Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Traje claro X Traje escuro para o noivo: quais as vantagens de cada escolha?

O noivo tem a missão de escolher, experimentar e definir seu traje nupcial. Muitos ficam na dúvida entre os tons claros e escuros, mas pode ser mais simples do que parece. Veja as vantagens, como harmonizar e com qual estilo de festa combinam melhor!

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você
Casal sorridente no dia do casamento

Casal sorridente no dia do casamento

Os futuros maridos merecem todo cuidado e atenção na hora de definir o traje para o casamento. O tipo, o horário e o local do enlace influenciam na escolha da cor, do tecido e da quantidade de peças. Além disso, combinar com a personalidade e o gosto do noivo deve ser uma prioridade. Eles passam pelo mesmo processo das noivas, e o mais recomendado é que possam ir pessoalmente às lojas ou atelier, ver modelos e referências, fazer as provas e os ajustes para, então, ficarem prontos para o “sim”. A moda nupcial tem oferecido uma boa variedade de opções de trajes para o noivo a cada temporada. É interessante ficar de olho na moda masculina, sem perder o foco no próprio estilo! Vejam as diferenças de trajes claros e escuros e nos contem o que preferem!

Trajes para o noivo em tons claros

Trajes para o noivo em tons escuros

>> Trajes claros

Cores e como harmonizar

Os tons mais comuns para trajes claros são o branco, off-white, tons de nude e variações, azul claro, rosa claro e cinza claro. Antes de decidir qual o tom, veja se poderá harmonizá-lo com a paleta de cores da decoração e com o vestido da noiva ou o traje do outro noivo, em caso de casais homoafetivos. Ainda que não seja uma regra que o casal esteja combinando, é sempre bom ter uma ideia de como tudo ficará no altar.

Quanto aos acessórios, há duas opções. É possível tanto usar o contraste de tons claros na roupa com complementos escuros, como o sapato ou a gravata, ou preferir cores claras em todo o look. Neste último caso, sapatos e cintos marrons, cinzas e brancos combinam bastante, mas isso vai depender da cor escolhida para o traje. Para os tons quentes, acessórios marrons; para os tons frios, acessórios em cinza. Gravatas coloridas ficam mais interessantes em conjuntos claros também.  

Dream Image - Foto e Filme

M. Zaniratto

Tipos de casamento

Os trajes claros são ideais para casamentos ao ar livre, que ocorrem pela manhã até o fim da tarde. Cerimônias e recepções que acontecem no campo, em ambientes de fazenda e na praia deixam o noivo mais à vontade para investir em ternos claros. Também combinam com enlaces de clima rústico, bem romântico e campestre.

Momentos Produções

Vantagens

  • As cores claras combinam com o verão e estações com temperaturas mais altas, espcialmente porque peças mais claras controlam melhor o calor. O linho e o algodão são os tecidos mais recomendados para essa produção, por serem leves, mais confortáveis e deixarem a pele respirar;
  • O visual do noivo fica mais clean e se aproxima das cores neutras usadas pela noiva;
  • Um  bottonière com flores de cores intensas irã se destacar mais em roupas claras;
  • Outra vantagem é que o traje claro ainda é menos óbvio do que o escuro. Então, os homens que desejam usar algo mais descolado, o próprio casamento é o momento perfeito para isso;
  • Se o noivo usar uma calça e uma camisa no casamento na praia, por exemplo, já estará bem-vestido. Não necessariamente precisa de muitas peças para compor o look nupcial. Em determinados eventos, é dispensável o uso de blazer, colete e gravata.

Andressa Dionisio

>> Trajes escuros

Cores e como harmonizar

As cores mais clássicas em trajes escuros são o preto, o cinza escuro (grafite), azul marinho e verde. Os acessórios, como cintos e sapatos, podem ser pretos, mas o marrom irá combinar perfeitamente com a paleta escura quente. Só reparem se vão usar complementos opacos ou envernizados, para deixar o brilho para eventos noturnos.  

smokings com o blazers de veludo colorido, uma opção que pode ser usada perfeitamente com calça preta também, para os noivos mais ousados. Cores como vinho, magenta, roxo e verde podem favorecer looks charmosos e diferentes. São opções de trajes escuros com cores que saem das clássicas.

Luciana e Hérlon - Foto e Filme

Dream Image - Foto e Filme

Tipos de casamento

Casamentos luxuosos, românticos e clássicos pedem por trajes escuros para os homens. E, justamente por essa formaliade, os trajes em tons escuros são, normalmente, compostos por três ou mais peças. Sendo assim, são mais adequados para usar em casamentos mais urbanos, em locais fechados, ou em enlaces ao ar livre que mantenham uma certa tradição e sofisticação. Trajes de gala, como smoking e fraque, são vistos em tonalidades quase sempre fechadas.

M. Zaniratto

Vantagens 

  • As cores escuras são mais fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração e traje do par;
  • O bottonière de flores claras se destaca nos trajes escuros, bem como os broches;
  • Esses tons são curingas para um visual tradicional e elegante;
  • Se não for alugar o traje, pode comprar sem medo para usar em outras ocasiões, com qualquer cor de camisa;
  • A variação de looks é maior e o aproveitamento das peças também.

Andressa Dionisio

É bom ressaltar que há noivos que costumam se vestir de cores escuras no dia a dia e querem levar esse estilo para o dia C. Já outros, justamente por terem roupas de tons fechados no guarda-roupa, querem diversificar no dia do casamento e optam por um terno claro. A questão é estar ciente do tipo de enlace, local e horário para equilibrar com o seu gosto, sempre levando em consideração o seu conforto e bem-estar.

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você