Vander Zulu Fotografia
Vander Zulu Fotografia

Com o dia do casamento cada vez mais próximo, muitos casais podem ficar mais nervosos, até estressados, ainda mais se houver alguma mudança no planejamento, e o corpo também reage a tudo isso. Imprevistos acontecem e é muito natural sentir ansiedade nesse período pré-casamento, porque é um dia para ser memorável, e o que os noivos mais querem é que tudo saia perfeito. Não é por acaso que há tantas provas do vestido de noiva, por exemplo, até chegar nos ajustes finais nas vésperas do grande dia.

Um dos itens da lista de preparativos é o penteado do casamento que, geralmente, é pensado para combinar com o estilo da protagonista e, claro, também em harmonia com o clima da festa. Então, é importante ter um cabelo saudável no dia C para que o penteado fique bem feito e impecável para as fotos.

C Figueiredo Fotografia
C Figueiredo Fotografia

Fora ansiedade! Seu bem-estar é essencial

Uma das principais razões para a queda do cabelo é o estresse, porque acaba sendo um sinal de algo que não está legal e precisa ser solucionado o mais rápido possível. Por isso, massagens relaxantes, banhos, terapia e tirar um tempo livre para fazer o que gosta são maneiras de não deixar a mente presa em problemas. Manter o controle das emoções, facilita a redução do estresse para, então, começar um tratamento capilar.

A ansiedade e o estresse causado por ela também podem ter como consequência coceiras na cabeça, escamação e até feridas. Isso tudo é ocasionado pela dermatite seborreica que enfraquece e afeta a pele do couro cabeludo, fazendo com que os fios caiam com mais frequência. Mesmo se você optar por um penteado simples para o casamento, se sente que é ansiosa, é bom começar antes um tratamento para evitar problemas mais sérios futuramente. Afinal, não podemos nos cuidar só para o grande dia, não é mesmo?

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

Fatores genéticos

A queda do cabelo ainda se justifica por fatores genéticos. Sendo assim, procurar um dermatologista especialista é importante para que você faça o tratamento específico para o seu caso. A falta de ferro ou zinco no organismo também deixa o cabelo mais fraco e quebradiço. Os penteados de casamento para cabelos curtos são, teoricamente, mais fáceis de fazer e mais difíceis de notar a queda, em comparação, as noivas que conservam as suas melenas grandes, especialmente com o objetivo de ter um  penteado de noiva para cabelos longos, por conta de serem presos ou mexidos mais vezes, acaba caindo mais. Vale observar o tamanho, a textura e os cuidados diários que você toma com a sua saúde e com seu cabelo.  

Tarik Dhiego Fotografia
Tarik Dhiego Fotografia

Cuide do que come

Você pode até querer um bolo decorado de casamento que conte com os ingredientes que, apesar de deliciosos, não inspiram saúde, mas ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para os fios é a primeira solução para quem sofre com a queda. Alguns alimentos que ajudam no crescimento e no fortalecimento do cabelo são: ovos, peixes (como salmão e atum), frango, peru, arroz integral, nozes, levedura de cerveja, brócolis, e sempre investir em muitas frutas.

Simbora Festejar Buffet
Simbora Festejar Buffet

Tratamentos caseiros

  • Leite de coco

Um produto querido atualmente é o leite de coco. Há embalagens específicas para os cabelos em supermercados e farmácias. Para potencializar o efeito, tente misturá-lo com cenoura. É só bater os dois ingredientes no liquidificador e aplicar a pasta no cabelo úmido e deixar por alguns minutos. Eles são ricos em vitamina B, o que garante nutrição e crescimento aos fios, e o leite de coco também é muito usado como hidratante natural para o corpo.

  • Urtiga

Muitos shampoos e cremes são preparados com a planta medicinal chamada urtiga. Vale procurar por produtos com esse componente porque ele também ajuda nessa tarefa de cuidado com o cabelo.

  • Vinagre de maçã

Um outro item que ajuda a dar brilho e ainda evita a caspa e a coceira, que pode ser causadora da queda, é o vinagre de maçã. Você pode aplicá-lo e esquentar com uma touca para que o efeito se potencialize. Lembrando que é bom lavar bem o cabelo para evitar o cheiro forte do ingredientes.

  • Babosa

A receita mais famosa quando se trata de reparar e nutrir os fios é a da planta babosa. Ao retirar o gel da planta, precisa diluí-lo em água quente, massagear o cabelo úmido com a mistura e enxaguá-lo com água morna para usar o shampoo depois. O que se recomenda é fazer esse procedimento duas por semana.

Eles também devem se cuidar

Para os homens, detectar a queda (aquela que aparece em determinados momentos, e não a genética, que pode levar à calvice) pode ser mais difícil, porque a maioria deles tem cabelos curtos, mas é fundamental estar atentos, e perceber se, durante a organização, existe mais queda dos fios. Todas essas dicas servem tanto para as mulheres quanto para os noivos, afinal, eles também devem se cuidar para o grande dia, e podem perfeitamente recorrer a esses tratamentos caseiros se tiverem problemas com a caída devido ao estresse do dia C. 

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

É bom ressaltar que antes de qualquer tipo de tratamento caseiro, é importante procurar a associação de dermatologia do seu estado para consultar e verificar quais são as melhores alternativas para o seu caso. Será incrível estar com o cabelo impecável no momento do "sim" e quando estiver na pista, dançando as músicas no casamento sem estresse, só alegria, mas todas essas dicas devem valer para o seu cotidiano, para antes e depois do seu enlace.