Fokka Fotografias

A Idade Média, ou Era Medieval, é um período de quase mil anos que se iniciou no ano de 476 e durou até o ano de 1492, quando houve a transição para a Idade Moderna. Uma era que marcou também a moda, embora, até no começo, ainda carregasse tendências recatadas da antiguidade. A partir do ano 1100 a moda foi transformando-se e trouxe feminilidade e sofisticação, permitindo que as mulheres mostrassem mais o corpo. Nessa era, os decotes começaram a ser mais ousados, tanto em trajes do dia a dia quanto em modelos vestidos de festa, que ganharam também ornamentos e detalhes relevantes.

Os ornamentos como braceletes, colares e ornamentos de cabelo, assim como corpetes ousados eram cada vez mais vistos e tiveram vida longa. Até hoje, a tendência valoriza os vestidos de noiva, o estilo de joias que são inconfundíveis e os penteados de casamento que são peculiares da época. Muito em alta nas últimas temporadas de desfiles internacionais, o look medieval tem seduzido pelo seu caráter atemporal e elegante. Se deseja seguir o gênero e fugir totalmente de um look convencional, veja o que não pode faltar no seu visual.

Atelier Girardi

Espartilho

Na Era Medieval as mulheres passaram a mostrar mais sua silhueta, o que fez que surgissem os bodies, também chamados de corset, que eram feitos de barbatana de baleia e amarrados nas costas para que “moldassem” o corpo. Há muitas formas de incluí-los, com certeza não podem ficar de fora de um modelo de vestido de noiva medieval. Mas com cuidado: se antes as mulheres os utilizavam para dar forma ao corpo, hoje nenhuma mulher deve manter-se escrava de uma silhueta de boneca. Use um espartilho com um belo vestido de noiva sereia apenas se for cômodo para você.

Rosa Clará

Mangas largas

Característica forte no look medieval são mangas imponentes, de sino ou bufantes, elas são um traço característico no recorte. Caso tenha escolhido um vestido de noiva de renda, a manga poderá ser num tecido liso como o voil ou mousseline para criar um contraste com o espartilho.

Cintia Halfen Makeup

Saias esvoaçantes

Geralmente a saia começa a partir do quadril ou seja aonde termina o espartilho, o ideal é o recorte evasê, e prefira tecidos finos que tragam fluidez  ao caminhar, e que proporcionam delicadeza ao modelo. Nada impede que use uma saia mais volumosa, mas a tendência forte do look é a saia ser mais discreta.

Recanto Paraíso

Tiara

Tanto a tiara, o headpiece ou o headband são peças chave no seu look medieval, não podem ficar de fora. A escolha do acessório dependerá do contexto usado no estilo da festa. Para uma decoração de casamento simples diurna, prefira joias delicadas que entrem no conceito; já para as mais sofisticadas, em festa durante a noite, é permitido ressaltar os acessórios com brilhos e pedras. Juntamente com o modelo de penteado de casamento correto, as tiaras arrematam a identidade visual com charme, trazendo maior graça ao look.

Atelier Girardi

Cabelos

A ideia é seguir o estilo e assumir a identidade medieval então o penteado solto de casamento é o indicado, e com o uso de um acessório específico será perfeito e gracioso. Porém, as tranças não são descartadas, aliás eram muito usadas nesse período com pontos de brilhante ou com uma fita para destacá-las. Mas novamente é importante ressaltar: sempre precisam estar em harmonia com o horário e a tendência do dia.

Acessórios

Diversas opções interessantes que se adaptam a um look medieval, a pulseira corrente que se une ao anel, pulseira escrava, colares com um grande medalhão, que sempre devem acompanhar o tipo de decote. Tendo como inspiração a última novela épica da Rede Globo, “Deus salve o rei”, se podia ver os acessórios usados nessa época tão característica, que foram inspiração para acompanhar modelos ousados e mesclando o passado com a modernidade dos dias atuais.

Celeiro Villa Mandacarú

Embora a saia bem comprida seja indispensável à época, o sapato branco de noiva também poderá estar caracterizado, modelos com um trançado na perna do tipo espadrille, por exemplo, se adequam bem ao conceito. O tipo de salto dependerá da natureza da cerimônia, assim como o buquê de flores que poderá ser adaptado ao conjunto do traje e ao contexto do evento. Obviamente, sempre seguindo o modo de ser e gostos individuais da grande protagonista.