Rafa Nogueira Photography

O noivo de hoje também faz questão de um look autêntico e cheio de personalidade, e isso vai muito além de apenas preocupar-se com a cor ou a aparência do terno. Além de querer estar em harmonia com o modelo de vestido de noiva de sua amada, ele faz questão, também, de ser peça fundamental e destacada na cerimônia. Tanto para estar elegante nas fotos, quanto para estar em conexão com o estilo da decoração do casamento que escolheram.

Entre as peças masculinas, o colete é uma que, originalmente, era usada apenas para aquecer o corpo, antes mesmo de ser questão de estilo. Se você pensa em aderir à proposta, saiba que não existem motivos de protocolo que vão fazê-lo desistir, já que são versáteis e, dependendo de como montar o look, eles se encaixam em todos os tipos de cerimônias. Além disso, ele poder ser o elemento que diferencia o noivo dos demais convidados e padrinhos, e ainda pode dar um toque exótico quando optar por um boutonnière que lembre as flores do casamento. Se você está convencido em vestir um colete, veja algumas considerações que deve saber antes de escolher o seu.

Morada14

Comprimento

Certifique-se que ele está bem ajustado ao corpo, do contrário ficará desconfortável. Um colete muito longo não ficará bem com o terno. Por outro lado, um exemplar muito curto, além de deselegante, deixará o noivo incomodado quando estiver dançando as músicas da festa do casamento ou cada vez que tiver de levantar-se para puxar o colete. Opte pelo colete que chegue na altura da fivela do cinto, nem mais nem menos, elegante e perfeito.

Cris Santoro

Cores

Pode tanto optar por usar o colete da mesma cor que o terno, como também incluir um tom da paleta que esteja  na decoração de casamento rústico do seu dia e se ajuste com a cor do terno. Sabendo combinar as cores certas o resultado pode ser ótimo, dando ainda mais destaque ao colete. Ternos pretos combinam bem com coletes em várias tonalidades de cinza, e um terno azul pode ser combinado a um colete com o mesmo tom. 

O mais recomendado é que o colete tenha uma cor lisa, mas os noivos podem investir em texturas e grafismos nos tecidos, desde que essa escolha não polua o visual. Esses detalhes irão retratar a personalidade excêntrica do casal, especialmente se optarem por colocar um símbolo bordado, por exemplo, caso tenham investido em uma identidade visual para o enlace, igual ao símbolo que  terão incluído nos convites de casamento criativos.

Vander Zulu Fotografia

A gravata

Como dito antes, os coletes são muito versáteis e com as gravatas não existem muitas regras, é você quem decide que tipo, pode ser mais larga ou skinny. Outra possibilidade, quando quiser que um colete mais elaborado seja o grande protagonista do look, descarte o uso da gravata. Mas, também poderá ousar com uma gravata estampada e criar um look mais arrojado. Que tal mandar silkar as iniciais do casal usando as mesmas letras dos convites de casamento na gravata e destacar o uso do colete?

Nitidez Fotografia

Foi-se o tempo que os trajes de noivo limitavam-se apenas ao mesmo terno usado em todas as comemorações. O mercado nesse segmento cresce diariamente e muitas empresas especializadas em vestido de noiva oferecem looks para os protagonistas masculinos do casamento. Além de acessórios estilizados, como coletes personalizados, boutonnières ou abotoaduras, já encontramos até ateliers direcionados a sapatos de noivas inovando nos sapatos masculinos e criando opções estilizadas para deixar o look um arraso.