Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Descubra as diferenças e como usar terno, smoking, paletó e blazer

Cada vez mais, os homens estão seguindo o dress code do casamento. Neste guia, explicamos o que é e como usar ternos, smoking, paletós e blazer. Compreender as diferenças é fundamental para noivos, padrinhos e convidados definirem o traje.

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você

Clube do Terno

A decisão sobre o traje do noivo é um verdadeiro ritual antes do casamento, uma escolha que requer dedicação até que a roupa perfeita seja encontrada. A melhor maneira de alcançar um excelente resultado é levar em consideração o dress code da cerimônia. Uma vez definido isso, a escolha fica mais fácil e reduzida a pequenos detalhes. O que se sabe é que terno, smoking, paletó e blazer são termos usuais quando o tema é a roupa masculina para festas, seja do noivo, dos padrinhos ou dos convidados. Mas, qual a diferença entre eles? É preferível usar terno ou só o paletó no casamento? Conheça as definições e diferenças fundamentais que irão esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Terno completo X Terno de costume

O que é o smoking?

O que é o paletó?

O que é o blazer?

J.Vok

Terno completo X Terno de costume: entenda o que são

O terno é um traje composto por várias peças e pode ser vestido de duas formas: de forma completa ou com menos peças. O terno completo é mais formal e significa, como o nome sugere, usar todas as peças no look: calça, paletó, colete, camisa social e gravata.

Allure Men

A outra forma é a mais despojada, chamada de terno costume, que inclui apenas calça social, paletó e camisa, sendo a gravata opcional.

Sr. R Noivos

As duas variações são as escolhas mais comuns em celebrações de casamentos. O terno completo funciona bem principalmente para noivos que desejam uma vestimenta diferente da dos demais convidados e o terno simples com casamentos celebrados de maneira mais informal. A escolha da cor e o tecido varia de acordo com o gosto de cada um e com o código de vestimenta da ocasião.

Tanto o terno completo como o costume deverão ser compostos com o mesmo tecido e cor de calça, paletó e colete, e funcionam bem com os dress codes de passeio completo, social e esporte fino. No quesito acessórios, as duas versões também levam sapato e cinto, já o lenço no bolso e o boutonnière na lapela são complementos opcionais, mas sempre deixam o look mais charmoso.

O que é o smoking?

O smoking é o exemplo mais clássico e formal de todos e deve ser usado como traje se a cerimônia é formal ou de gala. Neste caso, não somente noivos e padrinhos como os convidados devem optar pelo mesmo dress code, também conhecido como black tie

O traje é composto por calça, paletó, camisa social branca, colete (opcional) e gravata borboleta. O que diferencia o smoking do terno são os detalhes: a gravata é sempre no formato borboleta e a lapela do paletó é mais larga, normalmente de cetim ou seda. O padrão também inclui um lenço no bolso. Também é possível usar uma faixa na cintura, mas o item está em desuso.

A cor mais comum para o smoking é o preto, porém existem peças ousadas nas cores azul ou bordô, por exemplo. Assim como o terno, o smoking também é um “conjunto”, portanto calça e paletó sempre devem ser do mesmo tecido e cor. 

O que é o paletó?

O paletó é também conhecido como a parte superior do terno, incluindo portanto a camisa e os demais acessórios. Funciona muito bem sozinho e pode ser a melhor aposta se a festa do casamento tiver um tom descontraído. O protocolo pede que a peça seja usada fechada e é recomendado abrir o paletó apenas nos momentos em que estiver sentado.

Peça clássica e básica no guarda-roupa masculino, o paletó se apresenta com diversos recortes, modelos e tecidos. As cores tradicionais são o azul marinho, preto, cinza e marfim, com seus tons clássicos adequados para diversas ocasiões. Sempre seguindo a regrinha básica: em eventos formais noturnos prefira o preto e evite estampas na camisa. Para eventos mais descontraídos, aposte no azul marinho. Para casamentos realizados durante o dia, o mais recomendável é optar por tons mais claros, mas também é possível imprimir o seu estilo com cores mais ousadas como o verde oliva.

Clube do Terno

O que é o blazer?

O blazer é uma variação informal e descontraída do paletó e atende ao dress code de esporte casual. A peça não faz conjunto com a calça ou o colete e conta com uma liberdade maior de cores e estampas (incluindo o xadrez), além de uma grande variedade de tecidos como o veludo, a sarja e o linho. 

J.Vok

Por ser mais informal, o blazer não costuma ser a escolha mais comum dos noivos. Mas, se o casamento for celebrado apenas no civil e ao ar livre, por exemplo, a peça cairá bem. Mesmo assim, é recomendado evitar estampas, a não ser que a proposta seja um casamento temático. 

Para convidados, o blazer com uma camiseta lisa, sem estampas, é uma ótima opção. Pode usá-lo sem gravata e combinando-o com uma calça com modelagem mais tradicional.

Compreender os diferentes tipos de trajes masculinos pode não parecer fácil, mas é muito útil na hora de noivos, padrinhos e convidados fazerem a escolha da roupa para um dia tão especial. Uma vez entendido isso, é recomendado saber mais sobre o estilo do look escolhido pela sua parceira ou parceiro, contribuindo assim para que haja uma harmonia visual entre o casal. Depois disso é possível selecionar o traje mais belo e confortável, de acordo com o seu gosto e o estilo do seu par e do casamento.

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você