Deise Lennert Fotografia

O cuidado da pele do rosto é um grande amigo da beleza e neste dia tão simbólico você tem que explorar tudo o que possa torná-la ainda mais bonita e atraente. Para uma imagem deslumbrante, a maquiagem correta e o penteado de casamento são grandes aliados, mas se a pele não estiver perfeita não terá o mesmo efeito para a aparência. Fatores externos que afetam diariamente nossa pele, como o frio, poluição, calor excessivo, mudanças bruscas de temperatura, podem dificultar o equilíbrio que a pele necessita.

Portanto é fundamental conhecer o tipo de pele facial ou tipo de cútis e estar atenta a uma alimentação saudável, hidratar-se e usar produtos específicos para o seu tipo de pele. A pele maltratada pode desconstruir a maquiagem e seu visual, assim como um sapato de noiva que não combine ou que seja feio sem nenhum charme pode abalar um vestido de noiva curto incrível. Portanto, conheça seu tipo de pele para poder cuidá-la da forma correta. Separamos cada tipo de pele para que saiba adaptar os cuidados.

Seca

Destaca-se pela falta de hidratação, mostra uma textura pouco maleável e tem pouca oleosidade. Com frequência pode ter irritações e são mais propensas a ter rugas prematuras. É o tipo de pele que não retém a quantidade necessária de água, por normalmente produzir menor quantidade de lipídios, é pouco elástica e descama facilmente. Requer cuidados específicos tanto para a pele do rosto como do corpo, evitando assim que o vestido de noiva sereia com um profundo decote atrás não perca a graça por estar com a pele das costas e dos ombros ressecada.

  • Dica: Prefira sabonetes com glicerina e ceramidas, óleo para banho de uva e com vitamina E. Creme hidratante com manteiga de karité e óleo de amêndoa. Não use produtos com álcool, com ácido salicílico e procure não fazer esfoliação.
Nelson Campos Fotografia

Oleosa

É a pele que produz maior quantidade de óleo acarretando poros excessivamente abertos e o aparecimento de espinhas e cravos. A pele oleosa, geralmente, é proveniente de fatores genéticos, mas o estresse, mudanças hormonais ou algum medicamento poderá provocar maior produção de sebo. Se a oleosidade for muito intensa deverá procurar um dermatologista com antecedência para que nas fotos do vestido de noiva você não fique mais "brilhante" que o vestido.

  • Dica: Gel de limpeza específico para pele oleosa ou sabonete com ácido salicílico e enxofre. Loção adstringente e protetor solar "oil free". Evite lavar o rosto com água quente que acelera a produção de óleo.

Normal

É a pele balanceada, bem hidratada naturalmente é a pele que todas desejam, semelhante a pele de um bebê. De aspecto liso, tem elasticidade e está sempre bem hidratada e protegida porque produz a quantidade necessária de óleo sem deixá-la com aparência gordurosa. Apresenta os poros fechados e sua principal característica é a suavidade proporcionando uma cútis rosada e aveludada. Não possui manchas e é perfeita para a mulher que deseja um penteado preso para o casamento deixando o rosto bem à mostra.

  • Dica: Limpe a pele diariamente com sabonete facial, tonifique com produtos neutros e passe hidratante, convem incluir o uso diário de água termal. Pode esfoliar até duas vezes por semana.
Fábio Fontes Fotografia

Mista

A pele mista, como o nome já diz, apresenta oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo) onde os poros são mais dilatados, e no restante do rosto a pele é normal ou seca (ao redor dos olhos, bochechas e boca). Muito comum, deve ser cuidada com produtos específicos para cada região.  

  • Dica: Utilize um tônico adstringente na zona T ou partes oleosas e, um hidratante para pele mista em gel ou loção com ácido hialurônico no restante o protetor solar deve ser oil free e aplicado sob todo o rosto. Evite sabonetes abrasivos com excesso de espuma.

Sensível

Embora esse tipo de pele não seja reconhecida pela Sociedade Brasileira de dermatologia, é também comum a muitas mulheres. É a pele que sofre com temperaturas extremas, com a poluição, ventos fortes e até o uso de produtos inadequados. Além de frágil poderá ficar inflamada e irritada e muitas vezes, necessita do acompanhamento de um dermatologista. Você não vai querer que nas fotos da entrada da igreja ou do momento de cortar o bolo decorado de casamento seu rosto apareça cheio de alergia.

  • Dica: Sabonete líquido com glicerina, gel de limpeza para pele sensível, produtos hipoalergênicos. Para hidratar prefira produtos com baixa concentração de vitamina C e que contenha aloe vera. Evite produtos à base de álcool, uréia e esfoliante.
Monique Angelis Fotografia

Agora que já sabe como cuidar da pele e garantir um visual perfeito, se concentre em manter uma  alimentação saudável e muita hidratação para ter a energia que precisa para planejar e organizar a decoração do casamento dos seus sonhos. Uma dieta balanceada e sadia evitará fazer um esforço enorme para poder dançar todas as músicas da festa do casamento.