Ainho Alves Fotografia
Ainho Alves Fotografia

A tradição da cor branca ser exclusiva nos vestido de noiva, por simbolizar a pureza, começou a partir de 1840, com o casamento da rainha Vitória, do Reino Unido. Rapidamente se tornou uma regra mundial, a qual o Brasil adere até hoje. Essa cor neutra se destaca em meio à decoração do casamento e diante dos convidados vestidos de outras tonalidades e, mesmo com as possibilidades de a protagonista optar por outra cor, como os tons de nude, off white e pérola, que já são mais comuns, o branco ainda é considerado dela. 

Mas será que isso vale para o noivo? Trajes em tons escuros, como smokings pretos, ternos azul marinho ou cinza escuro são mais tradicionais, mas isso não impede que os noivos que desejam usem um tom claro ou até o branco. Eles podem, e aqui te falaremos mais sobre o estilo.

Rafael Holanda Fotografia
Rafael Holanda Fotografia

Fugindo do óbvio

Não é surpresa que o traje branco para o noivo não é muito comum no Brasil, o que causa estranhamento e negação na hora, sendo motivo de polêmica e até notícias sobre isso quando é um famoso que escolhe se casar com a cor. Porém, como tudo se renova com o tempo, como os sapatos de noiva coloridos, que já não causam tanta surpresa, muitos casais modernos e despojados, que querem fugir do óbvio e do tradicional, estão elegendo o branco como a cor de ambos. Nesse caso, o par assume o risco de comentários alheios e regras de etiqueta para fazer valer o desejo de se vestir como quiserem.

Algumas noivas acham lindo que seus noivos usem branco no altar, da mesma forma que casais homoafetivos podem usar o mesmo look. A cor se tornou uma opção para o noivo, contanto que respeite o estilo do casal e do tipo de casamento. Confiram algumas ideias de locais e composições.

Ainho Alves Fotografia
Ainho Alves Fotografia

Na praia 

Cerimônias e festas realizadas durante o dia na praia são as mais indicadas para os trajes claros. O ambiente transmite um ar leve e descontraído. Acreditamos que é o tipo de enlace mais comum para os homens serem vistos de branco sem preconceitos. A decoração de casamento azul já é natural com o mar e o casal ganhará ainda mais destaque se os dois estiverem com a cor mais neutra de todas.

O estilo praiano é o que deixa o noivo mais à vontade porque o paletó, a gravata e os sapatos não são obrigatórios. O que é recomendado é a escolha de tecidos leves e finos, como linho, algodão ou seersucker (anarruga) de seda, de cores claras. Vejam as nossas sugestões de composição:

  • Camisa branca e calça branca
  • Terno off white e camisa branca
  • Camisa branca, calça branca e colete cinza claro
  • Camisa branca, calça branca, colete branco e gravata azul claro

Em cerimônias no campo, que seguem a mesma linha descontraída de alguns enlaces praianos, com decoração de casamento rústica, de manhã ou a tarde, o noivo pode optar pelos mesmos trajes da praia, em tons pastéis, com tecidos mais leves como linho ou algodão.

Levi Alves
Levi Alves

Smoking summer

Para casamentos diurnos em casas de festa ou salões que pedem um traje mais elegante como o smoking, a versão summer é perfeita, principalmente para ser usada em pleno verão. A vestimenta é composta por: paletó branco ou off white, camisa branca, gravata borboleta preta, calça preta e sapatos pretos.

Muitos que querem escolher esse tipo de traje, mas ficam com receio de não estarem de acordo (ou até serem confundidos com os garçons!), podem colocar um lenço no bolso do paletó e variar a cor da gravata, como a vermelha ou rosa, por exemplo, ou usar um colete preto também. Esses acessórios e peças bem cortados e ajustados ao seu corpo fazem toda a diferença.

Lendário Foto e Cinema
Lendário Foto e Cinema

Uniforme militar

O traje de gala de oficiais da marinha é branco, portanto, muitos noivos militares se casam vestindo a farda característica. É muito comum também que os padrinhos militares façam um corredor de honra, devidamente fardados com trajes mais escurtos, deixando o noivo ter o destaque do branco, em cerimônias emocionantes.

Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

Ainda que a etiqueta indique que quanto mais tade acontecer o evento, mais escuro deva ser o traje, sempre há maneiras de fazer com que a vontade do par prevaleça. Se o noivo se sente bem com o branco e o par não se opor, o gosto deve ser respeitado. Tudo depende de o diálogo dos protagonistas para chegar a um consenso. E os noivinhos no topo do bolo de casamento podem ter o look inspirado no branco também.