Thiago Ribeiro Fotografia
Thiago Ribeiro Fotografia

Casamentos “pé na areia” são um charme e não há quem discorde. Da mesma forma, também parece haver um consenso de que o sal, o sol e a maresia pouco têm a ver com sapatos para noivas fechados. A informalidade da união realizada na praia é perfeita para se lançar mão (no caso, pés) das barefoots sandals (“sandálias descalças”, em tradução livre para o português, e conhecidas como "sandálias joia") na caminhada ao altar. Contrariando o que seu nome sugere, elas estão bem distantes de serem um tipo de calçado, e podem seguir o mesmo estilo da cerimônia e da decoração de casamento

Na verdade, são um adereço que abraça o tornozelo, avança sobre o peito do pé e se prende ao segundo ou terceiro dedo. Um acessório de efeito tão interessante que, embora mais utilizada nas celebrações à beira do mar, também já dão as caras em casamentos em ambientes internos, sendo utilizadas conjuntamente com os saltos ou sapatilhas femininos. Existem diversos tipos e cores e não só a noiva pode usar. Damas de honra e madrinhas podem também investir no acessório. Veremos nesse artigo algumas opções. 

Bruno Ferreira Fotografia
Bruno Ferreira Fotografia

Minimalistas 

Cordão e algumas poucas pedras, miçangas ou pérolas formam um adorável adorno, que rouba a cena pela delicadeza e sutileza. Ele é um daqueles detalhes pequenos pelos quais é impossível passar despercebido. Este barefoot acaba sendo uma peça coringa que conversa bem com qualquer tipo de traje, seja ele um vestido de noiva simples ou mais detalhado. 

Felipe Sales
Felipe Sales

Com brilho 

Cristais e strass agregam exuberância ao adereço. Quanto maior a quantidade de cristais, maior o brilho e o visual luxuoso nos pés da noiva. Eles podem ficar dispostos em fila até o dedão ou formando um grande triângulo, entre outras opções de desenho. Pedras preciosas também podem ser empregadas, dando status de joia ao item. Procure escolher as de cor e efeito afins com o restante do look. 

Click Dois
Click Dois

Com pingentes 

Os pingentes dão charmes aos colares, pulseiras e aos barefoots. É possível utilizar os mesmos nos três acessórios, inclusive. Nos pés, eles irão encher de beleza e movimento os passos da noiva. Os de temática praiana, como estrelas do mar, conchas e animais marinhos, podem ser uma escolha especialmente fofa, dado o cenário das uniões realizadas sobre a areia.

Janaina Carvalho Fotografia
Janaina Carvalho Fotografia

Desenhos florais

Parte bastante significativa dos modelos de vestidos de noiva utilizam de bordados em desenhos florais. Por que não, então, usar esse mote também na peça? Formatos de flores, pequenos ramos floridos, com botões e folhas delicadas darão um ótimo enfeite. 

Renda-se

Aproveitando outra ideia presente na roupa, podemos trazer a renda também para vestir os pés. O desenho, transparência e delicadeza do tecido que é sinônimo de romantismo e sensualidade são mais do que bem-vindos também nesta parte do corpo. 

Pamela Kieper Fotografia
Pamela Kieper Fotografia

Materiais rústicos 

Combinando com um cenário praiano ou no campo, onde apareça uma decoração de casamento rústica, as barefoot sandals feitas de algodão cru, palha e couro (ecológico ou não) agregam uma pegada (pisada, no caso) mais hippie e boho ao visual.

As texturas destes materiais são capazes de gerar interessantes trançados e padrões de uma maneira menos pomposa e despretensiosa do que com o emprego de outros mais conservadores e óbvios.

Dani Garbiatti Fotografia
Dani Garbiatti Fotografia

Tecidos e fitas

Um tecido leve com uma bonita amarração pode ser a ornamentação suficiente para os seus pés. Tente escolher um daqueles já presentes no seu traje. Os tecidos translúcidos são mais finos e mais confortáveis de se calçar, além de produzirem um efeito mais delicado. As fitas produzem belos efeitos em laços e, por isso, devem ser consideradas ao menos como opção de fecho no tornozelo.    

July & Ruy Fotografia
July & Ruy Fotografia

Pérolas 

Sim, é possível fazer aplicações de pérolas também nesta peça que irá adornar os pés. Pode-se incluíl-las tanto no tornozelo quanto na estrutura que irá ornar o peito dos pés, e podem ser aplicadas nos mais variados formatos. Clássicas, elas darão um toque chic ao seu look, sem perder esse ar leve que uma barefoot tem.

Dhiego Silveira Fotografia
Dhiego Silveira Fotografia

As barefoots sandals são uma tendência que deve aparecer cada vez mais nas uniões à medida que cresce o número de casamentos que têm os espaços abertos e naturais como cenário. São uma alternativa de substituição dos sapatos fechados e, ao mesmo tempo, uma forma de dar mais charme para os pés. E com tantas opções disponíveis para combinar com todos os tipos de vestidos de noiva, não será difícil incluí-las no look do grande dia.