Dificilmente vocês vão encontrar um enlace na história onde algo inesperado não tenha surgido. Seja a responsável pelos arranjos das flores do casamento sumir bem no dia ou padrinhos que se atrasam mais do que a grande protagonista, sempre haverá algo que pode atrapalhar a dinâmica. Tanto numa grande ou pequena celebração, o vestido de noiva poderá sofrer um problema ou a luz poderá acabar, o que fará com que o casal entre em pânico. Mas não se preocupem, alguns organizadores de eventos compartilham conosco as experiências que ocorrem com alguns contratempos comuns, e que sua equipe deve solucionar o tempo todo. Assim, se o topo do bolo do casamento for danificado você saberá que seu cerimonialista conseguirá resolver ou já estarão preparados.

1. Problemas com os looks

São vários inconvenientes que estão sujeitos a acontecer, o zíper da roupa da daminha emperrar, cair um botão do paletó do noivo, a renda de um babado do vestido de noiva princesa poderá descosturar ou até uma das madrinhas arrebentar a alça do vestido.

Solução

Obviamente seria bom ter uma costureira disponível para esses pequenos consertos, e ajudá-la com a vestir seu look e complementos, mas se não for possível, deixe disponível uma caixa com utensílios de costura que possam ser essenciais e que a equipe do cerimonial poderá utilizar. Talvez até um ferro vapor possa ser útil. Para aqueles que não têm orçamento para uma costureira no local, saiba quem da família é hábil na costura para uma eventualidade ou possa amarrar uma gravata borboleta. 

2. Dificuldades com o transporte

Se contratarem uma van, uma limusine ou um ônibus para levar alguns convidados da igreja a festa, e o motorista errar o endereço pode ser um grande desconforto a todos. Principalmente em locais afastados que muitas vezes não têm sinal de celular.

Solução

Quando contratar o serviço, coloque o endereço do local no contrato, certifique-se que o motorista conhece a região que será a cerimônia ou usa um aplicativo com informações e detalhes sobre rotas.  A última coisa que o casal deseja é que as madrinhas fiquem perdidas numa estrada de terra com seus vestidos longos de festa. Outra forma de impedir que os convidados fiquem perdidos é colocar uma pessoa que saiba o caminho para acompanhar os amigos e evitar transtornos com o trajeto. Tudo isso deverá ser conversado com o cerimonial, e o seu próprio staff estará atento a esses possíveis imprevistos.

3. Problema com fornecedores

Caso a distribuidora de bebidas entregue apenas a metade do pedido, o cantor que iria cantar as músicas românticas do casamento cancele o show por estar rouco no dia ou o confeiteiro do bolo decorado do casamento enganar-se com a data da entrega, será um tormento para o casal que entrará em pânico.

Solução

Sabemos que a cerimônia envolve muitos profissionais e provedores, portanto devem preferir um serviço com boas referências para não terem uma tremenda decepção. Mas, incidentes acontecem e, por isso, a necessidade de ter um plano B para reverter o problema é fundamental para esse dia, e por isso a figura do wedding planner é tão imporante. Esse profissional irá ajudá-los a procurar por uma adega que trabalhe com encomendas de última hora e durante a noite toda, e com certeza, já terão alguns contatos "na manga" caso a bebida acabe antes da hora.

Se o cantor não aparecer vocês deverão ter a playlist com várias músicas da festa do casamento que são especiais para o casal salvas em algum dispositivo que se adapte ao equipamento de som. E assim como com a adega, tenham o contato de alguma doceria e rotisserie que possa solucionar qualquer problema que tenham com a alimentação ou os doces.

4. O clima mudou

Embora tenham escolhido uma data durante o período de seca, sabemos que frentes frias imprevistas podem chegar e trazer uma modificação do clima inesperadamente. É uma situação que não espanta com tantas mudanças que têm ocorrido ultimamente. Mas, muitas vezes, pode chegar uma frente de ar “polar” derrubando a temperatura ou entrar uma tempestade torrencial.

Solução

Se optaram por uma linda decoração de casamento rústica ao ar livre, sempre devem ter uma área coberta para acomodar os convidados. Nesse caso não é apenas uma tenda que irá resolver, o espaço precisa ter um local coberto e abrigado para deixar todos os convidados seguros e aquecidos. Caso a cerimônia seja numa região montanhosa, não deixem de conversar com o wedding planner sobre aquecedores e mantas de “stand by”.

5. Celebrante mal informado

O celebrante conduz toda a dinâmica e o ritual da cerimônia, do início ao fim, porém se ele não estiver a par nem dos seus nomes reais o evento pode virar uma piada. Caso se confunda com o tipo de ritual que desejavam ou coloque uma bênção realizada por outra seita ou religião que não seja a que o casal segue, também pode gerar um desgosto em cima do altar.

Solução

São muitos casais que contratam um celebrante, eles têm a função de abençoar, ler uma passagem específica ou realizar uma consagração especial estabelecida pelos noivos, como o ritual das velas, das areias, da lavagem dos pés ou outro. Tem o poder de efetivar a cerimônia adotada pelos noivos, seja ela religiosa, ecumênica, agnóstica ou oficializar a cerimônia civil. Para que não ocorra nenhum engano os noivos devem marcar pelo menos duas reuniões para planejar e ensaiar todos os detalhes e ter certeza que o profissional domine a função.

Tão importante quanto planejar é dar atenção a cada pequeno detalhe. Muitas vezes por distração o texto do convite do casamento poderá sair errado após já terem sido todos impressos, apenas por falta de cuidado e checagem. Com certeza não vão gostar se o buffet trocar o menu do cardápio ou se a florista fizer um buquê de flores com a espécie ou cor errada, então estejam atentos e contem com a ajuda de um profissional competente. Aqui em Casamentos.com.br vocês encontrarão todos os que precisam!