça e pode até ser substituído por suspensórios; gravatas são opcionais, ou recebem estampas divertidas e cores chamativas. Perfeito para um look cheio de personalidade.

Vitor Braga Fotografia

8. Traje de noivo para casamento na praia

O Brasil tem um litoral que se extende por mais de 7 mil quilômetros. São milhares de praias paradisíacas e, por isso, não é uma surpresa que sejam um dos cenários preferidos entre os brasileiros para celebrar o casamento. E então entra a dúvida: como escolher o traje de noivo para um casamento na praia?

Os casamentos ao ar livre no geral oferecem as condições ideais para justificar o uso de peças mais leves e descontraídas. Cores claras são bem-vindas, como o branco, o off white, o bege; também os tons pastéis. Os eventos na praia podem dispensar os trajes completos, e o noivo pode usar uma camisa como protagonista no look.

Pepler Assessoria Cerimonial

Para cerimônias que permitem vestimenta ainda mais despojada ou para os eventos temáticos, o  noivo pode apostar em um visual com toque tropical –  como florais – ou com o estilo navy – predominância de cores como azul e branco.    

Fotometrar

9. A escolha da camisa do noivo

Outro elemento importante para o look nupcial masculino é a escolha da camisa. Mesmo que ela esteja "escondida" em meio aos outros elementos da roupa do noivo, como o colete, o blazer ou o paletó, é importante que seja uma opção de acordo com o estilo do look. E há que se pensar no modelo que combine com todo o conjunto e que se adapte também ao corpo do protogonista.  Há uma modelagem de camisa para cada tipo físico, veja a que será ideal para você.

  • Regular Fit

Conhecida popularmente como corte reto, a modelagem regular é considerada a mais confortável. Ela tem a cava padrão e a largura do peito também é reto. O tecido cai direto da axila até o fim da camisa, permitindo movimentar-se com facilidade. Pode parecer mais casual, mas tem um caimento elegante. Se a largura do ombro ficou adequada ao seu corpo, o restante da camisa se adapta perfeitamente.

  • Tailored Fit

Semelhante à regular fit, porém, é mais delicadamente ajustada. Ela passa a impressão de ser uma camisa feita sob medida, por estar adaptada ao contorno do corpo, mas sem apertá-lo, ainda que o caimento seja mais justo. Na cava e na manga é mantido o mesmo padrão da regular fit. Ideal para homens com ombros e peito largos.

  • Custom Fit

Neste modelo o corte é muito mais justo do que nos anteriores. Mangas, cava, peito e ombros são ajustados para demarcar a silhueta masculina. O comprimento continua semelhante às outras, com mais ênfase nos ombros do que a cintura, obtendo um aspecto elegante. O melhor é que, embora mais justas, as mangas e o comprimento não ficarão curtos mesmo em homens com estatura bem alta. Assim, ela é perfeita para homens altos e magros.

  • Superslim Fit

Na alfaiataria o superslim indica um corte mais ajustado ao corpo, mas não apertado. Seria uma camisa com corte “mais sequinho". Proporciona uma silhueta elegante e esguia, já que os ombros serão bem marcados e a cintura mais afinada. Mesmo sendo mais justa, a flexibilidade continua trazendo conforto e liberdade de movimento.

Dream Image - Foto e Filme

10. Aluguel do traje de noivo X Compra

Antes de começar o processo de visitar lojas e experimentar roupas, é importante decidir se vale a pena ficar com o traje de noivo após a celebração. As vantagens do aluguel vão além do valor normalmente mais acessível. É uma escolha vantajosa também para noivos que procuram algo para vestir apenas no casamento ‒ a maioria dos homens não terá tantas ocasiões para vestir um smoking, um fraque ou um meio-fraque.

Já para quem constantemente veste ternos, seja no trabalho ou em eventos sociais, a compra passa a ser uma opção interessante. Além da flexibilidade para compor com as três peças, você terá à sua disposição uma roupa com caimento ideal para o seu corpo.

11. Como escolher o profissional perfeito?

Chegou a hora de descobrir quem vai vesti-lo para o seu grande dia! Comece pesquisando fornecedores de confiança que trabalhem com o aluguel de trajes de noivo ou venda de trajes de noivo do tipo que procura. Para filtrar melhor, tenha em mente o seu orçamento e consulte a faixa de preço de cada empresa.

E, claro, se programe levando em consideração o tipo de estabelecimento. Lojas de grandes redes podem até estar disponíveis para receber noivos a qualquer momento, mas no atelier de alfaiates e designers é usual a necessidade de marcar uma visita para entrevista e medições.

Flavi Paes Foto e Filme

12. Quem deve levar para as provas? Auxílio luxuoso!

Um momento tão especial quanto a prova para o casamento pode e deve ser compartilhado. E não apenas por razões emocionais: mesmo para homens com olhar atento para moda, uma segunda opinião é muito útil para avaliar detalhes e ângulos pouco visíveis.

A pergunta, portanto, é: quem convocar? Diversos casais aderem à tradição de fazer mistério antes do first look, então é bem provável que você tenha que chamar outra pessoa. Entre familiares, amigos, padrinhos e madrinhas, dê preferência a quem oferecer confiança e senso estético. Alguns amigos podem ser ótimos na mesa de bar, mas péssimos para avaliar o caimento da calça.

Dream Image - Foto e Filme

13. Como escolher o sapato do casamento?

O que chamamos de sapato social engloba vários tipos de desenho que são adequados para diferentes ocasiões.

  • O formal e tradicional Oxford é um dos modelos mais procurados pelos noivos e atende de eventos black tie a casamentos clássicos.
  • Os Derbys são um pouco menos formais, com os cadarços passando por abas costuradas no cabedal.
  • Já os Loafers, sem cadarços, são uma opção jovial que cai bem com ternos e celebrações ao ar livre.
  • Climas despojados e noivos descontraídos aceitam o uso de calçados como mocassins, docksides e sapatênis.

Qualquer que seja o modelo escolhido, memorize algumas regrinhas para conseguir um visual mais elegante: os sapatos não devem ser mais claros do que o traje; couro preto ou marrom, com outras cores só em situações informais; quanto mais discreto o design, mais formal. Modelos mais elaborados como os brogues, por exemplo, ficam perfeitos em ambientes rústicos. 

Caique Adones Fotografia

14. Como escolher a gravata?

Originalmente com a função prática de esconder os botões da camisa, atualmente a gravata é a parte mais expressiva do vestuário masculino nas situações mais elegantes.

  • A versão tradicional, com comprimento até a fivela do cinto e largura em torno dos 8 cm, é uma escolha atemporal para a maioria das ocasiões formais. Sua variação slim traz um visual mais moderno, mas se lembre de só usá-la em conjunto com ternos de corte ajustado e lapela estreita.
  • A gravata borboleta traz conotações diferentes de acordo com o tom da celebração: transmite refinamento quando associada ao smoking em eventos sofisticados, e bom humor em cerimônias descontraídas com público mais jovem.
  • A cor e estampa da gravata devem ser compatíveis com os tons do traje, a formalidade e a temática do casamento. A tradição dita que deve ser mais clara que o paletó e mais escura que a camisa, e eventos mais conservadores pedem tons discretos como azul, cinza e preto.
  • Prata e pérola são opções populares para conferir destaque ao noivo, enquanto cores quentes e vivas ficam lindas em eventos informais ou diurnos.
  • Estampas são mais uma forma de expressar a personalidade no visual, e são bem-vindas de acordo com o clima: formalidade exige motivos discretos e geométricos, informalidade permite contrastes e variedade de formas.

Marco Brandi Fotografia

15. Acessórios importantes para o noivo

O look do noivo está incompleto sem a devida atenção aos detalhes. Cinto na mesma cor e material dos sapatos não tem erro, assim como eleger uma flor para o boutonniére do mesmo tipo do buquê. Já um lenço claro em dobra reta garante um visual formal, enquanto o triangular traz um charme ao bolso do paletó.

Para adicionar maior requinte, use abotoaduras nos punhos da camisa. Demais acessórios do visual masculino, seja o relógio clássico ou brincos e piercings alternativos, devem ser em material e cor condizentes com o restante da composição. A ideia é complementar ao invés de roubar a cena.

Dream Image - Foto e Filme

16. O ajuste perfeito: o noivo está pronto!

Conforme se aproxima o dia marcado para o casamento, é indispensável fazer ajustes na vestimenta. Afinal, o maior diferencial para um visual alinhado no altar é, acima de tudo, o caimento correto no corpo. Para transmitir a distinção, a fineza e a confiança que a situação pede, as vestes devem estar perfeitas com relação à silhueta do noivo.

A diferença entre um noivo mal-ajambrado e um noivo ideal está em detalhes como o comprimento da barra da calça em relação aos sapatos, a altura do cós e o ajuste do paletó nos ombros e nas mangas. Recomendamos que faça a última prova 5 dias antes do casamento, para certificar-se de que tudo está perfeito, caso tenha perdido ou ganhado peso durante os últimos dias como solteiro. 

Moment Wedding Films

O traje do noivo permite a ele que se apresente diante do seu par, amigos e familiares da maneira como prefere ser visto. É, portanto, uma forma de expressão, que ajuda a desenhar seus gostos e visões sobre a vida. É também o invólucro das virtudes que o levaram a amar e ser amado, motivo maior da cerimônia e da festa. Logo, homens, não aceitem menos do que isso para escolher aquilo que usarão como roupa para casamento. 

Outros artigos que podem te interessar