Depois de guardar o vestido de noiva e/ou o traje de casamento, é chegada a hora de pensar em outras roupas para fazer as malas e ir para a tão merecida lua de mel. Um dos destinos turísticos do momento fica próximo do Brasil, é a cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, batizada em homenagem à Cartagena, da Espanha. 

Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a cidade colombiana é famosa porque o centro histórico é cercado por uma grande muralha, construída no século 16 pelos espanhóis, que queriam proteger as riquezas da colônia. São 13 quilômetros de muros de pedras, então esqueça os sapatos de noivas altos, porque é preciso estar com calçados muito confortáveis para percorrer e aproveitar os atrativos que estão dentro e sobre os muros. E mais, foi eleita como o Melhor Destino para Lua de Mel na América do Sul 2019. O prêmio faz parte da premiação do World Travel Awards, uma espécie de Oscar do Turismo.

Clima

Para o casal que está preparando ou pensando em comemorar a união em Cartagena, é bom saber que chove entre maio e novembro, então alguns passeios, principalmente os de barco para visitar as ilhas, podem ser comprometidos pelo mau tempo, apesar de fazer calor o ano todo, um tempo incrível para passar em uma paisagem litorânea, e no verão esse calor aumenta.

Como chegar

Ainda não há voos diretos entre Brasil e Cartagena. As conexões mais comuns são as que passam em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) ou na Cidade do Panamá (Panamá). O aeroporto de Cartagena fica na área norte e está a poucos minutos do centro histórico e da área mais moderna. O monumento que dá as boas-vindas aos turistas é a Puerta del Reloj, uma torre de 30 metros de altura com um relógio do século 19. Neste artigo, separamos oito atrações que formam belos cenários históricos e naturais e que até inspiraram algumas obras do escritor Gabriel García Márquez.

1. Casas coloniais

O casal pode conhecer o centro histórico a pé ou aproveitar para fazer um passeio romântico de charrete. As casas coloniais são bem conservadas e ainda mantêm a tradição de ter flores nas sacadas, além de serem coloridas e usarem muitos móveis de madeira, como na decoração de casamento rústico. Muitas delas são restaurantes típicos, bares e hotéis. Os lampiões acesos, à noite, deixam o ambiente ainda mais encantador.

Sobre a muralha, há bares e cafés e um dos mais famosos é o Café del Mar, com música eletrônica com DJ e uma bela vista do pôr do sol. Vestidos de festa curto e trajes descolados podem entrar na mala para essa ocasião.

2. Catedral de San Pedro Claver

Na praça da cidade, no centro, há muitos restaurantes para conhecer a culinária local, como o arroz com coco e o lombo com molho de tamarindo, além dos pratos de frutos do mar, tudo acompanhado por um bom vinho. Um dos marcos é a Catedral de San Pedro Claver, com uma arquitetura preservada e que vale a visita para fazer muitas fotos a dois.

3. Las Bóvedas

Formada por 47 arcos do período colonial, o local era um quartel militar com arcos na arquitetura (as "bóvedas"), e hoje é funciona como um centro comercial, um mercado com várias lojinhas que vendem artesanato local para os turistas, que pode comprar suas lembrancinhas da viagem ali, e outros produtos, como roupas e comida. Também há bares e galerias de arte, e o prédio, uma bela construção antiga, também é um cartão postal que merece boas fotografias.

4. Forte e castelo

A fortaleza de San Felipe de Barajas fica a 20 minutos do centro histórico e o casal terá a oportunidade de ver a cidade de cima, além de visitar o castelo e alguns túneis do forte que começou a ser construído pelos espanhóis em 1536.

5. Bocagrande

Cartagena também tem uma área moderna, com prédios luxuosos, lojas e restaurantes gourmet, esse é Bocagrande, um bairro onde ainda também pode-se encontrar cassinos e clubs para as noites mais animadas da lua de mel. Há ainda uma praia com água quente e areia escura que pode ser apreciada e é usada por pescadores locais.

6. Convento Santa Cruz  de La Popa

Outro ponto turístico bastante procurado e que oferece uma vista panorâmica de Cartagena é o Convento Santa Cruz de La Popa. São 148 metros de altura de tirar o fôlego. Dentro da construção tem um pátio e grandes colunas ao estilo espanhol, que mostra a beleza arquitetônica da época e que é mantida até hoje. Se o par quiser ter mais sossego no local, é só planejar a visita para o fim da tarde.

7. Praça de Santo Domingo e a arte de Botero

Considerado um dos lugares mais agradáveis para passar uma tarde romântica a dois, a Praça de Santo Domingo é tão animada quanto é concorrida, independentemente do horário. Ali é possível sentar-se em uma mesinha, pedir cafés ou uma boa cerveja, e observar o movimento, já que também passam ali artistas de rua para animar ainda mais o passeio.  

Nessa praça também está Gertrudes, escultura doada por Fernando Botero e apelidada de “la gorda”, personagem que sempre aparece nas fotos dos turistas, um dos ícones artístico do país. 

8. Ilhas

Para aproveitar as praias e uma parte do famoso mar do Caribe, o trajeto precisa ser feito de barco. O passeio dura o dia todo, e os levera às Islas del Rosario e Isla Baru. Pela manhã, saem diversos barcos próximos da Puerta del Reloj, no Muelle de Los Pegasos.

As Islas del Rosario são compostas por 27 ilhas com areia branca e um mar com tantas tonalidades de azul que vocês irão se impressionar. Já a praia da ilha Baru, onde com certeza encontrarão vários vendedores ambulantes, é o lugar ideal para fazer mergulho e apreciar a gastronomia local.

A decoração do casamento e toda a festa, com certeza, foi inesquecível, e a lua de mel é a próxima parada da celebração a dois. Cartagena mistura o passado e o presente na dose certa para encantar casais apaixonados por viagens culturais e passagens paradisíacas, e está pertinho do Brasil. Vocês não irão se arrepender.