A hora de guardar o vestido de noiva e fazer as malas já se aproxima e, ainda que sua cabeça gire em torno do momento em que a música de casamento começará, anunciando o início da cerimônia, não devem se esquecer de que, para os noivos, as comemorações continuam após a festa, quando já estarão declarados marido e mulher. Além da satisfação de montar a casa que agora é o lar dos dois, vocês também têm uma bela etapa pela frente: a lua de mel!

Nem todos os noivos pensam em fazer uma viagem para os países mais populares do ocidente europeu, alguns procuram destinos menos conhecidos, mas com mistérios e cultura única. E se vocês se encontram nesse grupo e já decidiram que a Europa é o seu continente, mas ainda não sabem qual país irreverente será o cenário para os primeiros dias como casados, conheçam a Bulgária e vejam se será uma uma boa opção. Impossível não se encantarem.

Sofia, uma capital econômica

A capital do país é uma das cidades mais visitadas por turistas e uma das coisas que mais os atrai é o fato de ser uma viagem relativamente barata. A moeda local, o "Leve Búlgaro", não pesa tanto no bolso quanto o dólar ou o euro, já que também é possível encontrar uma programação romântica sem ter que gastar rios de dinheiro.

Sofia guarda beleza por suas ruas, com uma arquitetura bem particular, e é um local cheio de cultura. Para quem já imagina trocar o sapato de noiva branco por tênis e sair explorando a cidade e seus encantos, ela é perfeita. Ali não deixem de conhecer a Catedral de Alexandre Nevski, com suas clássicas cúpulas com cores pastéis, as Termas Centrais, onde fica o Museu da Cidade de Sófia, e a rota das igrejas: Igreja Russa de São Nicolau, Igreja de Sveta Paraskeva e a Sinagoga de Sófia.

E para quem, além da empolgação com os modelos de lembrancinha de casamento, se emocionou com as opções de menu e provas do bolo decorado de casamento, é provável que o gosto pela gastronomia de outros países seja um dos programas mais interessantes. Se a culinária ocupa um papel importante em suas vidas, será fundamental incluir paradas gastronômicas, como o restaurante The Happy Pig Food, com um dos chefes mais conceituado do país. Para um restaurante mais tradicional, escolham o Mehana Izbata.

Plovdiv, o passado e o presente

Para os amantes de História essa cidade é um prato cheio. Além de ter sido eleita a Capital Europeia da Cultura de 2019, a primeira vez que uma cidade da Bulgária ganha o título, Plovdiv é simplesmente a cidade europeia mais antiga ainda habitada, estudos antropológicos já determinaram que a cidade é habitada há pelo menos 6 mil anos, e vocês poderão passear por ela vivendo o seu romance e pensando nos milhares de casais apaixonados que já a percorreram com a mesma sensação, com suas ruelas cheias de cores e arte.

Uma das marcas da cidade são suas ruas de pedra, e vocês poderão deparar-se com muito edifícios do século XIX. O bairro antigo da cidade é uma mescla de várias épocas históricas e culturas, algo esperado de uma cidade que foi erguida durante o período neolítico, 4 mil anos antes de Cristo, e por onde já passaram várias civilizações. Muitas casas, as que pertenciam às famílias mais ricas durante o Renascentismo, foram transformadas em museus ou restaurantes.

Outro passeio encantador é se perder nas vielinhas do bairro antigo Kapana ou pela rua destinada a pedestres, a rua Knyaz Aleksandâr, programas imperdíveis para se fazer como casal. Aproveitem e parem em algum dos cafés para apreciar o dia.

Teatro Romano a céu aberto

O teatro a céu aberto é outro local com umas das paisagens que faz qualquer apreciador de história se apaixonar em Plovdiv. Em meio aos cenários montanhosos que cidade proposciona, esse antigo Teatro Romano, construído no século 2, se destaca. É possível visitar o local e produzir incríveis fotos a dois, já que as entradas são baratas, e ainda podem ter a sorte de assistir a um espetáculo ali mesmo, de danças típicas e shows de música búlgara!

Monasterio de Rila

Patrimônio Mundial da Unesco, este é o maior monastério ortodoxo de toda a Europa. Com a chegada ao local é fácil entender o motivo por ser considerado também um dos mais belos: suas pinturas ortodoxas enfeitam as paredes com suas cores vivas e chamativas.

Vai encantar principalmente os noivos que optaram por uma decoração de igreja para casamento que contava com flores e tonalidades intensas. Se apreciam arquitetura antiga e um ambiente diferente de tudo o que se encontra no Brasil, a visita valerá muito a pena.

Prontos para aproveitarem a festa, trocarem as frases curtas de amor no altar, se emocionarem ao celebrar esse amor com os melhores amigos e familiares? Então devem também estar preparados para o momento de tirar o traje e o sapato de noiva, respirarem fundo e embarcar em uma jornada a dois, tanto para descobrir o mundo, quanto para passar um tempo sozinhos e descobrirem também o melhor de ter um companheiro de aventuras! Se ainda não pensaram na primeira viagem dos noivos, essa é a chance, e vocês poderão fugir de todos os clichês na Bulgária!