Quando estamos apaixonados somos acometidos por um ótimo sentimento de que tudo dará certo, de que nada nem ninguém poderá acabar com a felicidade a dois que aos poucos se constrói. Essa dose de otimismo é essencial sempre, e o amor é um dos grandes responsáveis por fazer essa sensação crescer. Mas isso também não quer dizer que devam ignorar cuidados essenciais, principalmente as prevenções para manter a saúde dos dois. Os exames pré-nupciais, ainda que pareçam negativos, são indispensáveis. Se decidiram tomar esse importante passo na vida de casal e estão prestes a enviar os  convites de casamento, é fundamental já começarem a marcar alguns exames. Não é preciso ter pressa, podem se dedicar tranquilamente à procura do vestido de noiva e do traje de noivo, mas entre uma degustação e uma visita ao fornecedor das lembrancinhas de casamento, abram espaço na agenda para os exames pré-nupciais. Te explicamos as razões. 

A importância dos exames

Ainda que alguns queiram ignorar e apenas se aterem aos pensamentos de que nada irá acontecer, a verdade é que as chances de tanto o noivo como a noiva terem contraído DSTs durante a vida são reais. E para ter um diagnóstico precoce e, assim, aumentar as chances de cura, é preciso realizar testes para excluírem os risco que podem estar correndo. Além disso, muitas doenças não são facilmente transmitidas, podendo estar incubadas em um dos dois. Assim, quanto antes souberem quem pode ter ou não alguma enfermidade, podem garantir que seu par não seja também infectado. É verdade que a busca do modelo de vestido de noiva é importante, mas tentem dar uma certa prioridade aos exames pré-nupciais antes do dia C. 

Façam juntos

De nada adianta apenas um dos dois se responsabilizar por essa importante tarefa, que vai muito além dos preparativos para o enlace e a busca pelos modelos de lembrancinhas de casamento ideais. Os dois devem, juntos, realizarem todos os exames necessários. E não pensem que os exames servem apenas para detectar possíveis DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), eles servem também para que casais que queiram ter filhos possam saber se estão saudáveis, se ambos são férteis. Os exames recomendados são os seguintes:

Exames para o casal:

  • HIV, sífilis e HPV
  • Sanguíneo geral: anemia, glicemia, colesterol, triglicéridos, tipo sanguíneo, hepatite
  • Urina e fezes

Exames para o homem:

  • Espermograma (todas as idades)
  • Exame da próstata (acima de 40 anos)

Exames para a mulher:

Exames ginecológicos e de prevenção:

  • Colposcitologia
  • Ultra-sonografia transvaginal ou Ultra-sonografia Pélvica
  • Ultra-som da mama ou mamografia
  • Papanicolau
  • Colposcopia oncótica

Não tenham medo

O importante, nessa hora, é não deixar o medo te dominar. Hoje em dia, com o avanço da medicina, muitas das doenças sexualmente transmissíveis possuem cura ou tratamento que proporciona uma longa com qualidade, sem restrições. O importante é poder detectar qualquer que seja a doença com antecedência. Continuem sonhando com as flores para casamento que irão alegrar o espaço, ou então com as frases curtas de amor que querem incluir no convite, não deixem que esses exames atrapalhem a magia que a festa traz.

Quando a música para casamento tocar marcando o início da festa, coloquem o sapato de noiva e o traje completo do noivo com a certeza que não serão pegos de surpresa por algo que poderia ter sido resolvido há muito tempo, com uma solução mais simples. Afinal de contas, quando o amor está presente, qualquer problema pode ser facilmente resolvido e contornado.