Se você buscava um buquê de flores imponente e cheio de charme para combinar com o seu vestido de noiva, talvez o cascata possa se encaixar perfeitamente. Como o próprio nome já diz, ele cai, suas flroes e folhas caem como uma cascata sobre o vestido, e normalmente é escolhido por noivas mais altas, mas nada impede que mulheres de todas as estaturas optem por esse modelo.

Este ramo marca sua presença sempre que levado ao altar, mas é preciso cuidado ao escolhê-lo, já que nem sempre ele se mostra tão versátil quanto outros tipos. E você que já sabe que precisará combinar todos os elementos, do sapato de noiva ao véu, vai querer saber todas as dicas antes de se decidir por este estilo para o buquê. Anote tudo e veja se é ele quem te acompanhará na sua caminhada até o "sim".

Identificando o ramo

O buquê cascata, ou cacho de uva como também é conhecido, teve seu auge na década de 90, mas até hoje ele é a escolha segura para mulheres clássicas e cheias de estilo. E para quem ainda possui dúvidas se algum ramo se encaixa ou não nessa proposta, são considerados cascata aqueles que têm cerca de 45 cm, com uma leve cauda mais comprida do que outros tipos, e são bastante elaborados.

A tendência atual

Ainda que este tipo de buquê tenha tido seu auge em algumas décadas passadas, hoje ele ainda se mostra muito presente em casamentos formais, combinando com vestidos de noiva princesa, e festas cheias de glamour. Mas, diferente do que era visto em 90, hoje muitas mulheres preferem optar por buquês de noiva branco ou em cores claras, como o amarelo pastel ou rosa e muitas folhagens misturadas, dando um ar mais leve e natural a este ramo que já é bastante trabalhado. E, como a proposta é para casamentos mais formais, as flores mais buscadas para quem quer fazer o buquê cascata são as rosas brancas, mas nada te impedirá de trocá-las por outras flores igualmente clássicas.

Luiz Mazinho Photo

O certo para você

O seu buquê não deve combinar apenas com o estilo de decoração para festa de casamento, é preciso também ter o cuidado em saber se ele se adequa a você e ao seu modelo de vestido de noiva. Já que se trata de um ramo com tamanho mais alongado, às vezes bastante comprido, os especialistas o aconselham mais para as noivas mais altas, já que pode encurtar a figura em muitos casos. Para as noivas com estatura mais baixa, é preciso ter cuidado para que sejam mais volumosos, o que dá a impressão de menos comprimento.

Além disso, lembrem-se que este buquê é bastante trabalhado e marcante, por isso a melhor combinação é com um vestido mas simples, com silhueta reta e menos detalhes, que preze pela elegância. A regra é sempre essa: nunca sobrecarregue o visual e saiba balancear os elementos. Se quer levar este ramo, fuja de babados, bordados muito pesados e o brilho em excesso no seu vestido. Desse modo poderá investir em flores mais exóticas, e até cores mais chamativas, como um belo buquê cascata tropical e bem moderno.

Muito mais do que combinar com a sua decoração de casamento, o seu buquê deve combinar com você e ser o reflexo da sua personalidade. Claro que existem regras para um visual impecável, como as dicas que separamos aqui, mas o mais importante é o que vai dizer o seu coração. Se ele bateu mais forte ao vê-lo, da mesma forma como aconteceu com o vestido ou com a inspiração do penteado para casamento, talvez seja ele “o tal”, então é só saber como integrá-lo ao look, seguindo as regras que separamos para você.