Somos Um Fotografia
Somos Um Fotografia

Item fundamental na decoração de casamento, o altar sob o qual o casal trocará as alianças pode ter protagonismo ainda maior do que se imagina. Se o tradicional arco já funciona como um bom pano de fundo após a caminhada embalada pelas músicas para casamento, imagine o potencial impacto que uma estrutura estilosa pode oferecer à cerimônia. Um prato feito para as postagens nas redes sociais e para o álbum de fotos.

Seja nas uniões realizadas em cerimônias ao ar livre ou em ambientes fechados, cresce o número de corações apaixonados interessados em trocar juras de amor emoldurados por soluções criativas. Portas e estruturas de aço, madeira e tronco fixadas ao chão ou suspensas, devidamente enfeitados com novos materiais e formatos, passaram a ter vez na cerimônia. Uma grata surpresa para quem assiste, um deleite para os fotógrafos. Elaboramos aqui uma lista com todas as possibilidades que estão em alta no Brasil e no mundo.

Lucas Cardozo Fotografia
Lucas Cardozo Fotografia

Portais geométricos

Estruturas quadradas, hexagonais e triangulares têm sido cada vez mais utilizadas por pombinhos ao redor do planeta. Em aço ou madeira, aparecem como base para detalhes com flores, palha, folhas, tecido e macramê. A ideia garante um ar moderno e descolado que se contrapõe lindamente às demais texturas da celebração. Considere também formas em 3D, como cubos e pirâmides.

Deko Lune Retratos
Deko Lune Retratos

Arco tipo guirlanda

Se você prefere uma abordagem mais tradicional para o altar, saiba que mesmo o arco pode ser incrementado. Imagine ele tipo uma grande guirlanda, com aquilo que o irá enfeitar fazendoum maravilhoso desenho cíclico, como folhas sobrepostas numa mesma direção até completar o círculo. Tendo em vista as promessas de amor resistente ao tempo nas frases curtas de amor ditas sob ele, esta solução adquire novo simbolismo. É a proposta da parceria eterna em sua apresentação visual.     

Ateliê de Sonhos Decoração de Eventos
Ateliê de Sonhos Decoração de Eventos

Feito com troncos

Para um efeito rústico, experimente usar troncos na estruturação. Se adequa muito bem a casamentos realizados em fazendas, com uma pegada boho chic. O clima campestre combina muitíssimo bem com luzes, detalhes floridos, tecido voal e, logicamente, o macramê. Se quiser implementar ainda mais essa atmosfera bucólica, os trocos também podem estar presentes no caminho até o altar. Mesmo um vestido de noiva simples se beneficiará da estética.     

Wellys Noberto
Wellys Noberto

Portas

São diversos os tipos de portas que podem ser usadas para a decoração. De madeira de demolição, com desenhos em mosaico, em aço vazado... A escolha vai depender da estética pretendida. As portas fechadas podem funcionar bem para as fotos, mas também considere colocadas abertas, novamente pelo simbolismo da nova vida pretendida junto com o seu par. Afinal, este será o marco de um novo trajeto a ser percorrido a dois.   

Wedding Jeri Assessoria
Wedding Jeri Assessoria

Decoração suspensa

Essa é uma ideia interessante mais palatável para cerimônias indoor, ou seja, em ambientes fechados. Consiste em manter uma estrutura horizontal suspensa por cabos de aço ou corda, devidamente iluminada por lâmpadas ou velas para delimitar espacialmente o local onde serão feitos os votos. Confere leveza e sofisticação ao momento. Pode ser combinada com uma decoração no chão com elementos usados também no alto.

Amora Photo e Film
Amora Photo e Film

Iluminação e nada mais

Numa proposta minimalista, que tal um altar delimitado apenas por pontos iluminados? Trata-se de uma decoração de casamento simples e barata que funciona muito bem. Até porque beleza não depende de opulência e, em muitas das vezes, menos é mais na ornamentação dos espaços.

Luiza Padilha - Assessoria & Eventos
Luiza Padilha - Assessoria & Eventos

Todas essas referências para celebrar a união, civil ou religiosa, comprovam que mesmo os casais mais conservadores são capazes de inovar e surpreender aqueles que receberam os convites de casamento. Com um pouco de criatividade e a pesquisa em dia, é possível chegar a soluções em que conceitos como simplicidade e requinte não têm sentidos opostos. Bem capaz de que muitas das pessoas presentes ainda queiram usar o altar montado como cenário para posar com os seus ternos, smokings e vestidos de festa.