Sim! Seus olhos vão se encher de lágrimas quando constatarem que os convites de casamento estão prontos, agora é contagem regressiva para o grande dia. Embora com um leve friozinho na barriga por tantas providências a tomar, é uma fase que traz uma felicidade inexplicável para a vida a dois.

Mas, por mais que o foco esteja nas planilhas da decoração do casamento e as várias visitas aos espaços, devem priorizar também a organização da viagem de lua de mel, ideal para começar a nova jornada com as energias renovadas e cheios de amor. Essa é também uma oportunidade única para realizarem um sonho em comum: conhecer um destino fantástico para mergulhar. Que tal começar a pensar nos locais perfeito para ver as belezas do fundo do mar?

Informações Importantes

Para os iniciantes, é possível fazer o mergulho de batismo, onde o instrutor conduz o mergulhador e a profundidade que não passa dos 8 metros. Nem sempre é necessário ir muito longe para explorar a vida marinha do fundo do mar. Aqui no Brasil há roteiros que podem ficar mais perto do que imaginam, o que torna a viagem possível mesmo que tenham poucos dias livres.

Geralmente todas as dispõem de equipamentos para alugar, inclusive roupas de mergulho caso não tenham. Conheçam lugares paradisíacos que tornam a aventura muito mais interessante.

Check-in Viagens e Turismo
Check-in Viagens e Turismo

1. Ilhabela (SP)

Com mais de 130 quilômetros de costa, a charmosa Ilhabela tem toda a infraestrutura para receber casais em lua de mel, restaurantes, diversos quiosques à beira-mar e pousadas românticas para ouvir uma frase curta de amor enquanto relaxam após mergulhar o dia todo. O Arquipélago de Ilhabela é uma das melhores áreas de mergulho do Brasil, formado por quatro ilhas, onze ilhotes e uma enorme quantidade de lajes e parcéis, possui um número enorme de navios naufragados que já são uma atração.

Com águas transparentes e calmas, sua rica fauna marinha, com baleias, golfinhos, tartarugas, raias, polvos, corais e várias espécies de peixes que instigam ao mergulho. É possível conhecer o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras de snorkel e nem há necessidade de ir de barco porque fica a poucos metros da praia.

2. Arraial do Cabo (RJ)

Situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é considerada a capital do mergulho pela perfeita visibilidade de suas águas cristalinas, que possibilita apreciar a vida marinha de snorkel num dos 30 pontos de mergulho ao redor. A cidade inspira mergulho e dispõe de  várias operadoras para cursos, caso queiram aprender a mergulhar de cilindro e admirar dezenas de corais, tartarugas marinhas, estrelas do mar, arraias pintadas e muitos outras espécies. 

Filipe Telles Fotografia
Filipe Telles Fotografia

3. Bonito (MS)

Um dos principais de polos de ecoturismo no Brasil, situada no Mato Grosso do Sul, o município de Bonito com atrações naturais inesquecíveis para uma lua de mel. Com uma fauna e flora exuberantes, e uma vegetação que mistura espécies do cerrado com espécies da Mata Atlântica, é possível ver diversas espécies de aves, repteis e outros animais, e ainda passear entre riachos e cachoeiras estonteantes, o atrativo principal para casais aventureiros.

Um dos passeios marcantes é a gruta do Lago Azul, conhecida mundialmente, onde já foram rodados filmes e novelas. O local tem cerca de 60 milhões de anos, e é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (tombada pelo Iphan) desde 1978. A possibilidade de conhecer um dos seus vários pontos para mergulhar ou apenas boiar, olhando o fundo com snorkel, é o que mais atrai os turistas em Bonito, e vocês não irão querer perder a Lagoa Misteriosa ou o Abismo Anhumas, a maior caverna do mundo aberta para mergulho.

Visa Club Turismo
Visa Club Turismo

4. Bombinhas (SC)

Outra referência entre os amantes do fundo do mar, Bombinhas é a única península do sul do Brasil ideal para a prática do mergulho, possui a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, o que lhe rendeu o título de Capital Nacional do Mergulho Ecológico.

Com mais de 20 praias em que águas transparentes, o local surpreende os mergulhadores. É o caso das praias do Mariscal, Canto Grande, Tainha e Quatro Ilhas, que possuem opções de mergulhos para principiantes ou para aqueles que têm mais habilidade. A cidade é bem desenvolvida na parte de serviços, com bons restaurantes, centro de compras com lojinhas e muitas alternativas de acomodações.

Oxtur Turismo
Oxtur Turismo

5. Abrolhos (BA)

Localizado a aproximadamente 65 km do litoral sul da Bahia, o arquipélago de Abrolhos tem cinco ilhas: Ilha de Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol e também a única habitada), Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Em quatro delas o desembarque é proibido, somente a Ilha Siriba é aberta à visitação e de forma totalmente programada e monitorada, medidas que visam proteger a fauna e a diversidade natural do local. Abrolhos tem paisagens maravilhosas, que poderão ser vistas desde o barco, e vocês podem programar um passeio de alguns dias, dormindo na própria embarcação e mergulhando o dia todo, uma aventura perfeita!

E, como se não bastasse a beleza natural que vocês irão vivenciar, entre julho e novembro, há mais um atrativo para visitar o arquipélago: as baleias jubarte. Cerca de 20 mil delas se deslocam para as águas de Abrolhos, que é considerado o maior berçário desses animais com aparência pré-histórica, únicas e lindas. A chegada da jubarte é sempre um espetáculo, e vocês poderão acompanhar desde o barco. Emocionante.

Se for a primeira vez que vão mergulhar procurem por instrutores capacitados para orientá-los. Nunca devem aventurar-se sozinhos em locais afastados se não tiverem experiência nem conhecimento da tábua das marés, ventos e correntes do lugar. Podem aproveitar o período e fazer um curso rápido e conseguir mais segurança nos passeios embaixo d’água. Saber que, logo após cortarem o bolo do casamento, um destino com águas cristalinas os aguardam será maravilhoso e muito tentador.