Mesmo que vocês sejam as pessoas mais calmas do mundo, quando o grande dia vai se aproximando, é inevitável: os nervos vão ficando à flor da pele e a tensão só aumenta. São muitas decisões, a escolha das combinações da decoração de casamento, a busca pelos tipos originais das lembrancinhas de casamento e a procura interminável pelo visual ideal para o dia, o vestido de noiva, o traje d do noivo, os sapatos e penteado... A lista é enorme, como bem sabem!

E quando o dia vai se acercando, é preciso buscar maneiras de aliviar a tensão para chegar ao momento so "sim" com o melhor visual, e da forma mais saudável. Além de procedimento externos e massagens, é possível alcançar essa plenitude também com os alimentos que ingerimos. Vejam o que devem priorizar e o que podem evitar.

Peixes

Os ácidos graxos dos peixes aumentam os níveis de serotonina do cérebro, fazendo com que vocês se sintam melhor para encarar as dificuldade que podem sugir nessa trajetória, com mais positividade, sempre olhando as possibilidades e não apenas os problemas de cada situação. Eles também favorecem a produção de neurotransmissores importantes para a memória e o controle de distúrbios emocionais. Apostem em pratos que incluam esse tipo de proteína nas fases mais estressantes até o altar.

Folhas variadas

Vegetais de folhas verdes são ricos em magnésio, que relaxa os músculos, são aliados na hora de encarar os estresses que podem surgir nesses momentos que antecedem o dia C. Se, além de uma massagem, sentem que precisam de relaxantes musculares naturais, apostem nas saladas de folhas variadas para acompanhar as refeições. Além disso, elas auxiliam na digestão, isso também interfere no bom funcionamento do organismo e, consequentemente, em certas irritações.

Chá claros

Diferente do que muitos podem pensar, nem todos os chás são apaziguadores e alguns podem até criar o efeito reverso do relaxamento. Se já estão com o nível de tensão alta por não encontrar o modelo de vestido de noiva que sempre sonhou ou o tipo de sapato de noivo que te deixe confortável, o melhor é fugir dos chás mais escuros ou o chá verde.

Eles possuem um alto nível de teína e que é inimigo da calmaria. Prefiram as ervas que são relaxantes, como a camomila, flor que é conhecida por acalmar e melhorar a digestão, que sempre fica prejudicada quando estamos tensos. Se não gostam de camomila, prefiram os chás de melissa, hortelã ou cidreira. Podem também experimentar os fitoterápicos indicados por um médico.

Frutas vermelhas

Caprichem no consumo de frutas vermelhas, elas ajudam a repor os antioxidantes que são perdidos em situações de estresse. Além disso, elas facilitam a digestão. E, se por um lado, o açúcar pode se tornar um inimigo nestes momentos em que devem tomar decisões tão importantes como a decoração para festa de casamento, por exemplo, é possível sim trazer doçura saudável à vida, e as frutas vermelhas podem trazer essa alegria.

Linhaça e azeite

Os componentes da linhaça diminuem a tensão nervosa e são ideais para pessoas nervosas e impacientes. Contribui no tratamento do estresse. O alimento proporciona uma sensação de calma e também energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam os neurotransmissores, melhorando as funções mentais. Já o azeite é fonte de ácidos graxos monoinsaturados (gordura boa), ele sacia, desinflama as células e reforça as defesas do nosso organismo. Usem e abusem!

O que evitar

Se a o estresse já tomou conta, e só de ouvir falar sobre os modelos de lembrancinha de casamento ou um probleminha com os tipos de flores para casamento fora de época que já sentem os ombros tensionarem, é porque o nervosismo já bateu na porta e entrou. Por isso é a hora de cortar certos alimentos que podem ajudar a manter essa situação. Veja se no seu consumo diário estão alguns desses alimentos, que podem estimular seus nervos e que vocês devem evitar nestes dias delicados.

  • Café: a cafeína estimula o sistema nervoso central e em excesso piora os sintomas de agitação, irritação e ansiedade.
  • Bebidas escuras: além do café, as bebidas como os chás preto e verde, o mate e o refrigerante também aguçam nosso sistema nervoso.
  • Alimentos gordurosos: evitem os alimentos ricos em gorduras, como as carnes gordas, leites e derivados, salgadinhos e frituras. Além claro, do açúcar e farinha branca.

Mesmo achando que estão calmos, pequenas ações e atitudes podem revelar uma pequena falta de paciência e vocês precisam estar impecáveis no casamento, não só externamente como também, e principalmente, internamente, com o emocional equilibrado.

Não só antes da música para casamento começar a tocar, mas por toda a vida, é importante parar e analisar como estão os nervos e como eles afetam a saúde. Uma alimentação equilibrada e com nutrientes cujos efeitos vocês conhecem pode transformar qualquer estresse, seja na escolha do penteado para casamento ideal ou decisões que irão influenciar a sua rotina como marido e mulher. Curtam a vida a dois em todos os momentos, da forma mais saudável que puderem!