Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

As flores naturais e permanentes sempre apresentam cores vivas e marcantes, mas a diversidade é tão grande que as tonalidades claras também têm seu destaque. E isso ocorre principalmente na decoração do casamento clássico, praiano e shabby chic, porque deixam o ambiente suave. Esta mesma proposta de delicadeza e feminilidade está presente nos buquês de flores com tom pastel.

O nome dessa paleta de cores vem do giz de lousa que fica com um tom mais leve, lavado, pálido. Também remetem aos doces, sendo chamadas de candy colors (cores de doces), como marshmallows, balas e pirulitos. Confira ideias de combinações se está em dúvida ou já se decidiu pelo tom pastel para o seu ramo. Se este é o conceito que deseja seguir com o seu ramo, veja essas dicas.

Studio Cubo
Studio Cubo

Combinações de cores

Nem todas as cores têm o equivalente no tom pastel, mas muitas podem ser encontradas. O nude, da paleta do bege, por exemplo, substitui o buquê de noiva branco. As mais comuns são verde, amarelo, laranja, rosa, violeta e azul, com a variação do cinza azulado. Todas em tons clarinhos, bem suaves que conferem elegância e sofisticação

Essas cores combinam entre si, mas você pode escolher duas ou três como principais como, por exemplo, rosa, azul e amarelo; violeta, azul e rosa; rosa e nude com a folhagem verde para um delicado buquê de noiva rosa.

Iluminar Fotografia Profissional
Iluminar Fotografia Profissional

Flores e folhagens

A base verde do buquê está cada vez mais comum sendo composta por folhas de eucalipto e ramos de oliveira para um estilo assimétrico e desconstruído, preferido das noivas modernas. Já as românticas e mais tradicionais podem escolher um ramo redondo formado somente por rosas em tom pastel.

Outras flores que são encontradas nessas cores suaves são: peônia, limonium, crisântemo, cravo, lírio, copo-de-leite, antúrio, astromélia, lavanda, gérbera e hortênsia para buquês estilo cascata, vintage e hoop.

Uma planta muito usada na decoração de casamento rústico e que chega ao buquê de tom pastel é a suculenta. por ter vários formatos de flores e tons de verde claro. O cabo do buquê pode ser enfeitado com uma fita grossa de cetim ou veludo também em tom pastel ou branco. Pode-se colocar também uma medalha ou pendente com significado especial no laço.

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

O buquê e o vestido

Geralmente as noivas que gostam desse tipo de buquê em tons suaves preferem modelos clássicos e com um ar tradicional, como o vestido de noiva princesa, para harmonizar com a delicadeza da proposta. Vestidos em A, evasê e reto com saias esvoaçantes também combinam com o ramalhete em tom pastel, mas nada impede que um vestido de noiva sereia liso ou com renda possa ser complementado com um lindo buquê de flores delicadas.

Mari Alves Fotografia
Mari Alves Fotografia

O buquê e a decoração

Os tons pastéis dão uma sensação de frescor em ambientes quentes, sendo pertinentes em casamentos que acontecerão no verão ou na primavera, de preferência de dia. Ornam também com madeira clara e objetos brancos.

Se quiser que o seu buquê tenha a mesma tonalidade dos arranjos das mesas da recepção, é só escolher flores diferentes. Ou uma decoração com tons mais vivos para o buquê claro se destacar.

Soul Side Photo
Soul Side Photo

As cores mais opacas, secas e claras devem sempre seguir o estilo e o gosto da noiva, para que possam potencializar a beleza do look em harmonia com a protonista. E ainda que esses tons sejam considerados femininos, sabemos que cores não têm gênero, e não são exclusivos para as mulheres, e os noivos podem até usá-las no seu boutonnière. Escolher esses tons mostra que o casal é romântico e está de olho nas tendências para suavizar o clima do dia C. O tom pastel se torna cada vez mais atemporal, sendo visto até nos looks dos convidados, nos vestidos de festa das madrinhas e trajes dos amigos. No buquê, são os tons que fazem a diferença e resultam em fotos lindas.