Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem
Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem

As madrinhas ganham destaque na celebração do casamento porque são escolhidas com todo carinho pela noiva para estar ali, juntas, na hora do aguardado “sim”. Elas atravessam o corredor de entrada da cerimônia, estão presentes em fotos com o casal na decoração do casamento, ficam no altar ou na primeira fileira. Ou seja, estão sob o holofote também e querem estar impecáveis no grande dia. Além de organizarem a despedida de solteira e o chá de lingerie, e colaborarem com o que a noiva precisar, as madrinhas pensam no vestido de festa, no penteado e na maquiagem. Como destacar a beleza em meio a tantos tutoriais e novidades do setor de cosméticos?

Uma dica crucial é escolher as cores da make de acordo com o tom de pele, da cor do vestido e com o horário marcado para a cerimônia e festa. Lembrar de usar maquiagem à prova d’água porque viverão momentos emocionantes e spray fixador no rosto para prolongar a duração. Há noivas que seguem o estilo americano de escolher uma cor de vestido para as madrinhas e às vezes opinam sobre a maquiagem para que todas estejam com um visual harmonioso. Então, vale verificar com a noiva e até combinar com as outras madrinhas, se for o caso.

Plano Perfeito Eventos
Plano Perfeito Eventos

A “regra” clássica

Ninguém é obrigado a seguir regra nenhuma, mas se você foi convidada para ser madrinha e está com dúvidas sobre a maquiagem, é só pensar em cores mais suaves para casamentos de dia e tons mais escuros para a noite. Aquela ideia de usar sombra escura com batom claro ou sombra clara com batom escuro funciona e é atemporal.

A técnica do olho esfumado para disfarçar linhas das sombras e fazer um dégradé de cores fica ótimo para todas as idades. O batom vermelho é bem tradicional entre as madrinhas. A questão é evitar a poluição visual para ter um equilíbrio no look completo.

Villa Boa Vista
Villa Boa Vista

Marrom é a cor coringa

Sejam jovens ou mais maduras, as madrinhas são certeiras quando escolhem tons de marrom, terrosos, dourados e acobreados nas maquiagens. Essas cores da mesma “família” da paleta ornam com qualquer estilo de casamento e tom de pele. As de pele branca podem optar por tons de pêssego e as de pele negra ficam deslumbrantes com dourado e alaranjados. A intensidade das cores é que vai definir o equilíbrio da make.

O foco da maquiagem acaba sendo os olhos e a boca, mas a pele precisa estar hidratada e saudável. É importante usar uma base, um corretivo e um pó compacto correspondente ao tom de pele. O blush em tons rosados combina com maquiagem para madrinhas, independentemente da cor dos modelos de vestidos de festa. Iluminador pode ser usado sem medo e o contorno para sombrear a lateral do rosto e afinar ângulos desejados. Não se esqueça do rímel para arrematar a produção dos olhos e se quiser, pode colocar cílios postiços par aquele olhar marcante.

Rise Lopes Foto
Rise Lopes Foto

Combinações

Confira esta lista que preparamos com sugestões para combinar a cor do vestido com os tons da maquiagem.

  • Vestidos vermelhos ou marsala: o clássico olho preto com batom nude ou até mesmo o batom vermelho de outro tom do vestido de festa vermelho. Pode apostar ainda no batom vinho e na sombra dourada que garantem sucesso. O marsala fica perfeito também com rosa.
  • Vestido rosa: a sombra preta esfumada com dourado quebra a expectativa e fica linda com vestidos em tom de rosa mais escuro. Make rosa, roxa ou vinho combina com todos os tons da roupa, até com os vestidos da paleta do bege.
  • Vestido azul: aqui o batom vermelho é o grande destaque. Nos olhos, basta um delineado preto ou marrom e sombras claras. Também pode ousar com sombras azuis ou verdes e batom nude, sem problema. Tanto o dourado quanto o prateado combinam com vestido de festa azul.
  • Vestido verde: tons terrosos, como falamos, além de pêssego, laranja e dourado ficam lindos com vestido verde dos tons mais escuros aos mais claros, como verde-água. Para a boca, pode escolher sem medo as cores pêssego, marrom, marsala ou vermelho.

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

No fim, o fundamental é se sentir bem sendo testemunha do amor do casal e brilhar na festa, sem ofuscar a noiva: vocês podem brilhar juntas. Que todas estejam na mesma sintonia de aproveitar o momento com alegria e se sentirem bonitas, elegantes e felizes. Quem sabe é uma das madrinhas que vai pegar o buquê de flores? Boa sorte e boa festa!