Depois de passar pelo delicioso processo de escolher seu vestido de noiva, chegam as outras etapas – igualmente encantadoras – para montar o look completo: selecionar o buquê de flores, sapato, maquiagem e, obviamente, o penteado.

As noivas que possuem o cabelo comprido podem ousar bastante e deixar rolar a criatividade na hora de escolher o penteado perfeito. São muitas opções para esses tipos de cabelo, já que o comprimento longo permite coisas mais elaboradas.

Apenas lembre-se de ir mantendo-o hidratado nos meses que antecedem a festa, isso faz toda a diferença para que no grande dia ele esteja com um aspecto totalmente saudável e bonito, porque sabemos o quanto as pontinhas dos cabelos longos acabam ficando facilmente secas e desidratadas.

Confira algumas dicas dos tipos de penteados possíveis para suas longas madeixas.

Totalmente preso

Se você tem um cabelão, mas mesmo assim quer deixá-lo totalmente preso não há problemas. Um coque (o mais tradicional dos penteados presos para casamento) fica extremamente rico e cheio, além de ser um dos mais pedidos modelos de penteado de casamento. Se você é uma noiva mais clássica, sem dúvidas cairá super bem, já que é elegante e garante mais segurança durante todo o evento – você poderá dançar todas as músicas para festa de casamento sem se preocupar se arruinou o penteado.

O rabo de cavalo também é uma excelente escolha, já que possibilita ao mesmo tempo um ar de bem arrumado e deixa em evidência todo o cabelão, ideal para noivinhas mais modernas.

Trança

A tendência das tranças voltou com tudo para ficar de vez e, desde sempre, encontramos inúmeros modelos de penteados com trança para casamento. As moderninhas boxeadoras vêm, literalmente, fazendo a cabeça das mais antenadas, e são ideais para os cabelões. Porém são mais adequadas para casamentos um pouco menos tradicionais, pois levam uma onda mais informal e alternativa.

As tranças espinha de peixe têm um ar super clássico e podem ser, sem dúvidas, usadas em casamentos tradicionais. Já as famosas laterais embutidas - que deixam o cabelo praticamente todo preso -são a cara das noivas cabeludas românticas. E finalmente, a mais simples das tranças, a tradicional lateral, é uma boa escolha para as noivas boho e rústicas.

Parcialmente preso

Os penteados com cabelo semi-preso são lindíssimos, românticos e cheios de personalidade. Perfeitos para cabelos de todos os tipos e comprimentos, pois ao mesmo tempo que os deixam livres e com liberdade, os mantém em um bom formato. São muitas as opções na maneira de prendê-lo e ficam ainda mais charmosos junto com algum tipo de acessório. Ótima escolha de penteado para festa de casamento de todos os estilos.

Acessórios

Se você é das que gostam de acessórios, não se limite na hora de procurá-los. Há inúmeras opções para cada tipo de casamento e penteado. Para as noivas mais boho há as headbands, que podem ir por cima do cabelo solto, parcialmente preso ou também com uma trança. Existem opções desde as mais rústicas de couro até os de correntes com pedras e cristais, que são ainda mais lúdicos. E sempre harmonize os ornamentos com o traje. Se você usará, por exemplo, um vestido de noiva plus size, opte por acessórios mais minimalistas.

Outra ideia são as flores, enfeitando as famosas coroas ou tiaras, perfeitas para um look rústico. Para as mais românticas, as flores únicas e mais delicadas são perfeitas, podendo igualmente dar o acabamento do penteado totalmente preso ou parcial. E para as clássicas, o tradicional véu de noiva se aplica perfeitamente em cabelos presos com coques, ou se quiser inovar um pouco, pode colocá-lo sobre uma linda trança.

Escolher o penteado perfeito é como escolher o sabor do bolo de casamento: exige paciências e muitas degustaões. É importante sempre lembrar de realizar os testes de penteado com o profissional escolhido antes do grande dia, assim você terá uma visão real se o que você imaginou ficará adequado em seu rosto. Deixe a imaginação rolar solta, e escolha o penteado para casamento que mais te enche os olhos e te transforme na noiva que sempre sonhou em ser!