Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Convidadas in black: 101 looks para quem não dispensa o preto

O bom e velho pretinho básico não sai de moda. Ainda que alguns modelos não tenham nada de básicos, trata-se de uma cor curinga. Com os acessórios certos, será sucesso nos enlaces e não faltam opções: 101 vestidos de festa pretos para as convidadas!

Rosa Clará

Básico dos básicos, o tom preto é essencial em todos os armários. O "pretinho básico" pode salvar uma produção com elegância e praticidade, especialmente quando se trata de um enlace, que, por mais despojado que seja, exige atenção na escolha dos vestidos. É verdade que há uma certa polêmica ao associar a cor preta à roupa das convidadas de um casamento, e existem algumas regrinhas sobre o tema, mas o tom não está proibido (a não ser que seja uma imposição do casal), e pode ser trabalhado para que o conjunto seja adequado e, claro, um charme. 

Se recebeu um convite e é uma amante da cor preta, mas ainda não sabe o que vestir para a ocasião, te apresentamos uma galeria completa com as temporadas mais recentes de marcas reconhecidas em todo o mundo.   

De preto, mas sempre leve

Um vestido de festa preto pode carregar sobriedade, é inegável, mas, com o tecido e corte corretos, o modelo pode se tornar leve. E, claro, é preciso pensar sempre em qual estilo adapta-se melhor ao tipo de corpo e personalidade de cada mulher, para combinar bem os acessórios.

Para os casamentos no inverno, uma decisão acertada é investir nas mangas longas ou três quartos. Para que o look não fique pesado, recomendamos apostar em estilos de mangas diferentes e que deixem o visual mais despojado. Mangas transparentes, com efeito tattoo lace; mangas em tule, volumosas e bufantes; mangas com aplicações delicadas de strass ou outros estilos de pedraria.

Para as festas que ocorrem em estações mais quentes os vestidos de cores escuros também funcionam e, nesse caso, o importante é contar com tecidos leves, cortes que inspirem frescor  e mais transparências. Aqui entram os vestidos de festa tomara que caia, vestidos com alcinha, e todos os decotes que deixem a pele respirar, como o ombro a ombro, o decote canoa, o decote halter e os decotes cavados, na frente ou nas costas. Se irá apostar em um corpete ajustado, o melhor é combiná-lo com uma saia mais vaporosa, de tule, seda ou renda.

Curto ou longo?

O comprimento do vestido deve sempre estar em harmonia com o espaço e o estilo indicado pelos anfitriões. Para optar por um vestido de festa curto, por exemplo, é preciso ter certeza de que não há obrigatoriedade de um vestido de gala, e que o convite não especifica "passeio completo". Em enlaces durante a tarde ou que acontecem em um local mais informal, como um restaurante à beira-mar, um belo sítio ou um espaço no campo, é possível usar vestidos de festa curtos ou mídi.

Para os eventos noturnos, especialmente aqueles que terão uma atmosfera mais tradicional, o mais recomendável é optar por um vestido longo de festa preto, e se o clima pedir algo mais leve, pelo calor, a alternativa são vestidos com fendas, com corpetes fluidos – como nos vestidos modelo envelope – ou optar por decotes mais refrescantes, como o tomara que caia, em vestidos de festa com silhueta princesa ou sereia.  

Cuidados importantes: convidadas no altar

O preto está na lista de cores que não podem faltar no guarda-roupa, mas, quando se trata de um casamento, ela deve ser considerada com cautela. Para as convidadas que têm alguma função no enlace e que terão que subir no altar em algum momento – madrinhas, damas de honra, familiares do casal – o preto não é recomendado. Trata-se de uma tonalidade fúnebre e, pela tradição, o altar de um casamento deve estar repleto de cores claras ou mais alegres. 

A exceção ocorre quando os próprios noivos escolhem a cor como parte da sua identidade visual, e pedem que as madrinhas, por exemplo, vistam preto. 

O seu little black dress sempre será uma opção sofisticada para uma festa. Com um scarpin de salto agulha ou com uma rasteirinha; maxi joias douradas ou acessórios discretos, você poderá estilizar o look para que esteja de acordo com a ocasião. As 101 alternativas da nossa galeria mostram a versatilidade dessa cor, cabe a você escolher aquela que reflete o seu estilo pessoal e, claro, que esteja à altura da celebração.

Outros artigos que podem te interessar