Quando estão vivendo uma grande paixão e percebem que querem passar a vida juntos, é uma explosão de felicidade para o casal, e muitos entendem que esse é o momento para deixar esse amor chegar ao altar. Porém, para muitas pessoas, especialmente para muitas mulheres, o pedido para se casar é algo mágico e, junto com o sonho de usar um maravilhoso vestido de noiva, carregam o desejo de ouvir uma proposta romântica do amor de sua vida. Mas nem sempre acontece assim.

Muitas vezes o anseio toma conta da cena e, o que era para ser poético, pode se transformar em uma tragicomédia. Se você se encaixa no perfil de quem oferece um buquê de flores de vez em quando ou prefere uma música romântica de casamento como fundo para um simples beijo, precisa programar o ato com muito carinho, para poder emocionar a pessoa que você tanto ama e ouvir o melhor "sim" da sua vida.

1. Quando não estão na mesma sintonia

Você tem certeza de que encontrou a mulher de sua vida ou o homem de sua vida, já que o pedido pode vir por parte de um ou de outro. Mas, por estarem juntos a pouquíssimo tempo, será que ambos estão na mesma sintonia para subir ao altar? Os dois realmente desejam as mesmas coisas nessa fase da vida? Por mais que saibam que o relacionamento é incrível, casar-se vai muito além da decoração da festa do casamento, é uma decisão que requer que os dois estejam em total harmonia para dar esse passo. Se você não sente que a resposta vai ser um “SIM”, deixe os sentimentos amadurecerem para não ter uma desilusão que pode até esfriar o relacionamento.

2. No momento impróprio

Não deixe que o nervosismo domine e te "obrigue" a dizer as palavras mágicas antes de um momento especial. Lembrem-se que terão que repetir a história do pedido muitas vezes, e querem ter certeza que foi um acontecimento emocionante. E se ela perguntar o que tem no bolso da calça na fila do mercado? Invente qualquer desculpa para evitar que tenha que fazer a proposta ali mesmo. E se beberam muito espumante no jantar à luz de velas, e você decide fazer a proposta assim mesmo? Melhor esperar e fazer na manhã seguinte, durante o café da manhã ou num almoço, principalmente para poderem conversar sobre a data ou sobre os convites de casamento diferentes que desejam encomendar, com mais clareza.

3. Cadê as alianças?

Uma declaração de amor acompanhada por uma proposta para passarem a vida juntos sempre será incrível, mas sem aliança? Se está com dificuldade para comprar um modelo que surpreenda a(o) amada(o), consiga uma aliança, mesmo que seja mais econômica, e não deixe desmoronar o sonho de um pedido clássico. Será um erro querer falar sobre a decoração da igreja do casamento tendo feito a proposta sem que uma aliança sele o compromisso. Para muitas mulheres esse pequeno detalhe faz toda a diferença.  

4. Na frente do público errado

Embora você possa ser tão apaixonado que quer gritar sua proposta para que o mundo inteiro ouça, é mais provável que ela prefira mil vezes apenas um jantar íntimo e romântico para começar a desenhar o dia, do look ao bolo decorado do casamento. Invadir a reunião de trabalho para fazer o pedido na frente dos colegas está totalmente descartado. Em uma pesquisa sobre esse tema, a maioria das mulheres considerou que "propor em público" e "propor na frente de amigos ou familiares" pode se tornar o maior erro no relacionamento.

5. Espalhar o plano para as pessoas erradas

Ficar expondo seus planos para muitas pessoas, contar a amigos ou familiares sobre sua intenção de propor é outro grande erro. Caso muitas pessoas souberem sobre os planos de sua proposta, é mais do que possível que a noiva fique sabendo antes da hora. Ela não ficará nada satisfeita se mais tarde descobrir que muitos de seus amigos sabiam sobre o noivado e ela não teve a chance de surpreendê-los e espalhar a novidade.

A espontaneidade é tudo nessa hora, mas também devem estar tranquilos e seguros para achar aquele instante para surpreender e impactar. Se resolver fazer em um local especial, dê a chance de sua amada estar pelo menos com um vestido de festa à altura do pedido, por exemplo. Mas, se estiver planejando cozinhar um prato delicioso para impactar o outro com um jantar feito por você, escolha uma receita que domine. Assim, quando estiverem juntos partindo o bolo do casamento terá certeza que tudo foi perfeito: do pedido ao dia mágico.