Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Exames pré-nupciais: saibam quais são e entendam a sua importância

Seja para saber como vão de saúde (especialmente se desejam ter filhos) ou para prevenir-se de qualquer doença que possam passar para o(a) futuro(a) esposo(a), os exame pré-nupciais são importantes. Amar também signifca se cuidar.

A vida sexual do casal não precisa ser um tabu, e falar abertamente sobre o tema é o primeiro passo para que os cuidados façam parte da rotina de homens e mulheres. Todos os adultos com a vida sexual ativa podem ter chances de terem contraído ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e é importante que tanto você quanto o seu parceiro ou parceira estejam conscientes sobre a sua saúde antes de embarcar em uma nova etapa da vida de casal. Hoje em dia esse é o objetivo principal dos exames pré-nupciais, mas não é o único. Eles também servem para que casais que desejam ter filhos comecem a analizar as suas possibilidades desde uma persperctiva médica de saúde reprodutiva. Saibam mais sobre os exames para agendá-los sem receio.

 

Histórico familiar e origem dos exames

Os exames pré-nupciais surgiram como uma forma de preparar o casal para a maternidade e a paternidade, por meio um check up geral nas duas pessoas. Não estranhem caso, na consulta, o médico também pergunte sobre o histórico de saúde da sua família, se há casos de doenças hereditárias, por exemplo. Isso ocorre para que o casal tenha consciência de possíveis enfermidades que podem ser passadas para os filhos.

Os exames também testam a fertilidade do casal, que pode ser um fator delicado para as relações e, por isso, tão importante. 

Prevenção: melhor remédio

Um diagnóstico precoce de qualquer doença significa sempre melhores chances de cura e tratamentos completos. Realizar esses testes é uma forma eficaz para excluírem os riscos ou qualquer susto. Além disso, muitas doenças não são facilmente transmitidas, podendo estar incubadas em um dos dois. Assim, quanto antes souberem, mais garantias de que seu par possa não ser infectado. Cuidar da saúde é responsabilidade de todas as partes envolvidas, as duas pessoas que irão subir ao altar devem, juntas, realizar os exames necessários.

Exames para o casal:

  • HIV, sífilis e HPV
  • Sanguíneo geral: anemia, glicemia, colesterol, triglicéridos, tipo sanguíneo, hepatite
  • Urina e fezes

Exames para o homem:

  • Espermograma (todas as idades)
  • Exame da próstata (acima de 40 anos)

Exames para a mulher:

Exames ginecológicos e de prevenção:

  • Colposcitologia
  • Ultra-sonografia transvaginal ou Ultra-sonografia Pélvica
  • Ultrassom da mama ou mamografia
  • Papanicolau
  • Colposcopia oncótica

Essa é uma lista geral dos exames que são pedidos. É importante salientar que cada profissional de saúde pode ter uma lista própria de exames pré-nupciais a serem realizados. E podem orientar o casal de acordo com as necessidades que perceberem. 

Muitos casais, especialmente o que vivem juntos, já têm uma rotina de exames bem estabelecida, cuidando da saúde e da saúde sexual com responsabilidade. Ainda assim, essa é uma boa oportunidade para colocar em dia aquelas consultas médicas que vão sendo adiadas. Não é preciso ter pressa, mas abram espaço na agenda para os exames pré-nupciais. E para os casais que ainda não iniciaram a sua vida sexual, os exames são ainda mais importantes, já que os profissionais também podem orientá-los para práticas seguras e todas as dúvidas que podem ter. Cuidar-se também é um gesto de amor.

Outros artigos que podem te interessar

  • Dicas para evitar ou eliminar a queda de cabelo
    Tratamentos
    Dicas para evitar ou eliminar a queda de cabelo
    A ansiedade para o dia C é natural, mas o estresse causado por conta dos preparativos pode afetar a saúde do casal e a queda do cabelo é um dos sintomas. Confira os tratamentos para evitar ou acabar de vez com esse problema.
  • Alimentos que aliviam a tensão pré-casamento
    Tratamentos
    Alimentos que aliviam a tensão pré-casamento
    É a decoração, o orçamento, a dieta, o vestido etc. Tudo é motivo para perder a paciência e, mas alguns alimentos que aliviam essa tensão pré-casamento e podem te ajudar muito nesse momento.
  • Tratamentos e cuidados para a noiva
    Tratamentos
    Tratamentos e cuidados para a noiva
    Toda noiva quer estar estonteantemente linda no dia de seu casamento. Para isso, alguns tratamentos e cuidados são necessários ao longo de todo o ano que antecede o grande dia.
  • Itens essenciais para a noiva colocar em seu nécessaire
    Tratamentos
    Itens essenciais para a noiva colocar em seu nécessaire
    A protagonista do enlace precisa estar preparada para qualquer situação, desde a cerimônia até o final da festa, passando pela lua de mel. Uma boa maneira é ter um acessório apropriado para guardar tudo que for necessário. Saiba mais!
  • Dicas para a maquiagem das madrinhas
    Tratamentos
    Dicas para a maquiagem das madrinhas
    Horário da cerimônia, estilo da festa, cor do vestido. Muitos detalhes são levados em consideração para as madrinhas estarem lindas junto à noiva. Reunimos algumas dicas de make para brilharem também.