A cada ano as passarelas de moda nupcial de Paris, Barcelona, Milão e Nova York apresentam temporadas vestidos de noiva cheias de novidades, mas existem estilos que podem ser considerados atemporais, que sempre serão uma aposta de sucesso, e isso vale para os tecidos transparentes e para o efeito tattoo lace, que, como o próprio nome indica, imita uma tatuagem na pele, por meio de tecidos colados no corpo, bem trabalhados com rendas e apliques.

Rendas incrivelmente trabalhadas, tules, crepes e a grande diversidade de texturas foram um marco entre todas as últimas coleções. Cortes arrojados e opções românticas para inspirar o look dos sonhos, acompanhando com perfeição a decoração do casamento e o seu gosto pessoal. Os mais renomados estilistas criaram coleções para atender aos distintos estilos de cada mulher, mas sempre mesclando o uso desse toque sensual que só a transparência pode conferir. Seja nos corpetes, nas saias volumosas, caudas, capas ou num pequeno detalhe, os tecidos vaporosos dominaram as coleções e a maioria dos modelos de vestidos de noiva. Por isso, veja as dicas para achar o vestido ideal, que ressalte a sua personalidade.

Clássicos

Se a ideia é manter uma atmosfera tradicional e optar por um look clássico, o queridinho vestido de noiva princesa veio com muito volume na saia de tule e com uma sutil transparência. A novidade é o plissado e as camadas de volumes criadas com mais detalhes, presentes nas coleções de Rosa Clará, Aire Barcelona, Cosmobella e Demetrios. Os corpetes bem ajustados ao corpo em renda, com bordados de pedraria ou flores em 3D, como nos modelos da Pronovias, Jolies ou Eglantine Créations, trouxeram um toque delicado e com detalhes transparentes.

Românticos

Para a mulher romântica que busca um look singelo com uma discreta transparência encontramos tecidos com relevos delicados pintados ou com bordados suaves ideais para cortes império ou evasê. Opções perfeitas para harmonizar com uma decoração de casamento rústico  durante o dia, destacando a simplicidade e trazendo leveza e graciosidade ao look. Os modelos apresentados Rosa Clará, Aire Barcelona e Demetrios provaram que se pode aderir a um vestido de noiva simples  e manter uma incrível elegância, no campo ou na praia, usando o tecido apropriado.

Ousados

Para as mulheres que não abrem mão de um look mais sensual, como os vestidos de noiva sereia ou os retos até a barra, que marcam bem a silhueta, há alternativas deslumbrantes com fusões de texturas, tecidos transparentes e generosos decotes. Mangas compridas transparentes com sobreposição de apliques suaves, estiveram presentes em várias coleções, trazendo um ar recatado aos looks mais provocantes. Saias com provocantes fendas foi outra aposta dos looks justos e sensuais.

A transparência tomou conta das passarelas, como é possível notar em coleções inteiras, como é o caso da "rainha da sensualidade", a marca Berta Bridal. Com looks que se destacam pelo sexy appeal trabalhado com elegância, onde aparecem tecidos com brilho e cortes dos mais variados, as noivas podem não têm, inclusive, a necessidade de investir em um modelo de penteado de casamento sofisticado ou com muitos acessórios para complementar, a exuberância das criações já são suficientes.

Em diversas versões os vestidos de noiva curtos também tiveram um bom espaço nos desfiles internacionais, provando que há muitas mulheres que procuram esse estilo. Saias volumosas transparentes e rodadas, também ganharam apliques em cristais, flores e rendas nos corpetes proporcionando mais personalidade aos curtos.

As transparências usadas com elegância e moderação são uma tendência que não saem de moda, e isso vale para o universo nupcial. Se conseguiu se inspirar com essa galeria completa, só precisa escolher um sapato de noiva que acrescente mais charme ao modelo e te faça brilhar a caminho do altar. E, como a aposta em todas as coleções evidenciam o efeito tattoo lace com romantismo, invista também em um buquê de flores com essa característica, para complementar o seu visual com muita personalidade.