Os Berôs Fotografia
Os Berôs Fotografia

O rosto da protagonista estará em destaque no grande dia e uma maquiagem bem feita, mesmo que tenha um efeito mais natural, ressalta o sorriso, o olhar e a alegria de se unir ao par. Como toda técnica de beleza, alguns erros podem causar um resultado diferente do esperado, exagerar imperfeições que prefere disfarçar ou não estar de acordo com a sua personalidade, estilo e preferência. O look nupcial pode ficar comprometido e não agradar a quem interessa: você! Para ajudar com isso, é sempre bom contar com um maquiador profissional, além de se atentar ao que separamos nesta lista com erros básicos que podem ser evitados.  

Claudinei Moura Fotografia
Claudinei Moura Fotografia

  • 1. Não preparar a pele

Antes de começar a maquiagem do casamento, é importante preparar a pele para receber os produtos. Hidratante, protetor solar e primer são itens indispensáveis para deixar a pele uniforme e pronta para a maquiagem e para o grande dia. 

  • 2. Tom errado de base

A escolha do tom certo da base é crucial para que a pele esteja uniforme e reluzente para receber os outros produtos. Recomendamos fazer os testes de tons anteriormente com o maquiador para saber qual é o certo para você, porque a ideia da base é disfarçar as possíveis manchas e imperfeições e deixar a pele com aspecto natural. Uma outra dica é verificar se o mesmo tom serve tanto para o inverno quanto para o verão, o que depende se a sua pele fica mais bronzeada na estação mais quente.    

  • 3. Não passar a base no pescoço

Um erro que pode ser evitado se virar um costume é o de passar a base no rosto e no pescoço, especialmente para as noivas que vão usar vestidos tomara que caia, com decote em V ou canoa. Como a luz do ambiente e a dos flashes dos fotógrafos estarão em vocês, com certeza não irão gostar de ter uma diferença no tom de pele do rosto e do pescoço e colo. Por isso, vale lembrar deste detalhe.

Brandão Foto e Filmes
Brandão Foto e Filmes

  • 4. Maquiagem inadequada para o horário 

Aqui vale a máxima: maquiagem dos olhos escura para a noite e clara para o dia. Fazer prova de make é sempre a melhor opção para escolher com antecedência. Os olhos podem se destacar com sombra compactada com um leve brilho para uma maquiagem na praia, por exemplo, desde que você se sinta bem e coerente com a proposta do seu casamento. O preto é recomendado para enlaces noturnos na igreja, em salões ou mesmo ao ar livre. O marrom e o rosa ou até o azul já potencializam a beleza nupcial a qualquer hora do dia.

  • 5. Exagerar no corretivo

A iluminação também pode mostrar o uso de corretivo para amenizar ou esconder as olheiras. Escolher o tom certo também é crucial para que não chame a atenção para essa área abaixo dos olhos. A dica é não optar por tons mais claros que a base do rosto. Corretivos coloridos também são alternativas que neutralizam olheiras escuras, avermelhadas ou amareladas, por exemplo. 

  • 6. Bronzer, blush e contorno nos lugares errados

Esses são produtos que não devem ser aplicados no rosto todo, e é bom pesquisar e conversar com o maquiador para ver os pontos corretos do seu rosto. O bronzer pode ser aplicado na testa, têmporas e nariz, bem como no pescoço. O blush vai nas maçãs do rosto para dar aquele ar saudável e alegre. Já o contorno depende do que a noiva quer destacar e disfarçar, geralmente a intenção é afinar alguma área, mas é preciso ver formato e desejo juntos.  

Hellen Câmara Fotografia
Hellen Câmara Fotografia

  • 7. Delineador exagerado

O delineado gatinho que é aquele que puxa o traço no canto externo dos olhos, rende aos cílios posteriores, é o mais querido entre as noivas e convidadas. Mas ele pode ser usado de uma maneira que o olhar fique mais marcante, é só deixar a parte mais grossa no canto externo de quem tem olhos próximos e o contrário, ou seja, engrossar o traço no canto interno daquelas com olhos afastados. 

  • 8. Pó em excesso

A zona T costuma ser ou ficar mais oleosa com o tempo, então é recomendado aplicar o pó compacto na testa e nariz, o que não evita passar suavemente no queixo também. Dar batidinhas no pincel para tirar o excesso do produto é uma dica de profissional.

  •  9. Cílios postiços com cola aparente

Outro erro comum é colocar os cílios postiços com a cola molhada. Isso faz com que a cola, se for branca, seque e fique aparente, o que dá um aspecto longe do natural e do adequado para a maquiagem de um casamento. Espere secar alguns segundos para aplicar ou escolha uma cola transparente.

Lya Rocher Fotografia
Lya Rocher Fotografia

  •  10. Batom em boca seca

Batons matte, opacos, sem brilho estão na moda e ficam lindos, mas se a boca estiver ressecada, com as famosas "pelinhas", não vão deixar o resultado esperado. Misturar um pouco de açúcar e mel, massagear nos lábios e deixar por dois minutos é uma das receitas caseiras que podem hidratar os lábios e prepará-los para o batom. Mas você pode investir na hidratação dos lábios com produtos específicos, para mantê-la sempre com um aspecto bem saudável.

  •  11. Não usar produtos à prova d´água

O casamento é um momento de emoção e as lágrimas de alegria fazem parte do grande dia. Para não manchar o rosto e estragar a maquiagem e o visual, opte por rímel à prova d’água e fique tranquila se a emoção rolar.

  •  12. Não averiguar a limpeza dos pincéis

Pincéis limpos, bem cuidados e guardados garantem o melhor resultado na maquiagem, e a pele do seu rosto agradecerá. Portanto, antes de começar a maquiagem, tenha certeza de que estão em perfeito estado, seja o material de uso pessoal ou materiais do próprio profissional. Lembre-se de que isso é também uma questão de saúde e higiene.

Alessandro Soligon Foto e Vídeo
Alessandro Soligon Foto e Vídeo

Todas as sugestões e recomendações podem ser conversadas com o maquiador escolhido para estar com você no dia do enlace. São dicas que servem para o dia a dia e para as demais convidadas do evento, mas a prioridade é que a protagonista possa evitar pequenos erros que com alguns ajustes e cuidados serão transformados em acertos, como quando disse “sim” ao seu par.