Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Madrinhas de preto: a cor que está em todos os armários pode ser parte do casamento!

Mais comum nos EUA e na Europa, esta tradição é cada vez mais vista nos enlaces no Brasil. Apesar das restrições ainda existentes, mulheres de preto no altar é garantia de sucesso!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

casamento preto vestido madrinhas preto

Antes considerada um tabu nos looks femininos para os casamentos, o "pretinho básico" deu a volta por cima. Isto porque a etiqueta, que trazia a recomendação de evitar a cor a todo custo, abriu uma justa brecha para a vontade do casal prestes a trocar as alianças. Se for desejo dos protagonistas do dia, o black não só pode marcar presença no enlace como pode reinar no próprio altar. Sim, o "casamento preto" já é uma realidade!

O motivo pelo qual a cor sempre foi mal vista neste contexto foi a sua associação com o luto, a dor e a perda. Mas, com o passar dos anos e das gerações, essa percepção foi diluída, dando chance às peças queridinhas do guarda-roupa das mulheres. Melhor para as madrinhas, que economizam dinheiro, tempo e energia por já terem exatamente o que precisam vestir para a ocasião, uma vez que a cor reina absoluta na moda feminina fora do universo nupcial. E com isso, a trend comum nos Estados Unidos e na Europa, dá de vez as caras em terras brasileiras, esbanjando classe e elegância.

Quer entender melhor esse plot twist? Então vem que a gente te explica.

Índice de conteúdo

1. Madrinhas in black: a noiva é quem manda
2. Deu match: locais e climas perfeitos para a cor
3. Estilos e acessórios no tom
4. Madrinhas no dress code certo

Quer saber as tendências? Clique!

casamento preto vestido madrinhas preto

Madrinhas in black: a noiva é quem manda

Quando a noiva deixa à escolha das madrinhas a cor do vestido, é importante questionar se o preto está liberado. Além de destoar das vestes das demais madrinhas (que vias de regra virão coloridas), aquela que optar por ele sem fazer a verificação prévia pode desagradar à noiva. Como perguntar não ofende, é melhor esclarecer logo a questão. Mas se a noiva quiser padronizar a cor dos vestidos das madrinhas no preto, o que ela disser é lei. 

Mas atenção, noivas e amigas: antes de bater o martelo sobre os looks, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como a decoração, o estilo e o local da cerimônia. Caso o contrário, pode haver um desequilíbrio no "conjunto da obra". Daí a importância de escolher bem a paleta de cores. Fato é que madrinhas de preto tendem a produzir um lindo contraste com a noiva de branco, garantindo assim mais destaque a ela e fotos maravilhosas. Ou seja: as ressalvas podem ser facilmente vencidas com uma conversa, não havendo mais o que temer. 

casamento preto vestido madrinhas preto

Mais vestido para as madrinhas

Deu match: locais e climas perfeitos para a cor

Todo mundo sabe, mas não custa lembrar: a tonalidade "cabe como uma luva" nos casamentos clássicos. O black tie (com padrinhos de smoking) declara parcialidade já no nome, enquanto reforça a predileção pelos ambientes refrigerados ou frios. Já nas celebrações ao ar livre, como na praia e no campo, é desaconselhado o preto por "pesar" a ambientação solar, sem falar que a cor pode trazer maior desconforto por conta do calor, seja a roupa longa ou curta.

Também deve ser considerado o horário da festa e a estação do ano. Não é novidade que o preto cai bem nos casamentos à noite: durante o período da manhã ou da tarde, é melhor ele só sair do armário no outono ou no inverno, que admitem melhor as cores sóbrias.

casamento preto vestido madrinhas preto

Estilo e acessórios no tom

Em linhas gerais, a recomendação é de que o modelo do pretinho básico usado no enlace seja discreto, sem decotes profundos ou curto demais. E, para que a cor se destaque, a dica é investir nos acessórios para interagir com a cor. Joias, sapatos e até um buquê de cor diferente garantem resultados tão inusitados quanto felizes.

O dourado e o prateado aparecem "muito bem, obrigado" nessa proposta, agregando um toque requintado e de bom gosto. Já os casamentos mais descontraídos e de dia abrem a possibilidade do uso de acessórios divertidos e coloridos, cabendo nesse contexto investir nos sapatos em nude, no próprio preto ou, com efeito metalizado. Lembre-se que é possível também fazer uma dobradinha interessante com outras cores já no próprio vestido. 

Nesse caso, no entanto, os looks precisam mais uma vez ser aprovados pela noiva, já que podem desviar demais a atenção da estrela do evento. Certo mesmo só que discrição e elegância caminham juntas sempre. De todo o modo, lembre-se que a sobriedade do look escuro pode ser um pouco quebrada com o uso de faixas coloridas em consonância com a décor da festa e até com o uso de flores no próprio vestido ou nos cabelos das madrinhas. Dar um pouco de leveza e alegria ao visual não é proibido e, segundo a proposta da festa, é uma ótima pedida. 

casamento preto vestido madrinhas preto

casamento preto vestido madrinhas preto

Encontre o acessório mais bonito! 

Madrinhas no dress code certo

Vamos a alguns fatos rápidos da cor que podem liquidar de vez as dúvidas remanescentes sobre o seu uso em casamentos, com algumas orientações às madrinhas:

  • Vestidos de madrinha pretos com um bom caimento, saias leves ou com fendas que se abrem levemente, e um decote em V dificilmente não produzirão um bom resultado. A dica é tão clássica como um little black dress. Mas, é claro, os modelos e tecidos mais apropriados dependem muito do estilo do casamento e da proposta dos noivos.
  • Para um casamento na praia, as madrinhas devem preferir um vestido mídi, de preferência com alguma transparência para transmitir a sensação visual de frescor. Assimas amigas da noiva não destoarão tanto dela no altar.

casamento preto vestido madrinhas preto

  • Para festas mais formais, que exigem um dress code mais elegante, vestidos com tecidos brilhantes, aplicações de rendas e micro paetês são muito bem-vindos. Optar por silhuetas e decotes clássicos, como os vestidos retos ou sereia, com decotes tomara que caia ou ombro a ombro, por exemplo, são apostas garantida.

casamento preto vestido madrinhas preto

Confira mais vestidos para as madrinhas no catálogo

  • Se a proposta é o black tie para todos os convidados, o smoking dos padrinhos acompanhará perfeitamente o look preto das madrinhas, o que deixará o altar bem glamouroso. Todos saem ganhando e investir nos acessórios se faz ainda mais necessário.

casamento preto vestido madrinhas preto

Como podemos ver, o preto para o dress code das madrinhas é, sim, uma opção válida, dando um ar mais sofisticado ao altar, independentemente do tema da celebração. Afinal, o preto traz consigo uma elegância inerente. Portanto, se você é mulher e gostou dessa ideia, siga sem medo, desde que consulte a noiva. Após isso, a orientação segura dos estilistas e demais profissionais da área é por preferir os modelos clássicos ou discretos, sem decotes profundos ou demasiadamente curto. O contraste da cor com o branco do look noiva é bem-vindo, sim, e espalhar essa palavra só traz vantagens a todo mundo!

Não perca: 

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você