Erick Ractz Fotografia
Erick Ractz Fotografia

Escolher o traje certo de padrinho é menos complicado do que pode parecer. A decisão deve considerar alguns detalhes da cerimônia, a começar pela estação do ano e a hora do dia em que ela acontecerá. A roupa também deve estar condizente com o local, tema e estilo da cerimônia, adequada à formalidade da união. Isto, além de restringir as opções, ajuda a identificar quais peças e acessórios podem ser incrementados ao visual. Assim como os modelos de vestidos de festa devem estar de acordo a essas informações, as roupas masculinas devem respeitar as regras. Atender ao tema da festa também é importante para que os trajes não fiquem estranhos na contraposição com a decoração do casamento.

Um smoking de veludo, por mais interessante que seja, não é a escolha certa para o verão e para uma celebração que não seja noturna. Assim como algo muito fresco e casual nada tem a ver com o clima de inverno em uma festa de gala. Vencidas estas primeiras burocracias das regras de etiqueta e código de vestimenta, é possível pensar nos estilos e como brincar com eles para um altar reluzente e bem vestido. Independente da escolha, é importante fixar que os padrinhos esteja de acordo com o que está vestindo o par celebrado ao altar.  

Café com Leite Fotografia
Café com Leite Fotografia

1. Rústico e/ou praiano 

Casamentos na praia e no campo são naturalmente mais casuais até por serem sinônimo de clima quente. Cores claras combinam melhor ao tom e à temperatura. Por conta da menor formalidade, até a gravata pode ser dispensada. Outra possibilidade é liberar shorts que façam uma composição com os ternos e os sapatos mocassins, se seguirem exemplo do noivo. 

Adilson Teixeira Fotógrafo
Adilson Teixeira Fotógrafo

2. Gala

Neste caso, a única aposta possível é o smoking. Os pretos de gola alta e gola xale são clássicos e, por causa de seu fechamento com botão único, a escolha natural. No entanto, considere o azul da meia-noite como substituto natural da cor. Ele tem aparecido no tapete vermelho e é mais do que uma tendência. Para casamentos que aconteçam mais cedo, considere um smoking claro. Acessórios simples em preto e branco são os melhores amigos: camisa branca e sapatos pretos, sempre. 

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

3. Formal sóbrio

Para uma cerimônia tradicional, com um visual mais formal dos padrinhos, o terno de três peças mais escuro ou smoking é uma boa pedida. Casamentos assim tendem a usar cores mais óbvias. Os clássicos são o preto, o azul marinho e o cinza escuro. Gravatas e abotoaduras tendem a fazer a diferenciação. Padrões sutis e clássicos se encaixam bem, como um risca de giz e um xadrez discreto. 

Camatti Eventos
Camatti Eventos

4. Formal colorido

Um estilo formal de casamento significa trajes formais: calça, camisa, terno e gravata. Nele, as cores neutras, como marrom e cinza, sempre funcionam bem. Mas por que não considerar as mais vibrantes? Afinal, a maioria da festa vestirá os tons comuns. Usar uma paleta mais variada nos padrinhos pode ser o detalhe que os diferencia dos demais, com gravatas borboleta também coloridas e/ou com texturas diferenciadas. O tom mais despojado trazido pelas cores pode abraçar bem a combinação com tênis branco. 

Seiva Fotografia
Seiva Fotografia

5. Vintage

O estilo vintage é a chance de reproduzir um visual ao mesmo tempo formal e moderno, sendo por isso o queridinho de hipsters e de quem gosta de provocar um pouco as convenções. Chapéu panamá, suspensórios, gravatas borboletas, meias coloridas ou com padrões divertidos, shorts formais e mesmo bengalas são alguns detalhes que agregam muito ao visual. Escolha peças-chave para chamar a atenção da produção, mas que não se anulem. Uma calça com algum estampado faz melhor combinação com camisa lisa e assim por diante. A decoração de casamento simples vai ser um ótimo pano de fundo para a produção mais fashion como essa.     

Beth Alvarez
Beth Alvarez

6. Extravagante

Aqui o smoking de veludo se encaixa, assim como sapatos com algum glitter, pedraria e bordados. Calças ou ternos estampados também ficam ótimos. Mas vale sempre a pena repetir: é preciso que o noivo também esteja nesta vibe para que tudo faça sentido. Nunca se deve ofuscar os protagonistas da noite. Anéis, colares e pulseiras chamativos também podem ser usados.   

Aroma de Canela Eventos
Aroma de Canela Eventos

7. Navy 

Terno, colete e gravata em azul ou azul marinho, com a camisa branca, fazem menção à moda navy, já tão bem sucedida e considerada um clássico. É aposta certeira para os padrinhos, que podem ainda colocar cor à roupa com um lenço e brilhos nas abotoaduras. É a escolha óbvia se a união tiver uma decoração de casamento azul

Dani Campos Fotografia
Dani Campos Fotografia

8. Ying Yang 

Usar as mesmas cores que o noivo só que em peças diferentes. Se ele usa um terno preto com gravata cinza, inverter as cores com as peças, o que resulta na gravata preta e terno cinza. Uma mudança boba, mas que faz muita diferença no resultado ao altar.  

T K Produções - Foto e Vídeo
T K Produções - Foto e Vídeo

9. Tons pastéis

Já que os homens do resto da festa provavelmente irão apostar nos tons neutros e fechados, os padrinhos podem ajudar trazendo a leveza dos tons claros ao ambiente. Azul bebê, bege, amarelo e cinza claros são algumas das dicas.

Vistabela Resort
Vistabela Resort

10. Tons de rosa

Por ser uma cor considerada feminina, por muito tempo o rosa esteve fora do guarda-roupa masculino. Mas ele agora está na moda, e cor não tem gênero! Os homens têm se rendido às peças em vermelho claro e todos os tons de rosa, e há casais que implementam a cor na composição pedida aos padrinhos.  

Como a roupa é a primeira forma de nos expressarmos com o mundo, nada mais justo que as vestimentas das pessoas queridas levem em consideração um pouco da personalidade delas. Mesmo dentro do dress code do casamento, é possível implementar detalhes e acessórios que coloquem um pouco de molho à produção. Assim fazem as madrinhas em seus vestidos de festa e devem fazer os padrinhos. Por mais que eles tendem a ter combinações mais neutras e tradicionais, ajudar a encontrar sua melhor forma, o que inclui a incentivar a pensar os penteados para casamento, é uma forma de cuidar e dizer que nos importamos com eles.