Quando começam os primeiros acordes da música para entrada de casamento os olhares dos convidados se voltam rapidamente para aquela que está esperando para entrar. Todos querem ver o vestido de noiva e saber qual foi o modelo escolhido, ela é a protagonista! Mas não se esqueçam do outro protagonista do dia: o noivo. Certamente ele não passou horas em busca do penteado para casamento ideal, mas levou dias para escolher o traje perfeito, aquele que combina tanto com sua personalidade quanto com o estilo da festa, e ele merece a mesma atenção. 

Enquanto os estilistas de diversas marcas se esforçam para apresentar modelos de vestidos de noiva cada vez mais ousados e cheios de originalidade, a moda masculina (especialmente para o noivo) caminha mais lentamente, mas também avança, e é possível encontrar trajes em cortes mais ousados e em muitas cores. O azul é uma delas, e tem uma paleta grande de tonalidades que podem ser usadas pelo noivo no momento do "sim".

Para cada ambiente, um tom

Se vocês optaram por casar-se em um ambiente mais descontraído, como o campo ou de frente para o mar, em uma praia, contando com móveis de madeira, decoração de casamento rústica e detalhes bem informais, não tenham dúvida: um traje azul claro é a escolha perfeita, harmonizando com o clima leve do espaço, especialmente se o enlace for durante o dia.

Se o "sim" será dado em um clima mais formal e com detalhes do décor mais sofisticados, como flores para casamento em tons sóbrios, em um ambiente fechado ou durante a noite, o mais recomendável é que se escolha um tom fechado de azul, que ficará elegante e terá muitas possibilidades para harmonizar os acessórios.

Combinando acessórios

A gravata – seja ela borboleta, tradicional, skinny ou italiana – é um acessório que nunca sairá de moda e, para os noivos que irão usar terno azul, ela pode ter a mesma tonalidade, sem problema algum, especialmente se a camisa que acompanha o look for branca. Os mais ousados podem arriscar uma gravata também azul mas de tonalidade distinta, com a cor um tom abaixo ou acima do azul do terno, ou com textura diferente no tecido.

Entre as cores de gravatas que combinam com azul estão: rosa seco (um tom pastel), o bordô (vinho), mostarda, marrom e o prateado (mas lembre-se: prateado fosco, e funciona melhor se a camisa e o colete também seguirem essa linha clara de cores). E essas mesmos tons valem para o lenço e para os pequenos arranjos do boutonnière.

Os sapatos

Os sapatos para noivas coloridos já são um sucesso, e para os noivos a cor perfeita de sapato para combinar com o seu traje azul é o marrom, especialmente se o conjunto é de um azul menos fechado. No caso de trajes bem escuros, como azul marinho, sapatos de tonalidades marrons caramelados, ou seja, mais claro, funcionam melhor; e para esses conjuntos escuros, os sapatos pretos também podem ser usados sem receio, deixando o noivo com um ar mais sofisticado.

O primeiro passo para a escolha da decoração de casamento é entender qual estilo realmente combina com os noivos, e essa mesma "regra" vale para a escolha do traje noivo: saber as tonalidades que realmente estão presentes em seu armário pessoal e que o deixarão à vontade quando entrar pelo corredor à caminho do altar, ao som das músicas para casamento que fazem parte da história do casal.