Dayse Barreto & Robson Medeiros

Embora a origem desse costume não seja muito clara, há uma teoria que afirma que, na Idade Média, os vassalos (servos do sistema Feudal), adotaram o vestido de noiva preto em sinal de protesto contra o costume que os senhores feudais mantinham em passar a noite de núpcias com as noivas, antes que seus maridos pudessem sequer tocá-las. Assim, todo o povo revoltado passou a usar o preto em todas as cerimônias, tanto com trajes masculinos e vestidos de festa, como se estivessem de luto. Nos EUA, as madrinhas usam preto “como se estivessem de luto” por perderem a amiga solteira.

Mas, deixando as teorias dos “porquês” de lado, vamos pensar como essa cor pode trazer um toque mágico de glamour no altar, dependendo do local e estilo de decoração do casamento, pode combinar perfeitamente e enriquecer o cenário. Além do fato de fazer um contraste incrível em vários itens e até com o branco do look noiva, uma coisa é certa: as amigas vão adorar ter mais um pretinho básico no armário.

Imaginar Fotografia

A protagonista define

Se já estão definindo os convites de casamento criativos, é hora de pensar tanto nos modelos, nos tecidos e na cor dos vestidos longos de festas que as madrinhas irão usar no altar. Se ainda não havia pensado no detalhe, considere usar o preto, o contraste com o branco do seu look pode ser divino se usado corretamente.

De acordo com o local e o décor

Antes de se apaixonar pela proposta com as madrinhas de preto, devem planejar o local que servirá de cenário para a cerimônia. Se a ideia é uma cerimônia ao ar livre, em um jardim, no campo ou pé na areia, com a decoração do casamento rústico, o uso do preto poderá “pesar” com esse contexto natural, principalmente se a celebração for descontraída.

Requinte no altar

Sabemos o quanto o altar precisa estar em equilíbrio, portanto, se preferem adotar uma cor única, ela deve estar em sintonia com a decoração da igreja do casamento e estilo de cerimônia. Muitas vezes acontece que a paleta mal planejada pode ficar em descordo e “poluir” o cenário, com várias tonalidades distintas que tiram a harmonia do conjunto. O preto, geralmente, aporta elegância ao look, portanto, se gostou da ideia siga sem medo. A orientação dos estilistas e profissionais da área é que o modelo seja discreto, sem decotes profundos ou demasiadamente curtos.

Elementos que harmonizam

Se desejam quebrar um pouco a sobriedade do preto, utilizar alguns elementos que possam amenizá-lo é um bom caminho. É possível adotar um modelo de vestido de festa com recorte na cintura e coloque faixas coloridas ou estampadas, que combinem com a paleta de cores do décor. As flores do casamento podem inspirar ao usá-las como complemento do look das madrinhas, sempre trazem leveza ao visual. Como o corsage, por exemplo, que é referência em festas de debutantes e casamentos em muitos países. Flores nos cabelos sempre dão um toque alegre e tem total conexão com o dia.

Se está programando a decoração da festa do casamento num espaço sofisticado, definir o preto como dress code para suas madrinhas valoriza o estilo. Se a proposta é o black tie para todos os convidados, o smoking dos padrinhos acompanhará perfeitamente o look preto das madrinhas, que devem escolher com cuidado seus complementos e penteados de casamento para deixar o altar com um cenário glamouroso.